segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ponte da Seidoira à espera de melhores dias

Já publiquei o comentário seguinte, mas desta vez, devido à sua pertinência, ilustro-o com três fotografias da nossa Ponte da Seidoira (que foi durante muitos anos a única ligação entre o concelho de Terras de Bouro e o de Vila Verde).
O Dr. Artur Adriano Arantes, o médico generoso que tratou da saúde a muitos dos nossos antepassados, atravessou-a centenas de vezes. De facto, por respeito à sua memória, devíamos tratá-la um pouco melhor!
“É lamentável que na inauguração da nova ponte, não houvesse o cuidado de limpar a velhinha ponte que fica a 200 metros a montante, e que sempre ajudou as populações para fazer a travessia do rio Homem.............. e se encontra cheia de lenhas e a precisar de limpeza a tanto tempo...........mas esta ponte porque não dá votos, está lamentavelmente ao abandono e a acumular paus que lá ficam atracados....e o inverno está a chegar......esquecida e é um local espectacular”.

1 comentário:

Américo disse...

Agradeço o destaque evidenciado neste blogue à velhinha ponte da Seidoira.
De facto esta velha travessia do rio homem está literalmente ao abandono, mas não nos esqueçamos que foi ela que evitou durante mais de 1 século que as populações poupassem 25 Km's.
Nessa ponte passou toda aquela gente que dela precisava, incluindo o Dr Arantes, e hoje ao invés de ser preservada e fazer parte da nossa história, está pura e simplesmente esquecida, abandonada, e faço aqui um apelo para que preservem este património, mobilizando as 2 autarquias para a sua limpeza, e preservação.
Na inauguração da nova ponte, foi evidente o desprezo pela velha ponte da Seidoira, pois comparo-a aos nossos idosos, sendo desprezados depois de uma vida útil à sociedade.
Para quem não conhece este local, faço aqui o convite para visitar este recanto da natureza já ali a montante da nova ponte Dr Arantes.
Vamos preservar o nosso património.