sexta-feira, 2 de julho de 2010

Visita Transfronteiriça ao Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés

Teve lugar, na passada Quarta-Feira, dia 30 de Junho de 2010, uma visita transfronteiriça ao Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, promovida em parceria pela ADERE-Peneda Gerês, pelo Parque Natural Baixa Limia - Serra do Xurés e pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Nesta visita, enquadrada no âmbito do projecto de “Gestão conjunta do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés – Parque Nacional da Peneda Gerês”, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, participaram cerca de 40 proprietários de unidades de alojamento que operam nas regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Pretendia-se com esta visita fomentar a troca de experiências, conhecimentos e dificuldades entre os proprietários das unidades de alojamento do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, que operam nas duas áreas protegidas, bem como dar a conhecer as valências e oportunidades que o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés tem para oferecer.

Apesar de próximos em termos geográficos, os mesmos raramente se deslocam dentro do território, sendo desconhecedores da riqueza natural e cultural que encerra a região e do que bem se faz nos dois lados da fronteira em termos de alojamento.
A visita iniciou-se com uma recepção na sede do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, onde o grupo de participantes foi recebido pelo Director do Parque Natural, D. António Mosquera, tendo o mesmo proferido uma pequena palestra sobre o PNBLSX, seguida por um pequeno debate exploratório sobre o mesmo.
A tarde iniciou-se no Hotel Balneário Lobios Caldaria (4 estrelas), onde foram apresentadas todas as valências de saúde e bem-estar que o mesmo apresenta, recorrendo aos recursos geotérmicos que o local apresenta.
Seguiu-se pelo interior do PNBLSX, até a aldeia de Salgueiros, que se encontra a ser recuperada na sua totalidade para fins turísticos. Esta aldeia inclui cerca de 10 a 12 casas, em fase avançado de restauro para unidades de alojamento de Turismo Rural, restaurante, albergue, área para o desenvolvimento de actividades desportivas e de animação e casa para monitores de actividades de educação ambiental e/ou de animação turística.
O dia terminou na Casa Rural Aldea Rural D’Asperelo, onde para além da vista às instalações, os proprietários portugueses tiveram a oportunidade de debater com os seus congéneres galegos sobre a real incidência da crise económica mundial no turismo, mais especificamente no território do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés.
Para visualizar algumas fotografias da visita clique AQUI
Fonte: ADERE em 02-07-2010

Sem comentários: