segunda-feira, 19 de julho de 2010

No Geresão: Bombeiros de Terras de Bouro celebram bodas de prata

Há 25 anos, um grupo de terrabourenses abraçou um projecto ambicioso que implicava despesas e investimentos avultados. No princípio, um dos seus maiores constrangimentos era a falta de instalações. Mas o espírito empreendedor e a vontade férrea de vencer fizeram com que este projecto crescesse sustentadamente e se transformasse naquilo que é hoje. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro começou por funcionar em instalações cedidas pela Câmara, num pequeno espaço do Centro Cultural que acolheu a primeira equipa de oito homens comandados por Evaristo Teixeira de Oliveira, mas ao longo destes 25 anos, graças a todos aqueles que não pouparam esforços, cresceu a passos seguros e hoje é motivo de orgulho para todos os terrabourenses.
Depois da festa da inauguração do Quartel e da festa do 17.º aniversário, a comemoração do 25.º Aniversário foi a terceira grande festa dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro. Esta Associação Humanitária, que conta com cerca de 800 sócios, celebrou as suas bodas de prata nos dias 25, 26 e 27 de Junho.
No dia 25, à tarde, a Direcção dos Bombeiros deslocou-se aos cemitérios de S. Pedro Valbom, de Moimenta e de Carvalheira para homenagear com coroas de flores bombeiros já falecidos. Pelas 18h00, foi celebrada missa, na Igreja Matriz da Vila de Terras de Bouro, em memória dos fundadores, dos bombeiros, dos dirigentes e dos associados falecidos. Depois, seguiu-se uma romagem ao cemitério da Vila de Terras de Bouro. É de sublinhar que nesta corporação nunca morreu nenhum bombeiro ao serviço. Esperemos que nunca venha a acontecer!
As comemorações deste dia encerraram com a imposição de insígnias ao segundo comandante e ao adjunto de comando. Foram, ainda, entregues medalhas ao corpo activo.
No dia 26, às 15h00, realizou-se um simulacro de acidente de viação, no centro da vila de Terras de Bouro, junto à rotunda. Depois deste exercício bem sucedido, seguiram-se actividades desportivas no Estádio Municipal da Vila de Terras de Bouro, tendo-se realizado dois jogos de futebol. O primeiro, de futebol de 5, opôs uma equipa de Bombeiras Terrabourenses às Bombeiras de Viatodos. As nossas bombeiras levaram, claramente, a melhor. Depois, realizou-se um jogo de futebol de 11 entre os Bombeiros de Viatodos e os Bombeiros de Terras de Bouro. Ambos os jogos foram um pretexto para convívio e confraternização e, acima de tudo, houve da parte de todos os intervenientes muito fair-play.
No dia 27, pelas 9h00, foram hasteadas as bandeiras, seguiu-se a formatura e desfile até à Igreja Matriz onde, às 10h30, foi celebrada missa solene, presidida pelo presidida pelo Arcebispo de Braga. Depois desta cerimónia religiosa, realizou-se a recepção aos convidados a entrega de medalhas a operacionais dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
Na sessão solene, presidida por Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, o presidente, Gil Mendes, garantiu que a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro vai formular uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) para a recuperação do quartel. Afirmou, ainda, que é intenção da direcção dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro solicitar ao INEM a transformação do posto de reserva existente no quartel, em posto efectivo. Este objectivo mereceu o apoio do Governador Civil de Braga, que prometeu interceder junto da direcção nacional do INEM.
Fernando Moniz enalteceu o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, mas referiu que "ainda há muito que fazer", nomeadamente proceder à criação de equipas de intervenção permanente que serão uma mais-valia para o concelho de Terras de Bouro.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Cracel, em jeito de resposta, sublinhou que município dará sempre o apoio financeiro possível.
Depois dos discursos, foi benzida uma nova viatura, um veículo de transporte de doentes preparado também para se transformar numa ambulância de emergência com desfibrilhador. Esta ambulância foi o presente de aniversário da corporação dado pela Câmara Municipal e que custou aos cofres do município 56 mil euros. Depois, seguiu-se o almoço servido para cerca de 300 pessoas.
Esta sessão solene dos 25 anos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro contou ainda com a presença de representantes da Liga Portuguesa de Bombeiros, da Autoridade Nacional de Protecção Civil e da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga.
Pelas 17h00, realizou-se um desfile apeado e motorizado com vários meios de corporações de bombeiros de todo o distrito de Braga que percorreu algumas ruas da vila de Terras de Bouro. A tribuna de honra estava instalada a meio Avenida Dr. Paulo Marcelino. Esta avenida juntou centenas de pessoas para ver este imponente desfile.
As comemorações do 25.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro encerraram com o cantor Augusto Canário e sua banda, que actuou das 22h00, na Praça do Município, até cerca das 24h00.
O Largo dos Paços do Município de Terras de Bouro encheu-se para ver ao vivo o espectacular Canário. Como sempre irreverente, acompanhado pela sua concertina, este cantor trouxe alegria a Terras de Bouro, tendo cantado os parabéns aos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro. É caso para se dizer que com o Canário o Programa destas comemorações encerrou com chave de ouro!
Bem-haja aos Bombeiros Voluntários, a todos os fundadores, aos dirigentes e aos associados!
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010, por José Guimarães Antunes

Sem comentários: