quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Balança: João Pereira da Cunha é um dos artesãos terrabourenses que a Câmara Municipal pretende divulgar na Feira de S. Martinho

Município quer valorizar artesãos terrabourenses
Promover e divulgar os artesãos do concelho de Terras de Bouro é o grande objectivo da exposição que a Câmara Municipal está a preparar para a Feira de S. Martinho, em Novembro próximo.
“Esta iniciativa pretende concretizar um programa de divulgação dos artesãos de Terras de Bouro e criar uma associação que os apoie nas suas inúmeras e mais diversas actividades”, assinala publicamente o Município de Terras de Bouro, que quer ver valorizados os seus artistas.
O Município de Terras de Bouro está a preparar uma exposição dos artesãos do concelho para a Feira de S. Martinho, a realizar no próximo mês de Novembro.
“Esta iniciativa pretende concretizar um programa de divulgação dos artesãos de Terras de Bouro e criar uma associação que os apoie nas suas inúmeras e mais variadas actividades”, assinalou o município.
Um desses artesãos é João Pereira da Cunha, com 52 anos de idade, natural e residente na freguesia no Lugar dos Chãos, na freguesia de Balança, sendo muito famoso pelos trabalhos que executa em madeira.
Os seus trabalhos são muito diversificados, fabricados sobretudo em madeira, incidindo sobre o mundo rural, a religião e a história.
Além de artesão, João Cunha dedica-se ainda à escrita epistolar, com inúmeras cartas sobre diversos temas sociais, onde apresenta uma visão muito particular da vida e da sociedade.
São estes artesãos, com trabalhos mais ‘caseiros’ e com pouca visibilidade que o Município de Terras de Bouro pretende divulgar.
“A arte ‘entre portas’ merece uma exposição pública”, destaca a Câmara Municipal de Terras de Bouro, que quer ver os seus artesãos valorizados pela comunidade, já que se dedicam a ofícios muito antigos.
Fonte: Correio do Minho, em 18-09-2013

Sem comentários: