segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ponte sobre o rio Homem perpetua memória do Dr. Arantes

Hoje, pode ler na imprensa regional, nomeadamente nos jornais “Correio do Minho” e “Diário do Minho” (neste último com honras de 1.ª página), a notícia da inauguração da ponte sobre o rio Homem.Vila Verde e Terras de Bouro inauguraram obra desejada há décadas
A ponte está aberta há mais de dois anos e as populações das duas margens do rio Homem estão habituadas a utilizá-la como forma de atravessar o curso de água. Porém, só ontem, concluídos que estão todos os acessos, é que os povos de Souto (Terras de Bouro) e de Valbom S. Pedro (Vila Verde) puderam assistir à inauguração oficial da travessia que se chama ponte Dr. Artur Adriano Arantes, em homenagem a um médico que serviu as populações desta zona do vale do Homem, também conhecido por “João Semana” ou “médico dos pobres”. A abertura desta ponte foi o concretizar de um sonho que era acalentado desde a década de 40 do século passado, tendo implicado um investimento global que rondou os 800 mil euros. O presidente da Câmara de Vila Verde aproveitou a ocasião para reafirmar que, juntamente com o seu homólogo de Terras de Bouro, vai continuar a reclamar junto do Governo a concretização da Via Intermunicipal Homem-Lima. A ponte está aberta há mais de dois anos e as populações das duas margens do rio Homem estão habituadas a utilizá-la como forma de atravessar o curso de água. Porém, só ontem, concluídos que estão todos os acessos, é que os povos de Souto (Terras de Bouro) e de Valbom S. Pedro (Vila Verde) puderam assistir à inauguração oficial da travessia que se chama ponte Dr. Artur Adriano Arantes, em homenagem a um médico que serviu as populações desta zona do vale do Homem, também conhecido por “João Semana” ou “médico dos pobres”. A abertura desta ponte foi o concretizar de um sonho que era acalentado desde a década de 40 do século passado, tendo implicado um investimento global que rondou os 800 mil euros. O presidente da Câmara de Vila Verde aproveitou a ocasião para reafirmar que, juntamente com o seu homólogo de Terras de Bouro, vai continuar a reclamar junto do Governo a concretização da Via Intermunicipal Homem-Lima.
Fonte: Diário do Minho, em 27-09-2010
Também pode ler no “Correio do Minho”, com o título:
Terras de Bouro e Vila Verde ligadas por sonho antigo
O histórico e sonhado abraço rodoviário sobre o rio Homem, nas freguesias de Valbom S. Pedro (Vila Verde) e Souto (Terras de Bouro), foi concretizado este domingo após décadas de luta protagonizada por autarcas de ambas as margens do rio Homem.
Os autarcas de Vila Verde (António Vilela) e Terras de Bouro (Joaquim Cracel) foram felizes ao escolher o nome do Dr. Artur Adriano Arantes para a nova ponte pela qual lutaram autarcas como António Cerqueira, Bento Morais, José Manuel Fernandes, na margem direita, e José Araújo, Ferreira Afonso, na margem esquerda.
A Ponte Dr. Artur Adriano Arantes vem «abrir novas pontes para o desenvolvimento conjunto dos dois lados do rio Homem, dos dois Municípios, destas terras ‘banhadas’ por este rio e por todos aqueles que procuram e anseiam por novas oportunidades» — disse o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. O seu homólogo de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana, falou de «uma obra útil e essencial para o progresso e bem-estar das populações destes dois concelhos e para aqueles que a utilizam».
Médico dos pobres perpetuado
As freguesias que se unem directamente nesta travessia uniram-se e atribuíram o nome do médico Dr. Artur Adriano Arantes, um ‘filho dos dois concelhos’ e figura grata das gentes do Vale do Homem.
O ‘médico dos pobres’ vê perpetuado o seu nome num equipamento público que as gentes do Vale do Homem ambicionavam desde a década de quarenta do século passado. «Uma surpresa inesperada», acabaria por afirmar a sua filha, a professora já aposent ada Ernestina Arantes, presente na cerimónia. Para Joaquim Cracel Viana, trata-se de uma “justa homenagem a um médico altruísta, que pôs a sua vida à disposição das gentes destas terras».
Os autarcas de ambos os lados nunca desistiram e sempre pugnaram por esta obra e pela afirmação do Vale do Homem que necessita agora da Via Intermunicipal Homem-Lima, uma via essencial ao desenvolvimento desta zona.
Esta via é um passo decisivo e forte no combate à desertificação que atinge esta zona.
Para o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana, «esta ponte é um bem de todos, o resultado do esforço de muitos autarcas e das gentes deste Vale. Aplaudo, por isso, os que se envolveram na concretização desta ponte».
Já antes, o presidente da Junta de Freguesia de Souto, Terras de Bouro, Horácio Costa, lembrava que «foi uma obra muito ansiada», recuando aos anos 40 do século passado.
Recordou que a ponte começou a ser reclamada após a morte de sete pessoas que atravessavam o rio provenientes da Feira de Covas. «Mas, só após o 25 de Abril, é que a obra voltou a ser lembrada», vincou, para notar que «para chegar de automóvel ao outro lado do rio era necessário percorrer 25 kms, passando a ponte de Rodas, em Caldelas».
Só em 2005, muitos anos após alimentar o sonho, «após persistência dos autarcas de então», o Governo assina um contrato que permite lançar a obra.
De Valbom S. Pedro, João Alberto Dias afirma: «estávamos ligados pela tradição, pela partilha cultural e por fortes laços de amizade, mas esta ponte torna essa aproximação ainda maior».
Fonte: Correio do Minho, em 27-09-2010

Sem comentários: