domingo, 8 de agosto de 2010

13 distritos com risco máximo de incêndio

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou este domingo em aviso de risco máximo de incêndio mais de uma centena de concelhos de 13 distritos do País.
O nível de aviso de risco máximo de incêndio está activo para concelhos do distrito de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.
Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, pelas 11h30 estavam em curso 22 ocorrências de incêndios florestais, dos quais seis mais significativos, dois em Terras de Bouro (Braga), um em São Pedro do Sul (activo desde as 16h04 de sexta-feira), Tabuaço (Viseu), Arcos de Valdevez (Viana Castelo) e Vale de Cambra (Aveiro).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Segundo informação disponibilizada pela Autoridade Nacional da Protecção Civil no seu portal, desde a meia-noite já foram registados 198 focos de incêndio florestal.
O incêndio que mais meios mobilizou é o que lavra em S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, onde mais de 230 homens combateram as chamas de um fogo com quatro frentes activas.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, os termómetros deverão este domingo subir até aos 37 graus em Beja, Évora e Castelo Branco. Lisboa chegará aos 36 graus, o Porto aos 29 e Faro aos 34 graus. Nas ilhas, as temperaturas irão rondar os 28 graus no Funchal e os 25 em Ponta Delgada.
Fonte: Jornal “Correio da Manhã”, em 8-08-2010

Sem comentários: