domingo, 15 de agosto de 2010

Câmara Municipal de Terras de Bouro promove o concurso de artes “Diversidartes”

Concurso de artes contra a pobreza no Vale do Cávado
As Câmaras Municipais do Vale do Cávado - Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde - e a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) promovem, no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (PNAECPES), o concurso de artes ‘Diversidartes’.
O concurso ‘Diversidartes’ tem por objectivo, através da arte, sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social.
As áreas artísticas a concurso são a fotografia, escultura, pintura, teatro, música e dança. Há prémios no valor de 200 euros para cada área.
O concurso dirige-se a todas as instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como à população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado.
A participação e a inscrição são gratuitas. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis em:
http://www.reapn.org/2010/ficheiros/Regulamento_Concurso_ diversidartes.pdf,
devendo as inscrições ser efectuadas até ao dia 30 de Setembro.

Teatro do Oprimido em Setembro
No âmbito do projecto '10 Construir', financiado pelo Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal promove igualmente um Ciclo de Peças de Teatro Fórum intitulado ‘Dar Voz’, com a presença do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra.

Teatro para reflectir sobre pobreza e exclusão
De acordo com a organização, pretende-se, com esta iniciativa e através do teatro, promover uma reflexão conjunta sobre vivências de pobreza e de exclusão, inclusivamente com vista à desconstrução de preconceitos acerca da pobreza e da exclusão social e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social.
O Teatro do Oprimido (TO) caracteriza-se pela utilização das técnicas da dramaturgia que visam precisamente favorecer a compreensão e a procura de alternativas para problemas pessoais e comunitários, estimulando reflexões sobre problemas vividos e explorando histórias do quotidiano.
Em Vila Verde, a apresentação da Peça de Teatro Fórum intitulado ‘Dar Voz’, com a presença do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra, terá lugar no dia 25 de Setembro, pelas 21h30, no Auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde. A entrada é livre mediante inscrição prévia e obrigatória. As inscrições podem ser realizadas, até cinco dias antes da respectiva peça.
Fonte: Jornal “Correio do Minho”, em 15-08-2010

Sem comentários: