sábado, 28 de agosto de 2010

Incêndios/Gerês: PSD pede apoio a pastores, reforço segurança em vias de montanha e reflorestação

O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, disse hoje que após os incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês o Governo tem de investir no apoio aos pastores, no reforço da segurança de vias e na reflorestação.Em declarações aos jornalistas, o deputado adiantou que o PSD vai apresentar, na reabertura dos trabalhos da Assembleia da República, um projecto de resolução sobre combate a incêndios, contendo propostas cujo conteúdo ainda está a ser ultimado mas que têm em conta as lições da chamada «época de incêndios».
Miguel Macedo falava aos jornalistas na barragem de Vilarinho das Furnas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde hoje se deslocou para se inteirar das consequências dos incêndios que assolaram a zona.
Na deslocação, em que participaram outros deputados do PSD eleitos por Braga, participaram o director do Parque Nacional, Lagido Domingues, o presidente da Câmara, Joaquim Cracel, do PS, membros da vereação, das juntas de freguesia e dos corpos de bombeiros.
O líder parlamentar disse que, “em primeiro lugar, é preciso prover com os meios necessários aqueles que vivem da pastorícia porque ficarem sem pastos de forma a que possam manter os seus rebanhos, que são uma fonte importante de rendimento económico”.
Defendeu que a segunda prioridade de intervenção no Parque se prende com questões de segurança, já que muitas das encostas das serras do Gerês e da Amarela ficaram completamente queimadas e têm problemas eventuais de queda de pedras”.
“Há aqui problemas de insegurança e que podem causar graves acidentes pelo que é preciso olhar com atenção para a questão, tendo em conta as vias que passam ao lado dos montes ardidos”, sustentou.
A terceira medida que o PSD preconiza é a de - referiu - “a seu tempo, se fazer a reflorestação que for necessária para repor a flora, a fauna e a paisagem”.
“É um trabalho que vai demorar mais tempo e que exige outro tipo de planeamento”, frisou.
Adiantou que o grupo parlamentar dos social-democratas vai apresentar, na reabertura da Assembleia da República, um projecto de resolução sobre o tema, com medidas baseadas na informação recolhida sobre o modo como correu o combate aos incêndios”
O deputado escusou-se, no entanto, a adiantar o teor da proposta, dizendo apenas que chamará a atenção para várias questões prementes.
Fonte: Correio do Minho, em 28-08-2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes incêndios todos deven-se ao mau estar entre o director do Parque e quem nele habita, tanta arrogância, chegou este paraquedista e vai mudar todo...