segunda-feira, 5 de julho de 2010

Três turistas perdidos na Peneda-Gerês

Três pessoas estiveram, na noite passada, perdidas na serra da Peneda-Gerês, durante mais de quatro horas. Segundo fonte da GNR, dois homens e uma mulher, com cerca de 25 anos, residentes em Matosinhos, foram passear para a serra, até que, quando deram por si, estavam perdidos.
Ligaram para o 112 mas, devido à proximidade com Espanha, a chamada foi cair à emergência espanhola que, por sua vez, avisou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que deu o alerta para a GNR da Peneda-Gerês.
Três elementos da equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente saíram, então, em busca dos três turistas. “Deram-nos as coordenadas do local e seguimos na sua direcção. Acabámos por dar com os três, horas depois, bem de saúde mas muito exaustos”, explicou a mesma fonte da GNR. “Enquanto andávamos à procura deles, íamos comunicando pelo telemóvel. Mas nem sempre era fácil, porque tinham problemas de bateria e tinham a trocá-la de uns telemóveis para os outros”, especificou a fonte. Depois de descerem da serra, os caminhantes foram dormir ao parque de campismo do Gerês.
A mesma fonte da GNR pede a todos os turistas que, antes de encetarem uma caminhada pela serra, “passem pelo posto da GNR para deixar contactos, percurso e registar a hora de saída”. Uma vez que é comum haver pessoas que se perdem na Peneda-Gerês, a fonte garante que, desta forma, “a sua localização e resgate são muito mais simples”.
Fonte: Jornal de Notícias (em 5-07-2010)

Sem comentários: