sexta-feira, 23 de julho de 2010

Terras de Bouro: S. Brás espera 50 mil pessoas

O município de Terras de Bouro prepara-se para cinco dias de animação, naquelas que são as Festas Concelhias 2010 em honra de S. Brás.
O programa, que decorre entre os dias 5 e 9 de Agosto, coloca em destaque a ‘prata da casa’, onde o palco é entregue aos talentos locais e da região.
Folclore, bandas filarmónicas, garraiada, corrida de cavalos, vaca da corda, concurso pecuá-rio, solenidades religiosas e muita música popular são as apostas da edição deste ano das festividades, marcada pela “redução dos custos”, disse ontem o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, durante a apresentação do cartaz.
Uma das novidades do programa é a mudança da tradicional garraiada de quinta-feira à noite para sábado à tarde, a partir das 16.30 horas, na Praça de Espectáculos.

De acordo com Joaquim Cracel Viana, “o orçamento deste ano ronda os 50 mil euros”, menos 25 mil do que na edição anterior.
“O corte dos custos fez-se sentir na contratação de artistas de projecção nacional”, explicou o autarca, referindo que o município optou por “soluções mais em conta”.
O programa diversificado foi pensado para os diferentes públicos, com o intuito de trazer a população ao centro da vila.
“Desejamos que seja mais um momento importante de convívio entre os munícipes e os emigrantes” que nessa altura visitam a sua terra natal, destacou Cracel Viana, que espera nesta edição das Festas de S. Brás cerca de 50 mil visitantes.
Para acolher com todas as condições os visitantes, a autarquia vai apostar na segurança com “o reforço dos militares da GNR”, explicou o edil, referindo que “alguns funcionários municipais vão também ter funções na área da segurança”.
A colaboração dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa “são também fundamentais”, acrescentou.
O município vai também aproveitar as Festas do Concelho para “apelar ao voto no Parque Nacional da Peneda Gerês” (PNPG), que é candidato às ‘7 Maravilhas da Natureza’ na categoria de Áreas Protegidas, sublinhou Cracel Viana.
Assim, no dia 9 de Agosto, a madrinha da candidatura, Rosa Mota, desloca-se ao concelho para divulgar e apelar ao voto no PNPG.


Programa
O programa arranca dia 5 de Agosto às 22 horas, seguindo-se, meia hora depois, o Festival Folclórico Concelhio na Praça do Município com a actuação de quatro ranchos folclóricos e tocadores de concertina.
‘O Trio Boémios’ e a banda brasileira ‘Swing Muleke’ são as atracções musicais na noite de 7 de Agosto. O domingo, dia 8, está reservado às solenidades religiosas que têm como ponto alto a grandiosa procissão em honra de S. Brás, a partir das 18.30 horas. O último dia de festa fica marcado pela feira franca, concurso pecuário, corrida de cava-los e a actuação de Zé Amaro.
Fonte: Correio do Minho, em 23-07-2010

Sem comentários: