sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bombeiros vão ter casa renovada em Terras de Bouro

No dia em que se celebravam as bodas de prata da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB), a direcção resolveu presentear a corporação com o anúncio de que irá realizar uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) para a requalificação do quartel que serve os soldados da paz daquela localidade.
O próprio presidente da direcção da Associação, Gil Mendes, deixou essa garantia aos presentes, no âmbito da comemoração dos 25 anos da corporação. Gil Mendes entende que, quando foi pensado há cerca de 25 anos, os mentores do quartel deram "mais importância a questões de nível social do que à funcionalidade da corporação". Agora, diz, "chegou a altura de inverter esses factores".
Na presença do governador civil de Braga, Fernando Moniz, do presidente da autarquia terrabourense, Joaquim Cracel, de representantes da Liga Portuguesa de Bombeiros, da Autoridade Nacional de Protecção Civil e da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, o responsável adiantou, ainda, que é intenção dos dirigentes "solicitar ao INEM a transformação do posto de reserva existente no quartel, em posto efectivo". Uma intenção que mereceu o acolhimento do governador civil de Braga, que presidiu à cerimónia, tendo prometido interceder junto da direcção nacional do INEM.
Fernando Moniz começou por enaltecer "o trabalho realizado pelos corpos gerentes, comando e efectivos dos BVTB", mas referiu que "ainda há muito que fazer", principalmente ao nível de acessos, meios aéreos e sapadores florestais.
A este propósito, o governador civil de Braga dirigia-se particularmente ao município de Terras de Bouro, a quem incitou a criar equipas de intervenção permanente. "São uma mais-valia para um concelho como Terras de Bouro, que contém uma mancha florestal importante atendendo à proximidade com o Parque Nacional da Peneda -Gerês", justificou Fernando Moniz.
Em jeito de resposta, Joaquim Cracel sublinhou que "o município dá o apoio financeiro possível" e entregou aos bombeiros uma nova ambulância. Por seu turno, Viriato Capela, presidente da Assembleia Geral dos BVTB aproveitou o aniversário para "convidar as novas gerações ao trabalho associativo" e defendeu que os bombeiros deviam ser mais interventivos, principalmente "plantando árvores em locais de incêndios".
Fonte: “Terras do Homem”, em 8-07-2010

Sem comentários: