quarta-feira, 21 de julho de 2010

Avô e neta caem em ravina no Gerês

Um adulto e uma criança caíram, hoje, quarta-feira, na Portela do Homem em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), distrito de Braga, numa ravina de quatro metros de altura.
O acidente deixou em estado grave um homem de 55 anos de idade, avô da outra vítima, uma menina de 11 anos, que sofreu ferimentos ligeiros.
Avô e neta tentaram chegar a uma lagoa na Ponte da Portela do Homem, muito concorrida no Verão por imensos turistas que ali se tentam banhar.

A elevada inclinação e as rochas escorregadias tornam o local, apesar do aparente acesso fácil, muito perigoso, sendo mesmo palco de habituais acidentes, como o de ontem.
O alerta foi dado às 16.45 horas pela Guarda Civil Espanhola, através do número internacional de socorro, visto que o local não tem rede móvel portuguesa, sendo mesmo os espanhóis os primeiros a chegarem ao local do acidente, que dista a pouco quilómetros (cerca de seis) do posto de socorro de Lóbios (Galiza).
O Comando Distrital de Operações do Socorro (CDOS) de Braga chegou a accionar um helicóptero para o local, mas este acabou por não ser preciso, pois os esforços de populares, que retiraram a criança, e os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB), que resgataram o adulto, colocaram as vítimas a salvo.
Fonte: Jornal de Notícias, em 21-07-2010

1 comentário:

Terras de Bouro disse...

agora pergunte você no blog sobre o que andaria a CVP do Geres e Rio Caldo a fazer, pois essa area teoricamente é da responsabilidade deles. Têm os bombeiros que fazer 30 mim para chegar ao local que em outros casos podia levar há morte das vítimas.

Esta é uma questão de um popular preocupado.