terça-feira, 17 de setembro de 2013

A fruição da Piscina Municipal

Já experimentamos e usufruímos da Piscina Municipal!
A Piscina Municipal é uma valência que recomendamos a todos os terrabourenses...
Contudo, este foi um dos equipamentos que mais polémica tem dado nos últimos tempos. Por um lado, a sua localização, forma e implantação e, por outro, a morosidade da conclusão da obra e a sua abertura ao público. No dia da sua inauguração, o senhor presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel Viana, fez algumas afirmações que passamos a transcrever:
“É um equipamento municipal que vem, assim esperamos, aumentar a qualidade de vida de todos os munícipes.
Falar dos benefícios de uma piscina municipal seria elencar um sem número de atividades e valências, nos domínios da educação física, da saúde e do bem estar, que todos conhecemos e que, por isso, não necessito de enumerar”.
O atraso da sua abertura deveu-se, de acordo com o nosso presidente, à empresa adjudicatária: “A conclusão financeira desta obra estava prevista para o mês de setembro de 2012 e cumprimos essa execução financeira exigida pelo QREN. O atraso na conclusão física das obras deveu-se a dificuldades da empresa adjudicatária. Foi com “engenho e arte” que conseguimos concluir todos os trabalhos, sobretudo os acabamentos e a parte técnica e mecânica”.
Relativamente ao investimento, o Dr. Joaquim Cracel Viana afirmou que esta obra foi adjudicada com um custo mais baixo do que adjudicado: “o investimento inicialmente previsto e adjudicado foi de 1 milhão e 364 mil euros. O investimento efetivamente realizado foi de 1 milhão e 323 mil euros. Deste modo, apesar de termos alterado o tanque da piscina que ficou com forma retangular, de 25 metros de comprimento por oito de largura, em vez da forma em “L”, que num dos lados só tinha de comprimento 12 metros, conseguimos reduzir a despesa em 41 mil euros. É digno de registo que esta obra pública foi executada com um custo abaixo do adjudicado”.
Reconheceu que esta obra foi projectada pelo executivo anterior, mas quem a pagou foi o executivo actual: “esta piscina municipal foi projetada e iniciada pelo executivo anterior. Ninguém esconde essa realidade. Mas foi o executivo atual quem pagou 1 milhão e 84 mil euros desta obra. Foi o executivo atual que procedeu à alteração do tanque da piscina. Por isso, é uma obra de dois executivos municipais”.

Sem comentários: