No dia 17 de Agosto, conforme já noticiou este blogue (clique AQUI), o Ministério da Educação indica escolas encerradas no nosso concelho que já estão encerradas há muito tempo. Os terrabourenses sabem que no ano lectivo 2009-2010 os alunos do 1.º ciclo frequentaram o Centro Escolar do Vale do Homem e que este foi inaugurado ainda no mandato do Dr. António Afonso.
A listagem das escolas do nosso concelho apresenta, certamente, gralhas que devem ser imputadas, unicamente, ao Ministério da Educação.
Dezenas de escolas do Ensino Básico citadas na lista de 701 que o Ministério da Educação (ME) pretende encerrar no início do ano lectivo afinal já não estavam a funcionar, nalguns casos "há anos", disseram, ao JN, nos últimos dias, vários autarcas indignados com o facto de aparecerem na lista nomes de escolas que já estão fechadas.A listagem das escolas do nosso concelho apresenta, certamente, gralhas que devem ser imputadas, unicamente, ao Ministério da Educação.
"São encerramentos-fantasma. É totalmente falso o encerramento das três escolas que constam do documento oficial. Uma delas - a EB1 de Boivão - já encerrou no ano lectivo anterior e as outras duas (Friestas e a da sede de concelho) não existem porque foram transformadas em Centros Escolares", denunciou o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes (PSD), condenando o "lapso" do ME.
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, eleito pelo PS, é ainda mais crítico quanto ao facto de as cinco escolas do concelho que aparecem na lista já não funcionarem.
"Não sabemos se servem apenas para aumentar o número das escolas encerradas no país com objectivos políticos e estatísticos, ou se é mais um erro do ME", disse Joaquim Cracel. O mesmo se passa com as 15 escolas de Ponte de Lima que constam da lista (algumas fechadas "há anos") e com duas escolas de Guimarães e oito de Rio Maior.
Fonte: Jornal de Notícias, em 20-08-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário