quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Incêndios: um mês de calor sem tréguas para bombeiros

Já lá vai um mês de ininterrupto inferno. O Verão tem-se revelado extremamente seco e quente, com algum vento nos montes que apenas tem agravado a situação dos incêndios e prejudicado os bombeiros no combate às chamas. Nos últimos dias, depois de muitos hectares ardidos, a ocorrência de incêndios florestais baixou finalmente no Vale do Homem, embora o trabalho continue intenso e apertado. No rescaldo, há a lamentar o ferimento de duas bombeiras vilaverdenses, no combate a um incêndio em Terras de Bouro.
Depois de uma quinzena em que as florestas vilaverdenses foram severamente atacadas, as últimas duas semanas estenderam o caos aos restantes concelhos. Terras de Bouro foi o que viveu momentos mais aflitivos, justificando mesmo a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Cracel, na frente de combate. Em solo terrabourense, o Gerês foi a zona mais afectada, com incêndios no interior do Parque Nacional e até mesmo perto da Vila. A mobilização de meios para a zona do Parque Nacional intensificou-se de forma massiva, levando mesmo ao teatro de operações o segundo comandante nacional da Protecção Civil, que assumiu a coordenação do combate às chamas, que só agora começam a ficar sob controlo.
Em Amares, a situação não foi tão grave, embora o monte de S. Pedro tenha sido também atacado nos últimos dias. Os trabalhos dos bombeiros deste concelho, contudo, centraram-se mais no auxílio a outras corporações.
Já em Vila Verde, o ‘inferno’ continuou, com dois incêndios de grandes dimensões a ocuparem as atenções dos bombeiros da paz. Foram os casos das ignições na freguesia de Dossãos e Escariz S. Martinho.
Fonte: Terras do Homem, em 19-08-2010

Sem comentários: