terça-feira, 31 de agosto de 2010

Incêndios: criadores de gado já podem pedir apoios

Ministro da Agricultura diz ser prematuro quantificar qual a verba final que será disponibilizada
O ministro da Agricultura garantiu hoje, em Terras de Bouro, que os criadores de gado e os pastores afectados pelos incêndios podem apresentar candidaturas a apoios à alimentação desde segunda-feira.
"Os serviços estão a acompanhar os agricultores com muito rigor porque se trata de aplicar bem os dinheiros públicos", afirmou António Serrano, dizendo ser prematuro quantificar qual a verba final que será disponibilizada, dado que a época de fogos só termina a 15 de Outubro.

O governante falava aos jornalistas no final da visita que efectuou à zona do monte de Santa Isabel para conhecer os efeitos na agricultura e pecuária locais dos incêndios que lavraram no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
António Serrano participou numa reunião com agricultores e pastores da Serra do Gerês, acto que contou com a presença do governador civil Fernando Moniz, do presidente da Câmara, Joaquim Cracel, e do director regional de Agricultura de Entre-Douro-e-Minho, António Ramalho.
Questionado sobre a posição tomada pelo Bloco de Esquerda, que exigiu ao Ministério a indicação do montante dos apoios aos pastores e criadores de gado que ficaram sem pastos, o governante disse que "é uma utopia" adiantar verbas, dado que os prejuízos finais só se conhecerão em Outubro, no fim do chamado período crítico de incêndios.
António Serrano disse que o despacho que assinou, atribuindo 40 euros por ovino ou caprino ou 100 euros por bovino aos criadores de gado de 150 freguesias afectados pelos incêndios, "é claro e não deixa dúvidas".
Fonte: Rádio Renascença, em 31-08-2010 (inserido às 23.52)

Sem comentários: