segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estudantes europeus visitam floresta em Terras de Bouro

A Forestis – Associação Florestal de Portugal organiza nos dias 25 e 26 de setembro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), com o apoio e patrocínio do Município de Terras de Bouro, a fase final do Concurso YPEF – Young People in European Forests, numa iniciativa com a qual pretende contribuir para o reforço da sensibilização das populações mais jovens para a defesa da floresta. Durante dois dias, o Gerês recebe os membros da Comissão Internacional do Concurso YPEF e o grupo de cerca de 30 estudantes europeus que integram as equipas finalistas deste concurso, provenientes de países como Portugal, Alemanha, Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Lituânia, Polónia e República Checa.
O objetivo é que, no cenário verde do Gerês, as equipas coloquem em prática os seus conhecimentos sobre a floresta, a natureza e o setor florestal nacional e europeu, através da realização de uma prova escrita e de uma comunicação sobre os desafios da gestão florestal no seu país. Terão ainda a oportunidade de realizar visitas guiadas a vários locais de interesse do PNPG e conhecer a gastronomia, o património e os usos e costumes da região.
A Forestis acredita que é necessário dar a conhecer, no caso português, que 98% da floresta nacional é privada e que mesmo as áreas protegidas, como o caso do PNPG, são compostas por terrenos privados e comunitários, cujos proprietários e gestores proporcionam a toda a sociedade paisagem, recreio e lazer, água limpa e oxigénio.
Para Francisco Carvalho Guerra, presidente da Forestis, “sensibilizar a população para a riqueza gerada pela floresta — que representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), 12% das exportações e emprega 250 mil pessoas — é a melhor via para evitar comportamentos negligentes ou criminosos”.
A Forestis aceitou dinamizar esta 3ª Edição do Concurso YPEF pondo em prática o desejo de sensibilizar os mais jovens para a valorização da floresta, promovendo igualmente o intercâmbio florestal e cultural.
Esta edição contou na Fase Nacional com a participação de 6.946 alunos de escolas de Portugal, Alemanha, Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Lituânia, Polónia e República Checa. Nesta fase é decidida a equipa vencedora desta edição.
Concurso Europeu Young People in European Forests
O Concurso YPEF é promovido por organizações não-governamentais do ambiente europeias, ligadas à valorização das florestas, que voluntariamente organizam a fase nacional em cada país e a fase final europeia num país anfitrião. Esta iniciativa não conta com qualquer financiamento nacional ou europeu, trata-se de um investimento destas organizações sem fins lucrativos que têm a espectativa que o concurso continue a crescer ao longo dos anos, contribuindo para informar a sensibilizar os jovens para a necessidade de defender as florestas.
Sobre a FORESTIS
A Forestis – Associação Florestal de Portugal é uma organização não-governamental do ambiente, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
Atualmente, representa os interesses de mais de 15.000 proprietários, gestores florestais e órgãos de gestão de baldios, associados em 31 organizações florestais que abrangem uma área de espaços florestais superiores a 1,5 milhões de hectares.
Para informações adicionais, por favor contactar:
(Forestis – Associação Florestal de Portugal)
Tel.: 222 073 130
E: geral@forestis.pt
W: www.forestis.pt
Fonte: Município, em 23-09-2013

Sem comentários: