sexta-feira, 23 de julho de 2010

Projecto CeRamiCa - Visita e trocas de experiência

No âmbito do projecto CeRamICa, realizou-se nos dias 26 e 27 de Maio a visita de trocas de experiências ao território do PNPG. Nesta visita participaram os parceiros de Hodmezovasarhery da Hungria, Baia Mare e Turda da Roménia, num total de 39 pessoas.
A visita começou no município de Montalegre, no Ecomuseu do Barroso, com a sessão de boas vindas, que contou com a presença do Director do PNPG e do Vice-Presidente da Câmara de Montalegre. Seguiu-se uma pequena visita ao Ecomuseu onde foram abordados os aspectos mais relevantes. A visita seguiu para Paredes do Rio, onde ficou parte do grupo (representantes das instituições) para uma visita aos artesãos locais e à aldeia, o restante grupo (artesãos) seguiram para a Arte da Terra, onde se realizou um ateliê de trabalho (“Com as mãos na massa”) com o objectivo de realizar um trabalhos conjunto entre os ceramistas locais e os ceramistas visitantes. Após todo o grupo se juntar, fez-se uma apresentação da Arte da Terra e um pequeno resumo deste primeiro dia de visita. Esta parte da visita foi acompanhada pela TV Barroso. O dia terminou com uma prova de produtos locais e a ida para o hotel, no Gerês.

No dia 27 a visita começou por Covide, na Associação Pedras Brancas, onde, para além da visita à exposição de artesanato e a explicação do ciclo do linho, foi descrita a forma como esta associação surgiu e os principais trabalhos por ela desenvolvidos. Daí seguimos para a Associação Arte Barca, em Ponte da Barca, onde a comitiva foi recebida pelas artesãs locais e por um representante da Câmara Municipal de Ponte da Barca. A visita aos trabalhos das artesãs foi seguida de uma prova de vinho verde da região.
Depois do almoço, que se realizou em Arcos de Valdevez, visitámos uma pequena mostra dos artesãos de Arcos de Valdevez, no posto de turismo desta Vila. Neste local foi também realizado um pequeno debate com o objectivo de realizar uma troca de experiências entre os artesãos locais e os parceiros do projecto.
A visita terminou em Melgaço, no solar do Alvarinho, com a apresentação do local, os seus objectivos, os produtores e produtos expostos. No final foi servido um Alvarinho de honra como forma de agradecimento da presença de todos.
No seguimento desta visita, com o mesmo objectivo de troca de experiências entre os vários parceiros do projecto, vamos levar um grupo de artesãos locais a Itália, no próximo mês de Setembro.
Fonte: ADERE, em 22-07-2010

Sem comentários: