sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lista do Ministério tem dezenas de escolas que estão fechadas há anos

No dia 17 de Agosto, conforme já noticiou este blogue (clique AQUI), o Ministério da Educação indica escolas encerradas no nosso concelho que já estão encerradas há muito tempo. Os terrabourenses sabem que no ano lectivo 2009-2010 os alunos do 1.º ciclo frequentaram o Centro Escolar do Vale do Homem e que este foi inaugurado ainda no mandato do Dr. António Afonso.
A listagem das escolas do nosso concelho apresenta, certamente, gralhas que devem ser imputadas, unicamente, ao Ministério da Educação.

Dezenas de escolas do Ensino Básico citadas na lista de 701 que o Ministério da Educação (ME) pretende encerrar no início do ano lectivo afinal já não estavam a funcionar, nalguns casos "há anos", disseram, ao JN, nos últimos dias, vários autarcas indignados com o facto de aparecerem na lista nomes de escolas que já estão fechadas.
"São encerramentos-fantasma. É totalmente falso o encerramento das três escolas que constam do documento oficial. Uma delas - a EB1 de Boivão - já encerrou no ano lectivo anterior e as outras duas (Friestas e a da sede de concelho) não existem porque foram transformadas em Centros Escolares", denunciou o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes (PSD), condenando o "lapso" do ME.
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, eleito pelo PS, é ainda mais crítico quanto ao facto de as cinco escolas do concelho que aparecem na lista já não funcionarem.
"Não sabemos se servem apenas para aumentar o número das escolas encerradas no país com objectivos políticos e estatísticos, ou se é mais um erro do ME", disse Joaquim Cracel. O mesmo se passa com as 15 escolas de Ponte de Lima que constam da lista (algumas fechadas "há anos") e com duas escolas de Guimarães e oito de Rio Maior.
Fonte: Jornal de Notícias, em 20-08-2010

Sem comentários: