quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Seminário de encerramento do Projecto Gestão e Dinamização da Visitação no PNPG

A ADERE-Peneda Gerês apresentou no dia 15 de Dezembro, na Casa da Música (Porto), o Seminário de encerramento do Projecto Gestão e Dinamização da Visitação no PNPG.
Financiado pelo Programa Operacional da Região Norte, ON2- O Novo Norte, o projecto foi promovido pela ADERE-Peneda Gerês tendo como parceiros o Parque Nacional da Peneda-Gerês e as cinco Câmaras Municipais que integram o Território do Parque: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Pretendeu-se com este projecto dinamizar 5 espaços de excelência que se localizam nas entradas do Parque Nacional, em cada um dos concelhos: as Portas do Parque.
São locais privilegiados para o atendimento e recepção ao visitante, fundamentais na promoção e divulgação do território único que é o PNPG e dos cinco concelhos que o integram.

Com a realização deste Seminário pretendeu-se apresentar as actividades que foram desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos e meio, nomeadamente:
- Workshops de Música: a Música vai à escola chegou a cerca de 550 alunos do território;
- 6 Espectáculos de música de grande qualidade: Festival Folk Celta, Fado em SiBemol, Budda Power Blues e Trio António Ferro;
- Actividades de Educação Ambiental e visitação a zonas sensíveis, nas quais participaram cerca de 6000 pessoas;
- Realização e produção de uma curta-metragem, inteiramente filmada no Planalto de Castro Laboreiro e que já foi alvo de 2 primeiros prémios em festivais de;
- Produção de um documentário sobre o PNPG e sobre os seus valores naturais e culturais.
Neste Seminário assistiu-se também à actuação da Banda “Sons do Parque”, banda que nasceu com este projecto e que é formada por músicos profissionais residentes nos concelhos que integram o território do PNPG.

Para encerrar, houve uma mostra/degustação dos produtos dos cinco concelhos do PNPG, tendo-se mais uma vez comprovado a grande qualidade desses produtos.
Fonte: ADERE, em 22-12-2010

Sem comentários: