sexta-feira, 27 de setembro de 2013

As Eleições Autárquicas 2013 darão mais quatro anos ao PS

Em Terras de Bouro, falar de eleições autárquicas pressupõe falar, por exemplo, dos votos das famílias numerosas e da campanha porta a porta… Apesar da dispersão geográfica, os candidatos optam por contactar com todos os terrabourenses o que lhes permite estarem todos em pé de igualdade. Mas com estas particularidades é muito difícil fazer-se uma sondagem rigorosa em Terras de Bouro.
No entanto, partindo da auscultação que vou fazendo no meu dia a dia, ouso avançar com um prognóstico: domingo o Dr. Joaquim Cracel Viana verá confirmada a sua vitória nestas eleições autárquicas.
 Palpita-me que vencerá as eleições nas freguesias de Vilar da Veiga, Valdosende, Rio Caldo, Covide, Carvalheira, Gondoriz, Cibões+Brufe, Balança e Moimenta. A incógnita poderá estar no Campo do Gerês, Chamoim+Vilar, Chorense+Monte, Ribeira e Souto.
Resta-me saber se conseguirá ganhar com maioria absoluta a Câmara porque o candidato da CDU, Dr. Salgado, poderá baralhar-lhe as contas.
O Dr. Salgado é um candidato sobejamente conhecido no Vale do Cávado e com muita empatia. 
Na disputa dos vereadores, estarão de fora, certamente, Filipe Pires, candidato independente e Paulo Sousa, candidato do MPT, que dificilmente ultrapassarão os 100 votos respectivamente.

A candidatura independente e a candidatura do MPT vieram dignificar e enriquecer estas eleições autárquicas, mas avançaram muito tarde para esta corrida eleitoral. Um candidato a um município tem de apresentar-se pelo menos um ano antes da data das eleições.


Afiguram-se-me três cenários possíveis:
1.º - o PS poderá eleger 3 vereadores e o PSD 2;
2.º - o PS poderá eleger 2 vereadores, o PSD 2 e a CDU 1;
3.º - o PS poderá eleger 3 vereadores, o PSD 1 e a CDU 1.
Considerando que há pessoas que votarão útil, o terceiro cenário parece-me ser o menos provável. Poderei enganar-me, mas a primeira hipótese será a mais certa: o PS elegerá 3 vereadores e o PSD 2 e o Dr. Joaquim Cracel Viana terá um resultado semelhante ao de 2009.
Se assim for, verifica-se que a “seta” deixou de cativar votos e de que vale a pena governar para as pessoas porque as pessoas estão de facto em primeiro lugar.
O Dr. Joaquim Cracel Viana, ao longo de toda a sua campanha, afirmou estar contra as obras “inúteis e megalómanas”. Sublinhou, ainda, que norteou o governo destes quatro anos para as pessoas que “estão em primeiro lugar”.
O candidato do Partido Socialista não trouxe “pesos pesados” ao concelho, mas procurou rodear-se dos terrabourenses simples, mas que lhe darão votos nas urnas e legitimarão a sua governação para mais quatro anos: AS PESSOAS.
Para mim, será um justo vencedor porque soube resistir à maledicência e aos ataques pessoais feitos, principalmente, no ciberespaço e por perfis anónimos.
Com a vitória do dia 29, o Dr. Joaquim Cracel Viana porá fim à política do emplastro, das procissões e dos funerais…
José Guimarães Antunes, em 27-09-2013

Sem comentários: