segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Monges da Ordem de Cister retomaram orações na Abadia

A diocese de Braga e o Santuário de Nossa Senhora de Abadia poderão, em breve, assistir ao regresso de alguns monges da Ordem de Cister ao território nacional. A abertura ao diálogo encetada nos últimos meses, entre os responsáveis da igreja católica da diocese de Braga e os representantes dos mosteiros cistercienses de Santo Isidro, de Dueñas e de Oseira, em Espanha, conheceu ontem um novo capítulo, com uma jornada celebrativa, que contou com a presença de monges da Ordem de Cister, que se encontra extinta em Portugal na vertente masculina.
A iniciativa foi promovida pela Associação Portuguesa da Ordem de Cister (APOC), organismo agora sedeado na Abadia e que luta para que aquela ordem religiosa de caráter contemplativo possa ser refundada em Portugal. Esta esperança é partilhada pela Arquidiocese de Braga. A Confraria da Abadia está disposta a colaborar no regresso e no estabelecimento de um mosteiro.
"Seria um grande sonho voltar a ter a Ordem de Cister aqui, entre nós", partilhou D. Jorge Ortiga, durante a cerimónia no santuário de Nossa Senhora da Abadia.
"Viemos rezar como se fazia aqui há oito séculos, neste tempo em que precisamos viver e sentir o coração. Falamos de uma vivência e não só de uma ideia", vinca Juan Javier Hernandez, abade de Santo Isidro de Dueñas, mosteiro maior de Espanha que tem cerca de 40 monges.
"Já voltámos a África e à América Latina, para refundar mosteiros, mas a Portugal nunca mais voltámos. Por mim, vinha já para cá, com dez monges", diz Juan Javier Hernandez.
Já D. Jorge Ortiga sublinhou a importância das ordens contemplativas, "fundamentais na História da Igreja, já que assumem particular atenção pela influência que tiveram e têm no desenvolvimento dos povos". O arcebispo de Braga convidou a "saborear a alegria do silêncio para, com olhos novos ver o mundo e mudá-lo" e lembrou um dos ensinamentos dos fundadores desta ordem: "a medida para amar a Deus é amá-lo sem medida".
Recorde-se que a Ordem de Cister conta, desde 2007, com a presença de três representantes femininas, em oração em S. Bento da Porta Aberta, Terras de Bouro.
Fonte: Terras do Homem, em 16-09-2013

Sem comentários: