domingo, 26 de dezembro de 2010

Gerês: Posto da GNR mantém-se

A cada passo, e com origem indeterminada, circulam boatos entre nós a darem com certo o encerramento do Posto Territorial da GNR do Gerês. Para dissipar-nos as dúvidas que pairam em certos meios sobre esta questão, quisemos auscultar em fonte fidedigna a informação correcta sobre tais notícias e, para tanto, solicitamos ao comandante de referido posto, Cabo Manuel Martins, para nos esclarecer.
Assim, segundo aquele militar, de momento, não há nenhuma decisão superior para encerrar postos da GNR. Chegou a ser ponderada a hipótese de se encerrar postos no período nocturno, devido à falta de soldados, mas esse projecto não foi avante.
O Posto Territorial do Gerês, por isso, mantém-se aberto 24 horas por dia, e assim continuará, com dez militares ao seu serviço. Descontando o comandante e o sub-comandante, dos oito soldados restantes, três ficam afectos ao Posto para garantirem o 'plantão", com oito horas de serviço para cada um. Dos outros cinco elementos, um poderá estar de férias e dois de folga, pelo que os dois/três homens restantes são escalados diariamente para o serviço de rua nas três freguesias da sua jurisdição, ou seja, Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdosende. Se, no entanto, não ficarem dois soldados de folga, nesses dias são escaladas duas patrulhas para o serviço externo.

No caso dalguma ocorrência fora do normal, é chamado o reforço de um posto vizinho com mais efectivos, que presentemente é o de Vieira do Minho, já que o de Terras de Bouro tem menos elementos.
Para o Cabo Manuel Martins, Terras de Bouro deverá ser um dos concelhos do país melhor servidos pela GNR face à sua densidade populacional pois, além da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente - Zona Específica do PNPG (EPNAZE), conta com o efectivo da sede do concelho e o efectivo do Gerês, num total de cerca de 30 homens.
No caso desta vila termal, há ainda, durante o período do Verão, os reforços das equipas de bicicleta e a cavalo.
Quanto à criminalidade na zona, aquele militar defendeu que os crimes contra o património (furtos) estão a reduzir numa média de 20% e em 2010 houve, até ao início deste mês, 89 crimes registados, estando 70% deles já identificados (residências, comércio e em viaturas deixadas na serra com valores à vista).
Os serviços prestados no S. Bento e nos campos de futebol são feitos nas folgas dos soldados.
Fonte: Jornal “Geresão”, em 20-12-2010

Sem comentários: