quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Central de Valorização Orgânica da Braval pronta em 2011

A Braval, empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos dos concelhos de Braga, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, vai iniciar as obras de construção da Central de Valorização Orgânica (CVO) logo no início do ano de 2011.
Trata-se de um investimento de quase 9 milhões de euros que vai permitir tratar e valorizar os resíduos sólidos urbanos (RSU) provenientes da recolha indiferenciada dos municípios da área de influência da Braval.
Nesta unidade vai ser instalado um tratamento mecânico e biológico (TMB), com capacidade para triar 50 mil toneladas de RSU indiferenciados, associado à CVO, com capacidade de processamento de 10 mil toneladas de resíduos orgânicos, já a partir de Outubro de 2011. No entanto, «quando estiver completo, este vai ser um projecto de âmbito regional, pois prevê que sejam incluídos também os resíduos orgânicos selectivos da Resulima e da Valorminho», revela o director-executivo da Braval, Pedro Machado.

Esta será a primeira unidade do género em toda a região, à semelhança de outros projectos em que a Braval «foi pioneira, como a recolha e reciclagem de óleos alimentares usados para transformação em biodiesel e posterior utilização em viaturas municipais», exemplifica. «A recolha é feita exclusivamente porta-a-porta e, actualmente, recebemos 10 mil litros de óleo por mês oriundos das habitações dos nossos seis concelhos, mas queremos chegar ao milhão e 700 mil litros por ano», contabiliza Pedro Machado.
A Braval tem ainda um ecoparque «onde fazemos a gestão energética do biogás, valorizando 1046 metros cúbicos de biogás por hora», uma unidade de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), um ecocentro para resíduos industriais e uma unidade de tratamento de resíduos hospitalares por auto-clavagem, em parceria com a Ambimed.
Fonte: Ambiente Online, em 30-12-2010

Sem comentários: