segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cracel Viana: GERÊS - MARAVILHA NATURAL!

Quando, no início de 2010, soubemos do concurso «7 Maravilhas Naturais de Portugal», decidimos participar porque existem no nosso concelho verdadeiras maravilhas da Natureza, como os rios, ribeiros, matas e serras de fascinante beleza e porque não poderíamos perder esta oportunidade, a nível nacional e até internacional, de divulgar a nossa terra e de mostrar quem somos.
Após a primeira selecção, feita por um júri de especialistas a nível nacional, passaram à fase seguinte 77 maravilhas naturais das mais de 350 concorrentes. A nossa candidatura lá estava entre as 77 pré-finalistas, o que mais nos motivou. Algum tempo depois, o júri nacional seleccionou as 21 finalistas, 3 por cada categoria. A nossa candidatura, que era o Parque Nacional da Peneda-Gerês, continuava entre os 3 finalistas na categoria de Zonas Protegidas. Estávamos cada vez mais perto da vitória e tudo deveríamos fazer para a conseguir.
A partir do mês de Maio, pusemos em curso uma estratégia de divulgação da nossa candidatura às 7 maravilhas naturais de Portugal de modo a conseguirmos o maior número possível de votos do povo português e, sobretudo, dos naturais, residentes, amigos e admiradores das terras do Gerês e do concelho de Terras de Bouro.

Para isso, conseguimos que a nossa querida atleta campeã olímpica Rosa Mota fosse a madrinha da nossa candidatura, porque era importante a presença e o rosto de uma figura nacional de relevo. Conseguimos, também, que a RTP realizasse em Terras de Bouro, mais precisamente na Marina de"Rio Caldo, o programa «Verão Total» que, durante 6 horas, divulgou o nosso concelho e as nossas belezas naturais, apelando ao voto na candidatura do PNPG. Realizámos também uma prova de ciclismo entre a Póvoa de Varzim e Terras de Bouro, passando por Barcelos, Vila Verde, Amares e a Vila do Gerês. Todos os ciclistas, mais de 300, envergavam uma camisola com a seguinte mensagem: «Gerês - maravilha natural». Ao longo do percurso da prova foram distribuídos panfletos de apelo ao voto no Gerês. Colocámos painéis de publicidade e divulgação da nossa candidatura e de apelo ao voto em vários locais do concelho. Distribuímos panfletos, com a fotografia da "nossa madrinha" e imagens de Terras de Bouro, em várias festas e romarias do concelho e do distrito. Divulgámos a nossa candidatura na imprensa local e regional. Contámos, ainda, com a colaboração de alguns terrabourenses que, via Internet, divulgaram e apelaram ao voto no PNPG. Só com a união de vontades e de esforços de todos foi possível a vitória final.
De facto, na noite do dia 11 de Setembro, na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, a comitiva de Terras de Bouro, responsável pela candidatura do Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode festejar, com orgulho e honra, a eleição das terras do Gerês como uma das sete maravilhas naturais de Portugal. O povo português, que vive na pátria ou espalhado por todo o mundo (a nossa vitória deve-se também à forte participação dos nossos emigrantes), votou e elegeu o PNPG para maravilha natural de Portugal.
A nossa vitória é, antes de tudo, um orgulho para todos os terrabourenses e para todos os habitantes do Parque Nacional dos restantes 4 concelhos que o integram: Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço e Montalegre. Esta vitória é, também, uma homenagem aos cerca de 10.000 habitantes do Parque Nacional que têm sabido preservar esta dádiva da natureza e resistir às adversidades de vária ordem (que aqui e agora não importa desenvolver, mas que não esqueceremos e sempre lutaremos para que as populações não sejam prejudicadas ou marginalizadas). Esta vitória é, ainda, um apelo à responsabilidade das instituições locais (autarquias, direcção do PNPG, associações, etc.) e, sobretudo, nacionais (Ministério do Ambiente e ICNB) para que façam desta «Maravilha Natural de Portugal» um espaço harmonioso entre o Homem e a Natureza.
Esta vitória deverá ser uma alavanca para o turismo no nosso concelho. Temos, agora, de saber aproveitar esta oportunidade.
Termino com os agradecimentos à "nossa madrinha", a Rosa Mota, pelo empenho e dedicação que prestou à nossa candidatura. O concelho de Terras de Bouro e os restantes concelhos do PNPG ficarão, para sempre, gratos à nossa campeã olímpica. Agradeço a quem trabalhou empenhadamente neste projecto.
Agradeço, também, a todos os que votaram no PNPG e àqueles que, via Internet ou por outro meio, divulgaram e apelaram ao voto do povo português. Todos juntos conseguimos fazer das terras do Gerês uma das «7 Maravilhas Naturais de Portugal». Uma honra e um orgulho para todos!
Joaquim Cracel
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Sem comentários: