quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Estudantes europeus disputam final de concurso YPEF amanhã no Gerês

Realiza-se amanhã, quinta-feira, 26 de Setembro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a final do Concurso YPEF – Young People in European Forests, numa iniciativa organizada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal para contribuir para o reforço da sensibilização das populações mais jovens para a defesa da floresta. Os membros da Comissão Internacional do Concurso YPEF e o grupo de cerca de 30 estudantes europeus que integram as equipas finalistas deste concurso, irão estar pelas 10h00, no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro (em Caldas do Gerês), de onde farão um percurso guiado pela Mata de Albergaria para observação da floresta e dos garranos.
As equipas finalistas são provenientes de países como Portugal, Alemanha, Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Lituânia, Polónia e República Checa.
O objectivo é que, no cenário verde do Gerês, os jovens coloquem em prática os seus conhecimentos sobre a floresta, a natureza e o setor florestal nacional e europeu, através da realização de uma prova prática e de uma comunicação sobre os desafios da gestão florestal no seu país. Terão ainda a oportunidade de realizar visitas guiadas a vários locais de interesse do PNPG e conhecer a gastronomia, o património e os usos e costumes da região.
Para Francisco Carvalho Guerra, presidente da Forestis, “sensibilizar a população para a riqueza gerada pela floresta — que representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), 12% das exportações e emprega 250 mil pessoas — é a melhor via para evitar comportamentos negligentes ou criminosos”.

Sem comentários: