quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Gerês é uma das 7 maravilhas de Portugal

Já publicámos neste blogue várias notícias sobre a eleição do Parque Nacional Peneda-Gerês. Hoje, publicamos texto do Jornal Terras do Homem.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Protegidas. O anúncio foi feito numa cerimónia realizada nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, e transmitida em directo pela RTP, tendo sido revelados os nomes daquelas que vão ser, a partir de agora, as ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês ‘derrotou’, nesta categoria de Zonas Protegidas, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo. O Alentejo foi, aliás, a única região do País que ficou sem um dos títulos a concurso.
Num comentário in-loco, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, não esqueceu os agradecimentos a todos os apoiantes da candidatura, nem os outros concelhos que fazem parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês: Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgado e Montalegre.
Por outro lado, a famosa atleta portuguesa, Rosa Mota, embaixadora do Parque Nacional da Peneda-Gerês, destacou a importância de se "cuidar e divulgar as potencialidades naturais do país", defendendo que "cada português deve estar orgulhoso do património natural de que pode desfrutar". Mostrando-se "muito honrada pelo convite", Rosa Mota destacou "os caminhos, os rios, no fundo toda a natureza" que envolve o Parque Nacional da Peneda-Gerês, convidando todos os amantes das paisagens naturais a visitar o Gerês e acreditando que todos eles sairão "apaixonados desta maravilha natural portuguesa".

Arquipélago dos Açores esteve em destaque
Como o próprio nome indica, ao todo, foram sete os vencedores tornados públicos na cerimónia realizada em Ponta Delgada. Assim, na categoria de ‘Zonas Aquáticas Não Marinhas’, a vencedora foi a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores. Na categoria de ‘Praias e Falésias’, o vencedor foi o Portinho da Arrábida, enquanto em ‘Florestas e Matas’ foi distinguida a Floresta Laurissilva, na Ilha da Madeira.
Já em ‘Grandes Relevos’, quem saiu vencedora foi a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, ao passo que, na categoria de ‘Grutas e Cavernas’, as vencedoras foram as Grutas de Mira de Aire. Por sua vez, em ‘Zonas Marinhas’, a vencedora foi a Ria Formosa, no Algarve, e finalmente, na categoria de ‘Zonas Protegidas’, o vencedor foi o Parque Natural da Peneda Gerês.
Em resultado da votação de 566 mil portugueses, os Açores conquistaram dois títulos com as candidaturas da Lagoa das Sete Cidades (Ilha de São Miguel) e da Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico.
As restantes cinco regiões levaram uma maravilha cada: a Grande Lisboa arrecadou o título com o Portinho da Arrábida, o Norte com o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Centro com as Grutas de Mira de Aire, o Algarve com a Ria Formosa e a Madeira com a Floresta Laurissilva.
Fonte: Terras do Homem, em 16-09-2010

Sem comentários: