sábado, 18 de setembro de 2010

Incêndios: apoios de emergência para 10 freguesias

Apoios de emergência para 67 freguesias
Guarda é o distrito com mais concelhos afectados pelos incêndios no que toca a área de pastoreio ardida.
Ponte de Lima é o concelho do país com mais freguesias abrangidas pela ajuda de emergência que o Ministério da Agricultura se propõe atribuir para compensar as perdas de áreas de pasto-reio decorrentes dos incêndios florestais.
Ao todo, o despacho ministerial n.º 13741/2010, que elenca as freguesias dos seis distritos abrangidos, aponta 17 freguesias em Ponte de Lima.

Ainda no distrito de Viana do Castelo, o segundo concelho com mais freguesias abrangidas é Ponte da Barca, com um total de 13, tantas como o concelho de Seia, no distrito da Guarda.
Guarda é, no entanto, o distrito com mais concelhos afectados pelos incêndios no que toca a áreas de pastoreio ardidas. São dez de acordo com o despacho do Ministério da Agricultura, publicado em Diário da República, o que perfaz um terço das cerca de 150 freguesias abrangidas.
Além de Ponte de Lima e Ponte da Barca, são também abrangidas seis freguesias do concelho de Arcos de Valdevez. No distrito de Braga, o despacho inclui os concelhos de Amares, Celorico de Basto, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde.
Terras de Bouro é o concelho com mais freguesias abrangidas (dez ao todo).
Tal como anunciou o ministro da Agricultura, quando se deslocou ao Soajo, em Arcos de Valdevez, em Agosto, as ajudas para alimentação animal cifram-se nos 40 euros por cabeça de ovino/caprino e de 100 euros no caso do efectivo bovino. As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de Setembro nas respectivas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas. O despacho fixa também o prazo de 30 de Outubro para a Autoridade Florestal Nacional (AFN) elaborar o relatório de avaliação pós-incêndio que identifique as intervenções necessárias e as respectivas freguesias.
Tal relatório será a base para avançar com o concurso para a recuperação do potencial produtivo ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
Fonte: Guarda PT

Sem comentários: