quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Património terrabourense revisitado

A Câmara Municipal de Terras de Bouro associou-se, este fim-de-semana, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada a nível nacional pelo IGESPAR, que visa promover a sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.Neste sentido a autarquia, em parceria com a ADERE e a JovemCoop – Jovem Cooperante Natureza/Cultura, promoveu um leque de actividades, subordinadas ao tema ‘Património: Um mapa da história’, no sentido de reforçar o vínculo entre o património cultural e a sociedade, através do envolvimento activo das pessoas e das comunidades com lugares que propiciem o dinamismo cultural e da interacção social.
Assim, nos dias 24 e 25 de Setembro, a autarquia convidou a uma visita grátis ao Museu de Vilarinho da Furna/Porta do P.N.P.G, no Campo do Gerês, no qual decorreram diversas actividades, entre as quais alguns ateliers, a apresentação do livro ‘Mei Ling – Uma mentira infame. Uma vingança eterna’, do escritor Carlos Ribeiro, seguida da actuação do grupo ‘Macaquinhos de Imitação’.
No Domingo, dia 26, procedeu-se, ainda, a uma visita guiada e interpretada à Porta do Campo do Gerês e a um percurso pedestre guiado e interpretado entre a Bouça da Mó e a Portela do Homem, na Geira. Na sessão de encerramento, os visitantes puderam deliciar-se com a actuação do Grupo Coral de Guadalupe, interpretando ‘Músicas do Mundo’.
Fonte: Terras do Homem, em 30-09-2010
Publicamos fotos disponibilizadas no Facebook pelo Museu de Vilarinho.

Caminhada para cuidar do coração

A Câmara Municipal de Terras de Bouro promoveu, este domingo, um percurso pedonal por algumas das zonas mais atractivas do concelho, do ponto de vista paisagístico, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Coração, uma iniciativa da World Heart Federation, em Portugal representada pelo seu membro - Fundação Portuguesa de Cardiologia.
O percurso, que se iniciou pouco passava das 9h00h, junto ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, teve uma duração de cerca de duas horas, com uma distância de 3 quilómetros percorrida e um grau de dificuldade baixo, caracterizado pela diversidade dos locais visitados, nomeadamente, a via romana e os seus miliários, um conjunto de espigueiros, a aldeia, a ponte medieval de "Eixões", o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas e a Porta do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Esta iniciativa visava "reforçar o vínculo entre o património cultural, natural e o bem-estar da sociedade em geral, através de uma interacção saudável estabelecida no percurso pedonal que percorreu sítios emblemáticos de uma das privilegiadas áreas do Parque Nacional da Peneda-Gerês". "A paisagem natural, o espólio patrimonial que remonta ao domínio romano, medievo e contemporâneo", foram os principais atractivos desta caminhada que pretendeu "vigorizar o coração e a mente dos participantes".
De referir, ainda, que a acção teve o respectivo apoio logístico da autarquia e dos seus técnicos assim como o apoio de vários organismos, como o Instituto do Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Fundação INATEL e a empresa ‘Águas do Fastio’.
Fonte: Terras do Homem, em 30-09-2010

Fogos forçam alterações no passeio de BTT Caminho do Formigueiro

Por causa dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês e sua envolvência, o percurso da terceira edição do passeio BTT entre os santuários de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia vai estar sujeito a alterações. A iniciativa está programada para 17 de Outubro, sob a organização da Turel – Cooperativa de Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso.
Apesar dos contratempos, é com grande entusiasmo e expectativa que os aficionados deste desporto se preparam para este mítico III Passeio BTT "Caminho formigueiro".
O percurso terá várias surpresas, a juntar às paisagens da Peneda-Gerês que escaparam ao flagelo dos fogos deste Verão.
São 35 quilómetros de trajecto serrano, com um nível de dificuldade médio. A concentração está marcada para as 09h00, no Santuário de S. Bento da Porta Aberta. As inscrições terão de ser efectuadas até 15 de Outubro, podendo ser usados contactos como o blog
http://bttformigueirogeres.blogspot.com ou os números de telefone da Turel 253213873 e 253213874.
O preço de inscrição é de 15 euros, com a inclusão de almoço, balneários, seguro e lembranças. Sem almoço, o preço é de 10 euros.
Fonte: Terras do Homem, em 30-09-2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Souto: um sinal a mais...

Passo a transcrever um e-mail recebido hoje cujo texto este blogue passa a citar:
“Boa noite!
Gostaria de partilhar mais uma anomalia existente no nosso belo concelho. Não é que na estrada nacional n.º 205-3 existe um sinal a mais....
Este sinal está colocado no nó de acesso à ponte dos "Dois nomes", na direcção Braga-Terras de Bouro. O tal sinal permite aos automobilistas efectuar ultrapassagens, sinalização vertical, mas afinal na sinalização horizontal não permite tal manobra.
Será que ainda ninguém viu tal sinal... Ah! Este encontra-se coberto pelas folhagens, mas já estamos no Outono, possivelmente já vai ser visto por todos, em breve.
Fala-se tanto da Prevenção Rodoviária, mas na verdade existem tantos contra censos nas nossas estradas”.
Um cidadão atento
Agradece-se a acutilância deste cidadão atento a quem esta sinalização descoordenada não passou despercebida!
Obrigado!

Terras de Bouro - Louro joga-se no próximo sábado

O jogo Terras de Bouro – Louro, a contar para a 4.ª jornada, joga-se, no Campo Municipal de Terras de Bouro, às 16:00, no próximo sábado. Este jogo, que esteve inicialmente marcado para as 20:30 do mesmo dia, foi antecipado porque o Terras de Bouro joga, no dia 5 de Outubro, também no Campo Municipal de Terras de Bouro, o jogo em atraso com o Polvoreira (jogo este referente à 1.ª jornada).
De salientar que o Terras de Bouro ainda não disputou nenhum jogo no seu reduto, sendo o jogo com o Louro o seu primeiro jogo na Divisão de Honra frente ao seu público.
Desejamos ao Terras de Bouro uma vitória para entrarmos em casa com “o pé direito”.

Programa das Comemorações do Centenário da Implantação da República

Publicamos o Programa das Comemorações do Centenário da Implantação da República previsto para o dia 5 de Outubro.
Neste dia, o concelho de Terras de Bouro comemorará o Centenário da Implantação da República de forma a sensibilizar e envolver a população nesta partilha de memórias e conhecimentos, evocando o momento e a história da 1.ª República e os ideais republicanos.

Programa
9:00 – Ciclo turismo “Passeio da República” – Valdosende / Vila de Terras de Bouro.
10:30 – Nos Paços do Concelho actuação da Banda Filarmónica de Carvalheira que tocará «A Portuguesa», quando for dado pela Banda da GNR o sinal a partir da Praça do Município, em Lisboa.
10:45 – Inauguração nos Paços do Concelho das Exposições: “República – Letras e Cores, Ideias e Autores”; “Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro” e “Revista da Escola Profissional “Amar Terra Verde” alusiva ao Centenário da República.
11:00 – Sessão evocativa do Centenário da Implantação da República.
11:30 - Concerto “100 Anos da República” pela Banda Filarmónica de Carvalheira.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Uma ponte, dois nomes…

Passo a transcrever um e-mail recebido hoje cujo texto este blogue passa a citar:
“Boa noite,
Após a inauguração da ponte e/ou pontes?, no passado domingo, dia 26 de Setembro, entre as duas margens do Rio Homem, ou seja entre as freguesias de Valbom S. Pedro e Souto, deparei-me com algo absolutamente fabuloso, não é que a ponte afinal tem dois nomes, ou melhor dizendo do lado dos vilaverdenses chama-se “Ponte Dr. Artur Adriano Arantes” e do lados dos terrabourenses chama-se “Ponte Dr. Artur Arantes”.
Evidentemente que eu e todos nós que vivemos e conhecemos as duas margens sabemos que é a mesma pessoa, mas quem vem de fora vai ficar um pouco confuso?!!
Uma pequena sugestão aos nossos presidentes: Não seria melhor terem combinado e mandado fazer somente uma placa!
Qual foi o objectivo de tal propósito?
Afinal a construção desta ponte foi para unir os dois concelhos, e não cada uma (câmara) mostrar a placa mais bonita.
Foi um gasto desnecessário, não podemos esquecer que afinal estamos em crise, eram uns trocos que poupavam. Não concordam…”
De um cidadão atento

Agradece-se a perspicácia deste cidadão atento a quem esta diferença nos nomes não passou despercebida.
Obrigado!

Suspensas quatro equipas de sapadores florestais

Quatro das seis equipas de sapadores florestais geridas pela Associação Florestal do Cávado (AFC) estão inactivas, depois de vários elementos terem pedido a suspensão dos contratos de trabalho por ainda não terem recebido sequer o salário de Agosto.
Em causa estão as equipas de sapadores florestais (ESF) de Amares, Barcelos, Vila Verde (uma das duas existentes) e Terras de Bouro.
A suspensão aconteceu a semana passada e envolve 17 sapadores.
Um dos sapadores florestais nesta situação disse ao 'Correio do Minho' que as pessoas querem continuar a trabalhar, mas também têm compromissos a cumprir e precisam do salário.
Em atraso está o salário de Agosto, subsídio de férias correspondente e avizinha-se já o final de Setembro.
A AFC - que é a entidade gestora das ESF daqueles quatro concelhos e ainda de Esposende - não pagou os salários, mas recebeu as comparticipações da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e das Câmaras Municipais, decorrentes dos protocolos para a manutenção das equipas.
Questionados pelo 'CM', os municípios de Amares e de Barcelos, pela voz do presidente e do vereador da Protecção Civil, respectivamente, confirmam a suspensão das equipas e garantem que têm cumprido integralmente o protocolo, transferindo as verbas protocoladas.
Mesmo, assim, as duas autarquias já solicitaram mais esclarecimentos à AFC e deverão reunir-se esta semana.
O município de Terras de Bouro, através do vereador da Protecção Civil, Luís Teixeira, alega a necessidade de 'repensar o protocolo de forma a adequá-lo às circunstâncias actuais' e afirma que aguarda informação adicional da AFC.
O 'C.M' sabe que o município terrabourense não está a pagar as despesas protocoladas, desde o início deste ano.
Os sapadores florestais que avançaram com a suspensão dos contratos estão dispostos a voltar ao trabalho, desde que o que está em atraso seja saldado, afirma o elemento que falou ao 'C.M.'
O presidente da Direcção da AFC, José Campelo, admite “alguns atrasos no pagamento” que atribui a “questões de tesouraria”, mas acredita que até ao final deste mês, início de Outubro, conseguirá regularizar a situação.
O dirigente da AFC argumenta que as dificuldades financeiras decorrem do não avanço das zonas de intervenção florestal (em que foram investidos milhares de euros) e da falta de projectos AGRIS, entre outras questões, acrescentando que “a floresta portuguesa tem sido maltratada”.
Quanto aos protocolos para as ESF, aquele responsável elogia o “comportamento excelente da AFN e das autarquias”.
Apesar das dificuldades actuais, José Campelo garante que a Associação tem condições para manter as seis equipas que gere.
Fonte: Correio do Minho, em 27-09-2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ponte sobre o rio Homem perpetua memória do Dr. Arantes

Hoje, pode ler na imprensa regional, nomeadamente nos jornais “Correio do Minho” e “Diário do Minho” (neste último com honras de 1.ª página), a notícia da inauguração da ponte sobre o rio Homem.Vila Verde e Terras de Bouro inauguraram obra desejada há décadas
A ponte está aberta há mais de dois anos e as populações das duas margens do rio Homem estão habituadas a utilizá-la como forma de atravessar o curso de água. Porém, só ontem, concluídos que estão todos os acessos, é que os povos de Souto (Terras de Bouro) e de Valbom S. Pedro (Vila Verde) puderam assistir à inauguração oficial da travessia que se chama ponte Dr. Artur Adriano Arantes, em homenagem a um médico que serviu as populações desta zona do vale do Homem, também conhecido por “João Semana” ou “médico dos pobres”. A abertura desta ponte foi o concretizar de um sonho que era acalentado desde a década de 40 do século passado, tendo implicado um investimento global que rondou os 800 mil euros. O presidente da Câmara de Vila Verde aproveitou a ocasião para reafirmar que, juntamente com o seu homólogo de Terras de Bouro, vai continuar a reclamar junto do Governo a concretização da Via Intermunicipal Homem-Lima. A ponte está aberta há mais de dois anos e as populações das duas margens do rio Homem estão habituadas a utilizá-la como forma de atravessar o curso de água. Porém, só ontem, concluídos que estão todos os acessos, é que os povos de Souto (Terras de Bouro) e de Valbom S. Pedro (Vila Verde) puderam assistir à inauguração oficial da travessia que se chama ponte Dr. Artur Adriano Arantes, em homenagem a um médico que serviu as populações desta zona do vale do Homem, também conhecido por “João Semana” ou “médico dos pobres”. A abertura desta ponte foi o concretizar de um sonho que era acalentado desde a década de 40 do século passado, tendo implicado um investimento global que rondou os 800 mil euros. O presidente da Câmara de Vila Verde aproveitou a ocasião para reafirmar que, juntamente com o seu homólogo de Terras de Bouro, vai continuar a reclamar junto do Governo a concretização da Via Intermunicipal Homem-Lima.
Fonte: Diário do Minho, em 27-09-2010
Também pode ler no “Correio do Minho”, com o título:
Terras de Bouro e Vila Verde ligadas por sonho antigo
O histórico e sonhado abraço rodoviário sobre o rio Homem, nas freguesias de Valbom S. Pedro (Vila Verde) e Souto (Terras de Bouro), foi concretizado este domingo após décadas de luta protagonizada por autarcas de ambas as margens do rio Homem.
Os autarcas de Vila Verde (António Vilela) e Terras de Bouro (Joaquim Cracel) foram felizes ao escolher o nome do Dr. Artur Adriano Arantes para a nova ponte pela qual lutaram autarcas como António Cerqueira, Bento Morais, José Manuel Fernandes, na margem direita, e José Araújo, Ferreira Afonso, na margem esquerda.
A Ponte Dr. Artur Adriano Arantes vem «abrir novas pontes para o desenvolvimento conjunto dos dois lados do rio Homem, dos dois Municípios, destas terras ‘banhadas’ por este rio e por todos aqueles que procuram e anseiam por novas oportunidades» — disse o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. O seu homólogo de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana, falou de «uma obra útil e essencial para o progresso e bem-estar das populações destes dois concelhos e para aqueles que a utilizam».
Médico dos pobres perpetuado
As freguesias que se unem directamente nesta travessia uniram-se e atribuíram o nome do médico Dr. Artur Adriano Arantes, um ‘filho dos dois concelhos’ e figura grata das gentes do Vale do Homem.
O ‘médico dos pobres’ vê perpetuado o seu nome num equipamento público que as gentes do Vale do Homem ambicionavam desde a década de quarenta do século passado. «Uma surpresa inesperada», acabaria por afirmar a sua filha, a professora já aposent ada Ernestina Arantes, presente na cerimónia. Para Joaquim Cracel Viana, trata-se de uma “justa homenagem a um médico altruísta, que pôs a sua vida à disposição das gentes destas terras».
Os autarcas de ambos os lados nunca desistiram e sempre pugnaram por esta obra e pela afirmação do Vale do Homem que necessita agora da Via Intermunicipal Homem-Lima, uma via essencial ao desenvolvimento desta zona.
Esta via é um passo decisivo e forte no combate à desertificação que atinge esta zona.
Para o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana, «esta ponte é um bem de todos, o resultado do esforço de muitos autarcas e das gentes deste Vale. Aplaudo, por isso, os que se envolveram na concretização desta ponte».
Já antes, o presidente da Junta de Freguesia de Souto, Terras de Bouro, Horácio Costa, lembrava que «foi uma obra muito ansiada», recuando aos anos 40 do século passado.
Recordou que a ponte começou a ser reclamada após a morte de sete pessoas que atravessavam o rio provenientes da Feira de Covas. «Mas, só após o 25 de Abril, é que a obra voltou a ser lembrada», vincou, para notar que «para chegar de automóvel ao outro lado do rio era necessário percorrer 25 kms, passando a ponte de Rodas, em Caldelas».
Só em 2005, muitos anos após alimentar o sonho, «após persistência dos autarcas de então», o Governo assina um contrato que permite lançar a obra.
De Valbom S. Pedro, João Alberto Dias afirma: «estávamos ligados pela tradição, pela partilha cultural e por fortes laços de amizade, mas esta ponte torna essa aproximação ainda maior».
Fonte: Correio do Minho, em 27-09-2010

domingo, 26 de setembro de 2010

Ribeira: Festa de S. Mateus

Hoje, à noite, o blogue Terras de Bouro esteve na festa em honra de S. Mateus, na Ribeira. O conjunto popular de Manuel Silva e Amigos animava a festa. A iluminação estava lindíssima, principalmente a da igreja. Aproveitamos para mostrar a beleza do altar-mor e do andor de S. Mateus. Eis algumas fotos.

Ponte Dr. Artur Adriano Arantes

Hoje, foi dia de festa para as populações ribeirinhas. As gentes de Souto, de Valbom S. Pedro e de outras partes dos concelhos de Terras de Bouro e de Vila Verde juntaram-se para inaugurar, solenemente, a ponte de Souto que a partir desta data se chama Ponte Dr. Artur Adriano Arantes.
Nesta inauguração há a destacar a presença da filha do Dr. Artur Arantes, professora Ernestina, e a presença do Dr. José Araújo, antigo Presidente da Câmara de Terras de Bouro e Governador Civil de Braga.

Pode ler-se na placa de inauguração:
“Homenagem aos povos e autarcas que durante décadas pugnaram pela ligação entre os dois concelhos.
Inaugurada por Joaquim Cracel Viana, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, António Vilela, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Horácio Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Souto e João Alberto Esteves Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Valbom (S. Pedro).”
Depois da cerimónia, os festejos prosseguiram com a actuação do Ranho Folclórico das Lavradeiras de Paçô e houve comes e bebes para o povo.

Terras de Bouro perde com o Marinhas

Hoje, o Terras deslocou-se ao reduto do Marinhas tendo perdido o jogo pela diferença mínima. Com menos um jogo, o Terras de Bouro ocupa, provisoriamente, o 10.º lugar da tabela classificativa (falta o resultado do CD Celoricense com o Pevidém).

Grupo Desportivo do Gerês vence Panoiense FC

Hoje, o Grupo Desportivo do Gerês venceu em casa o Panoiense FC por 2-1. Quando foi feito este post ainda não estavam disponíveis alguns dos resultados desta 2.ª jornada. Não obstante, o Gerês ocupa o 3.º lugar da tabela classificativa.

Paçô: David Gonçalves nas Festas de S. Miguel

No dia 2 de Outubro, às 21:00, o cantor terrabourense David Gonçalves dará mais um espectáculo em Paçô – Vila Verde. Se é fã de David não perca mais esta oportunidade de vê-lo ao vivo!
Entretanto, constatamos que o CD “Morto a Respirar” continua a fazer muito sucesso entre nós e não só, o que pode ser verificado pelo cartaz de divulgação das festas de S. Miguel que publicamos neste post.
Parabéns a David Gonçalves por ser mais um terrab
ourense a divulgar o nosso concelho!

Barragem de Caniçada: buscas encontraram jovem já sem vida

A GNR montou ontem uma grande operação de busca para encontrar um homem de 31 anos cujo automóvel estava abandonado há dias junto às pontes que dão acesso a Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro.
O homem foi localizado - já cadáver - ontem de manhã.
Já na sexta-feira, tinham sido realizadas buscas depois da GNR ter sido alertada para a presença de um veículo, trancado, mas com as chaves na ignição.
O alerta foi dado pelo proprietário de um café da zona que já se tinha apercebido da viatura ali estacionada na noite de quarta para quinta-feira.
Na sexta-feira, o empresário estranhou que o automóvel permanecesse no local e alertou a GNR do Gerês.
As primeiras diligências foram para apurar a propriedade do veículo, registado em nome de um cidadão de 31 anos, natural e residente em Montemor-o-Velho, mas a trabalhar na ‘Petrogal’, em Leça da Palmeira, revelou fonte policial.
A GNR apurou também que o indivíduo, solteiro, já não contactava a família desde quarta-feira.
As buscas de sexta-feira, na envolvente do local onde estava a viatura, foram infrutíferas e ontem foram mobilizados diversos meios na tentativa de localizar o indivíduo.
No terreno estiveram seis militares da Unidade Especial de Operações Subaquáticas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, que vieram de Lisboa, e mais dez militares da Companhia do GIPS sediada em Braga; duas embarcações; um binómio de busca e salvamento do Comando Territorial do Porto; um binómio de patrulha da Equipa Cinotécnica do Comando Territorial de Braga; nove militares do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso e elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, que também participaram no primeiro dia de buscas.
O cadáver foi localizado pelas 09h30 junto à margem direita, entre a Ponte de Rio Caldo e a barragem da Caniçada.
Inspecção judiciária do local
Os mergulhadores da GNR recolheram, também, no local, vestígios subaquáticos, uma inspecção judiciária importante para esclarecer as circunstâncias da morte deste jovem.
Cumpridas as formalidades legais, o corpo foi removido pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro para o Gabinete Médico-Legal de Braga.
No automóvel, era visível um envelope, o que remete para a tese de suicídio, a confirmar pelo resultado da autópsia.
Fonte: Correio do Minho, em 16-09-2010

sábado, 25 de setembro de 2010

Jornadas Europeias do Património assinaladas em Terras de Bouro

A Câmara de Terras de Bouro associa-se às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada a nível nacional pelo IGESPAR, que visa promover a sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.
Neste sentido a Câmara Municipal, em parceria com a ADERE e a JovemCoop – Jovem Cooperante Natureza/Cultura, promove um leque de actividades, subordinadas ao tema deste ano: “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, no sentido de reforçar o vínculo entre o património cultural e a sociedade, através do envolvimento activo das pessoas e das comunidades com lugares que propiciem o dinamismo cultural e da interacção social.

No dia 25 de Setembro, a autarquia convida a uma visita (grátis durante as Jornadas) ao Museu de Vilarinho da Furna/Porta do P.N.P.G, no Campo do Gerês, no qual decorrem diversas actividades, designadamente e durante a tarde, ateliers, apresentação, às 21:00h, do livro “Mei Ling” – Uma mentira infame. Uma vingança eterna”, do escritor Carlos Ribeiro, seguida da actuação do grupo “Macaquinhos de Imitação.
No Domingo, dia 26, pelas 10:00h, está agendada uma visita guiada e interpretada à Porta do Campo do Gerês e um percurso pedestre guiado e interpretado entre a Bouça da Mó e a Portela do Homem, na Geira.
Pelas 18h00 e após mais uma tarde de ateliers de reutilização de materiais, na sessão de encerramento, os visitantes poderão deliciar-se com a actuação do Grupo Coral de Guadalupe – interpretação de “Músicas do Mundo”.
Fonte: Mais Actual, em 25-09-2010

Campo do Gerês: percurso Veiga de S. João

No âmbito do programa dos percursos pedestres concelhios, a autarquia de Terras de Bouro organiza amanhã, dia 26 do corrente, pelas 9:00, a Caminhada da Veiga de S. João, nesta freguesia, com partida junto ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Fuma, na distância de 3 km e com a duração prevista de duas horas.

Futsal: Núcleo Rio Homem 3 – Cabeçudense 4

Hoje, dia 25 de Setembro, a equipa de Futsal do Núcleo Rio Homem estreou-se no campeonato da 1.ª Divisão da AF Braga, recebendo em casa a equipa do Cabeçudense, mas perdeu o jogo por 4-3.
Não foi a estreia que desejaríamos, mas ainda há muito campeonato para jogar. Esperemos que o Núcleo Rio Homem engrene nas vitórias.

Reunião ordinária da Assembleia Municipal (27 de Setembro)

A Assembleia Municipal de Terras de Bouro irá reunir em Rio Caldo, em sessão ordinária, no próximo dia 27 do corrente mês, a partir das 14:30.Esperemos que desta vez o nosso distinto Presidente da Assembleia Municipal respeite a hora do início dos trabalhos. É tempo de começar a ter respeitinho pelos deputados municipais, pelos deputados da nossa terra! Pelo menos isso! Horas são horas e esta sessão não deverá começar às 15:00 ou 15:15! Também se espera, do nosso caríssimo deputado, que respeite a ordem de trabalhos porque uma ordem de trabalhos é uma ordem de trabalhos! Não é o senhor Presidente da Assembleia Municipal que faz a ordem de trabalhos?
Pelo jeito para as bandas de Melgaço não há horas e como se é deputado vai-se fazendo aquilo que se quer!

Empresa das Águas do Gerês: a era de Honório de Lima

Dentre os vultos que fizeram parte das primeiras gerências da Empresa das Águas do Gerês, cuja resenha histórica agora retomamos por, em antes, não termos disposto de espaço adequado para o efeito, destaca-se a prestigiada figura do capitalista portuense Eduardo Honório de Lima.
A sua passagem pela gerência dessa empresa, nos anos 20/30 do século passado, marcou uma época de elevado fulgor na vida da EAG, um período áureo consubstanciado nas inaugurações da colunata, do parque das termas e do "Bairro dos Pobres", na Assureira.

Os projectos da colunata, tal como os do parque e do bairro social, faziam parte, aliás, das cláusulas constantes no primeiro contrato de concessão da exploração termal, em 1896, onde era explícita a indicação de que para fazer face aos encargos avultados dessas obras, deveria a empresa destinar anualmente uma percentagem de 20% do produto dos bilhetes de águas computados em mil reis cada um, o que era equivalente a 10% do produto desses bilhetes ao preço de dois mil reis.
Inaugurada em 1926, à colunata ser-Ihe-ia dado o nome do seu dinâmico impulsionador, Honório de Lima, que ainda hoje se mantém numa lápide instalada logo no início do "passeio coberto", designação com que este "ex-Iibris" geresiano aparece mencionado nos primeiros alvarás de concessão, mesmo defronte à "buvete" termal. No Parque das Termas, onde além de árvores exóticas de grande porte, seleccionadas pelo então Regente Florestal, Tude de Sousa, viria a ser-Ihe atribuído pela empresa proprietária, o nome daquele conceituado técnico florestal, alentejano de nascimento, em reconhecimento dos relevantes serviços por ele prestados ao Gerês e à sua serra, durante 15 anos, foi construído um lago com barcos de recreio, cujo porto de embarque é feito a partir de umas monumentais grutas artificiais de belo efeito.
De salientar, entretanto, que a acção de Honório de Lima no Gerês não se quedou apenas à sua actividade empresarial. Nascido no Maranhão, Brasil, em 21 de Novembro de 1856, veio para o Porto, terra dos seus antepassados, ainda jovem, onde passou a viver numa quinta de Cedofeita.
Cedo começou a revelar, na Cidade Invicta, a sua propensão para as actividades culturais, para além de comerciante de créditos firmados que lhe granjearam enorme prestígio e reputação. Em 26 de Abril de 1884 consorciou-se com O. Elisa Adelaide de Bessa Cardoso (1861-1947), senhora de grande estrutura moral e elevado espírito solidário que em muito ajudou os pobres do Gerês naqueles tempos difíceis. Habituais frequentadores desta estância termal, hospedavam-se, habitualmente, no Hotel Universal, sendo o quarto preferido deste benemérito casal, o último do 1° andar, voltado para a Avenida Manuel Francisco da Costa, no topo norte, paredes meias com o balneário de 1.ª classe.
Distinguiu-se este casal nas suas estadias no Gerês pelas suas generosas acções de benemerência….
Pode continuar a leitura deste belíssimo texto assinado pelo Dr. Agostinho Moura, na edição do jornal Geresão, de 20-09-2010.

Dia do Município: homenagem ao Professor Dr. Emídio Ribeiro

O Professor Dr. Emídio Ribeiro (primeiro médico e professor catedrático geresiano) vai ser homenageado, no dia 20 de Outubro – dia do Município, pela Autarquia de Terras de Bouro. Esta merecida homenagem decorrerá na Vila do Gerês.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Gerês: Comissão de Festas 2011

A Comissão de Festas da padroeira do Gerês, S.ta Eufêmia, para o próximo ano é constituída pelos seguintes elementos: Juiz, António Ferreira; Juíza, Marinha Esteves; Secretária, Maria Alice Braga Fernandes Ferreira; Tesoureiro, Luís Carlos Pereira Vieira; Mordomos, Alexandre Rebelo, António Manuel Silva; António Manuel Silva Teixeira, João David Alves Martins, Jorge Manuel Príncipe Carvalho, José Joaquim Pereira, Marco António Vieira Eiras, Miguel Cunha, Pedro Vasconcelos, Ricardo Costa; Mordomas, Mara Espada, Maria da Conceição Eiras da Silva, Matilde Príncipe, Nancy Filipa Silva Paulino, Sara Madeira, Soraia Branco e Teima Lameira.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Gerês: convívio de antigos alunos ensombrado

A morte súbita de um colega entristeceu grupo de amigos do Gerês.

Vila do Gerês: atenção aos CTT

Integrada numa estratégia economicista, a estação dos CTT desta vila, que serve as freguesias de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdosende, acabou de ver suspenso o seu Centro de Distribuição Postal (CDP), que passou para Vieira do Minho. Em resultado dessa medida discutível que não foi dada a conhecer, atempadamente, aos respectivos utentes, a Estação do Gerês foi privada de um funcionário, embora continue a prestar aqui serviço mas a partir de Vieira do Minho, donde diariamente passou avir o correio numa carrinha, sendo suprimido, por isso, o serviço do camião dos CTT que, de 2.ª a 6.ª feira aqui se dirigia e daqui partia, a meio da tarde, no regresso a Vila Nova de Gaia. Pelos vistos, idêntica decisão foi tomada em relação aos CTT de Terras de Bouro, cujo CDP passou também para Amares. Há que estar atento a estas manobras que, lentamente, poderão visar o encerramento da nossa estação, tendo em conta, apenas e só, os interesses duma empresa que obtém, anualmente, largos milhões de euros de lucros...E o resto, como os interesses do público, é paisagem...
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

JovemCoop levou novos membros à Abadia e ao S. Bento da Porta Aberta

A JovemCoop promoveu recentemente uma actividade com o objectivo de acolher e entrosar os membros, com idades entre os 10 e os 16 anos, que se inscreveram na associação em Julho deste ano.
O objectivo principal desta actividade visou aliar a componente histórico e patrimonial à vertente ambiental. Assim, os participantes do "Estamos Activos" visitaram o Mosteiro de Santa Maria de Bouro em Amares. Chegados aqui, conheceram a arquitectura deste mosteiro e puderam, ainda, ouvir a contextualização histórica do monumento.
Após isso, os participantes fizeram uma caminhada a pé entre o Mosteiro de Santa Maria de Bouro e o Santuário da Abadia, percorrendo o tradicional caminho de Arrebentaço, muito usado pelos peregrinos que seguem para o Santuário do S. Bento.

Ainda nesse dia, foram convidados a participar em jogos populares e tradicionais, que, infelizmente, são raramente fruídos pelas camadas mais jovens. Jogo do Fito, a Corrida de Sacos, o Lencinho e a Chave Silenciosa foram algumas das actividades que puseram à prova a destreza dos nossos membros.
No dia seguinte, os jovens envergaram as mochilas e empunharam os bastões e seguiram desde o Santuário da Abadia (Amares) até ao Santuário do S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, fazendo o caminho dos peregrinos. Esse percurso passa por zonas onde se vislumbram paisagens bonitas e carregadas de história. Como ao longo do caminho foram verificando que o mesmo estava muito poluído, sobretudo com garrafas plásticas de água, latas de refrigerantes e pilhas de lanterna, os novos cooperantes encetaram uma acção, espontânea, de limpeza que ajudou a dignificar o caminho.
Após quase oito quilómetros pelo monte e pelo caminho dos peregrinos, os novos cooperantes chegaram ao Santuário do S. Bento onde puderam assistir a várias manifestações de devoção e sacrifício realizadas por várias pessoas.
Fonte: Diário do Minho, em 24-09-2010

Núcleo Rio Homem: campeonato da 1.ª Divisão de Futsal

Amanhã, dia 25 de Setembro, a equipa de Futsal do Núcleo Rio Homem estreia-se no campeonato da 1.ª Divisão da AF Braga recebendo em casa a equipa do Cabeçudense.

Reunião do Partido Socialista

Hoje à noite, na Vila de Terras de Bouro, teve lugar uma reunião concelhia do Partido Socialista.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A artista terrabourense Luzia Teixeira inaugura exposição em Guimarães

Inauguração da Exposição de Artes Plásticas - Pintura, “Descobrir Portugal..." Via del Sole
O Blogue Terras de Bouro teve a honra de receber um convite da artista terrabourense Luzia Ferreira Teixeira, radicada em Guimarães, para a Inauguração da Exposição de Artes Plásticas - Pintura, “Descobrir Portugal..." Via del Sole, que terá lugar no próximo dia 4 de Outubro de 2010, pelas 21:30, na galeria da Sede das Juntas de Freguesia da Cidade de Guimarães.
Guimarães, Fafe e Terras de Bouro são os temas de eleição da autora para esta mostra.
Esta exposição estará patente até ao dia 24 de Outubro.

Ribeira: grandiosas festividades em honra de S. Mateus

As festas em honra de S. Mateus, com grande tradição entre nós, decorrem no próximo fim-de-semana, nos dias 24, 25 e 26.
Entretanto, no dia 21 de Setembro, pelas 20:00, já foi celebrada eucaristia em honra de S. Mateus.
Eis o Programa:
Dia 24
Música gravada a cargo da Casa Ferreira de Sequeiros - Amares
- 21:00 – Eucaristia e procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima
- 22:00 – Entrada do Rancho Folclórico de Valdreu – Vila Verde
Dia 25
- 09:00 – Confesso na Igreja Paroquial e durante o dia música gravada
- 22:00 – Entrada em palco do espectacular grupo popular Entrelynhas, de Sidrós, Ferral
Dia 26
- 10:00 – Missa cantada pelo grupo coral da freguesia
- 15:00 – Entrada da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 671, de Lomar - Braga
- 16:00 – Início dos actos religiosos com terço e sermão, seguindo-se a tradicional procissão com diversos andores e figurados
- 21:30 – Actuação do conjunto no coração do Alto Minho de Manuel Silva e Amigos

Encontro de poetas no Gerês: Poveiros Premiados

Os poetas poveiros Albina Dias e Fernando Pereira foram premiados no concurso de quadras, promovido pelo Município de Terras de Bouro, que decorreu, sábado, no Auditório do Centro de Animação da Vila do Gerês.
O evento reuniu mais de uma centena de poetas oriundos de todo o País, cabendo a sua organização ao jornal “Poetas & Trovadores” e à Associação de Escritores Minhoto – Galaicos “Calidum”.
Fonte: Jornal a Voz da Póvoa, em 22-09-2010

Luso Poemas: Escritor terrabourense João Luís Dias já foi lido por 50.000 pessoas

O blogue Terras de Bouro entrou há instantes no blogue do escritor terrabourense João Luís Dias e publica o seguinte texto:
Luso Poemas - A minha homenagem
No dia 18 de Dezembro de 2009, por “acidente” - desconhecia este espaço da NET - entrei no site Luso Poemas. Gostei e passei a escrever os meus poemas, textos e algumas homenagens por lá.
Para espanto meu, passados 9 meses, apenas, fui lido por 50.000 pessoas.
Para os mentores e administradores do site, usuários (poetas) e leitores, o meu muito obrigado.
Pela língua portuguesa, pela poesia e cultura em geral, a merecida homenagem!
Parabéns a todos os poetas de lá.
Luso Poemas Clique
AQUI e AQUI

Nota: o site é português – de Portugal – e aberto a quem escreve e gosta de poesia em língua portuguesa.
E, pelos vistos, muitos gostam!...

Felicitamos o nosso Poeta da Montanha! Parabéns!

Apoio aos Grupos Desportivos do Concelho

O Município de Terras de Bouro deliberou recentemente, aprovar a política de apoios aos grupos desportivos do concelho que participam nas provas da AF Braga na época agora iniciada, assim como o apoio nas despesas de funcionamento.
Assim, ao Grupo Desportivo do Gerês (I Divisão Distrital) foi-lhe atribuído o subsídio global de 42.500 euros/ano.
A Associação Desportiva de Terras de Bouro (Divisão de Honra) receberá o subsídio global 47.500 euros/ano. Haverá ainda um subsídio de 300 euros mensais por escalão, durante 9 meses (Setembro a Maio) e um subsídio pontual de 500 euros para cada escalão de formação inscrito na AF Braga, destinados a custear as despesas com a inscrição e apoio médico das secções juvenis.

Ao Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Rio Caldo foi atribuído o subsídio de 10.000 euros distribuídos por dez prestações, para participar com as equipas de juvenis e iniciados no campeonato distrital de Futsal e manutenção das escolinhas.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comemoração do Centenário da República

O Centenário da República Portuguesa irá ser comemorado, no dia 5 de Outubro, em Terras de Bouro, como seguinte programa: 10,30 h, execução do Hino Nacional pela Banda de Música de Carvalheira que, à mesma hora, será interpretado por mais de 200 bandas filarmónicas do país, na sede dos respectivos concelhos; 10,45 h, inauguração da exposição de cartazes alusivos à República, nos Paços do Concelho; 11 h, intervenção histórica sobre a República; 11,30 h, Concerto da República pela Banda Musical de Carvalheira.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Deliberações do Município (Julho e Agosto)

O Município de Terras de Bouro, na sua reunião de 29 de Julho, deliberou: aprovar o Protocolo de Colaboração entre este Município e a Associação Unidade de Acompanhamento e Coordenação para o Alto Cávado, tendo por objectivo a promoção do Centro Urbano da Vila do Gerês; concordar com um pedido apresentado pela Sra. Maria Lucinda Freitas Costa, para pagamento do ATL do seu educando; aprovar a candidatura ao programa "SOLARH", relativo à Sra. Maria Alcina Araújo Esteves; homologar a lista unitária de ordenação final de procedimento concursal para ocupação de um posto de trabalho da carreira e categoria de técnico superior - área da Educação; homologar a lista unitária de ordenação final de procedimento concursal para ocupação de um posto de trabalho da carreira e categoria de técnico superior - Gabinete de Inserção Profissional; homologar a lista unitária de ordenação final de procedimento concursal para ocupação de um posto de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico - área de Ambiente; homologar a lista unitária de ordenação final de procedimento concursal para ocupação de dois postos de trabalho da carreira de assistente operacional e categoria de encarregado operacional - área da educação; deferir o pedido de isenção de taxas formulado, pela Comissão de Festas da Senhora da Saúde e Senhora das Angústias de Vilar da Veiga; aprovar por unanimidade que o horário de funcionamento de esplanadas é o mesmo que o atribuído ao estabelecimento comercial que lhe está subjacente; aprovar a contratação de dois electricistas, com experiência na área, em regime de avença; aprovar a contratação de um jardineiro e um cantoneiro de limpeza, em regime de avença. Entretanto, na reunião de 26 de Agosto, deliberou-se: atribuir um subsídio à Associação Cultural Nova Vida da Balança, para aquisição de quatro microfones, no montante de 533,00 Euros; executar a obra de pavimentação de um caminho público no lugar de Vau/Ribeira, por administração directa ou transferência para a Junta de Freguesia, no montante de 1.268,00 Euros + IVA; transferir para a Junta de Freguesia da Ribeira, o montante de 9.211,44 Euros para construção de muros de suporte no lugar de Gogide; executar a obra, de reparação de caminho no interior do lugar de Bouças/Gondoriz, por administração directa ou transferência para a Junta de Freguesia, no montante de 1.411,00 + IVA; executar a obra de alargamento de uma curva no estradão do Outeiro/Souto, por administração directa ou transferência para a Junta de Freguesia, no montante de 2.611,50 Euros; executar a obra de arranjo do caminho do Coutinho -Matavacas/Rio Caldo, por administração directa ou transferência para a Junta de Freguesia, no montante de 2.980,00 Euros + IVA; transferir para a Junta de Freguesia do Campo, o montante de 1.213,57 Euros para reposição da calçada que ficou danificada devido à queda de um muro de suporte; fornecer materiais à Junta de Freguesia de Chamoim para colocação de um portão no campo de futebol no valor de 206,48 Euros + IVA; fornecer materiais à Junta de Freguesia de Chamoim para colocação de tampas de protecção em vários aquedutos, bem como a colocação de uma vedação/gradeamento num talude no lugar de Pergoim no valor de 713,40 Euros + IVA; transferir para a Junta de Freguesia de Moimenta, o montante de 4.293,20 Euros para pavimentação dos largos sobrantes da Estrada 205-3 e 307; aprovar o projecto de ampliação do Cemitério de Pereiró, Vilar da Veiga e transferir para a Junta de Freguesia o montante de 10.572,46 euros para pagamento da 1.ª fase da obra, já executada; atribuir um apoio financeiro à Junta de Freguesia de Valdosende, no montante de 1.000,00 Euros, para pagamento da mão-de-obra realizada com a reinstalação das tubagens de adução em Vilar a Monte e Assento; tomado conhecimento da acta da Praça Pública de venda em hasta pública de uma grua; atribuir um subsídio no valor de 69,55 Euros ao agrupamento de Escolas do Vale do Homem para pagamento do seguro realizado com o passeio de Cicloturismo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês; aprovar a politica de apoios aos Grupos Desportivos do Concelho que participam nas provas da Associação de Futebol de Braga para a época 2010/2011 e para despesas de funcionamento; aprovar os critérios para atribuição de subsidios de transportes escolares; aprovar a proposta sobre os valores a atribuir pelo fornecimento de refeições e transportes escolares do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o ano lectivo 2010/2011; deliberado proceder à distribuição de verbas pelos Jardins-de-infância e Escolas do 1.º ciclo; atribuir um subsídio de 1.987,50 Euros, ao Núcleo Rio Homem, para pagamento da inscrição da equipa de Futsal e dos atletas na Associação de Futebol de Braga; transferir a verba de 3.000,00 Euros para a Junta de Freguesia de Rio Caldo para pagamento de despesas efectuadas com diversas actividades.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Subsídios Camarários: Transportes Escolares

No ano lectivo agora iniciado, serão observados os seguintes critérios nos subsídios camarários de transportes escolares: comparticipar em 100% os passes dos alunos do Ensino Especial e em 50% os passes dos alunos do Ensino Secundário.
Para atribuição do passe escolar em 100% é considerado como limite máximo de capitação do respectivo agregado familiar, o valor de 50% do salário mínimo nacional (237,50). O prazo limite para a apresentação de pedidos será o dia 30 do corrente, sendo uma das condições para a obtenção do subsídio o aproveitamento escolar no ano lectivo anterior. São excluídos os pedidos do Ensino Recorrente particular.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-09-2010

Em Terras de Bouro, 13 perderam o trabalho

Mais de mil perderam o trabalho em Agosto
Agosto foi um mês negro para os trabalhadores do distrito de Braga. Os últimos números divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) dão conta de que durante o último mês 1.036 pessoas perderam os postos de trabalho.
O mês de Agosto terminou com 54.598 inscritos nos centros de emprego do distrito de Braga, bem acima dos 53.562 desempregados registados no final de Julho.
Esta subida galopante do desemprego foi sentida em quase todos os concelhos do distrito, com excepção de Vieira do Minho (-9), Póvoa de Lanhoso (-45) e Celorico de Basto (-12), onde se verificaram ligeiras descidas nos números de inscritos nos centros de emprego.
Guimarães e Braga lideram a lista
Guimarães continua a ser o concelho mais afectado, registando 12.915 desempregados, mais 214 do que em Julho.
Braga é o concelho que se segue, contabilizando 10.546 inscritos no centro de emprego, mais 132 pessoas do que em Julho último.
No ‘pódio’ entra também Vila Nova de Famalicão, com mais 187 desempregados, perfazendo um total de 9.338 pessoas sem trabalho.
O desemprego subiu ainda nos concelhos de Amares (+44 desempregados), Barcelos (+141), Cabeceiras de Basto (+5), Esposende (+141), Fafe (+52), Terras de Bouro (+13), Vila Verde (+128) e Vizela (+35).
Mais quase três mil desempregados num ano
Uma comparação com o número de inscritos nos centros de emprego mostra que num ano o distrito de Braga ganhou mais 2.831 desempregados.
No final de Agosto de 2009, o número de inscritos era de 51.767. Um ano depois, como referido, são quase 55 mil as pessoas que se declaram sem posto de trabalho.
Fonte: Correio do Minho, em 2209-2010

Terras de Bouro discute 'Educação para o Turismo'

O auditório do Centro de Animação da estância termal da Vila do Gerês acolhe, no próximo dia 25 de Setembro, um seminário alusivo ao tema 'Educação para o Turismo', promovido pelo município terrabourense com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O encontro, no qual se pretenderá sublinhar, entre outros aspectos, que "a qualificação profissional, actualmente, não é suficiente quando se aborda a questão educacional em turismo" e que, assim sendo, será importante "promover a troca de experiências e vivências entre o autóctone/turista para que haja o enriquecimento do indivíduo e da sociedade".
O evento tenciona, pois, "não só abordar as questões da educação e qualificação profissionais, mas sobretudo, demonstrar, através de casos e experiências, a mais valia da educação para a valorização e preservação quer do património construído, ambiental e da cultura imaterial quer para um turismo mais saudável e mais participativo".
Fonte: Terras do Homem, em 22-09-2010