terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje, no Diário do Minho “Terras de Bouro recebe delegação de cidade francesa geminada”

A Câmara Municipal de Terras de Bouro vai acolher no próximo fim de semana uma delegação de duas dezenas e meia de cidadãos da cidade francesa de Saint Arnoult-en-Yvelines.
A deslocação da comitiva inscreve-se no âmbito da geminação do município de Bouro com a cidade francesa situada nos arredores de Paris, e que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses.
Segundo a autarquia de Terras de Bouro, «a representação francófona realizará, em conjunto com as respetivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de aatividades de carácter turístico e cultural». A reedição do intercâmbio vem na linha das realizações dos anos anteriores e tem por objectivo «o aprofundamento das relações entre as duas comunidades», acrescenta a edilidade terrabourense, salientando «a aposta na projeção turística que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de intercâmbios».
No centro da geminação está ainda «a sempre importante criação de laços entre as duas identidades envolvidas, nomeadamente, nos aspetos de natureza cultural, social, desportiva e gastronómica», acrescenta fonte municipal, fazendo saber que a delegação francesa será chefiada pelo autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Jean-Claude Husson, e pela presidente da Comissão de Geminação Francesa, Collette Bumillier.
A cidade Saint Arnoult-en-Yvelines integra a região Île-de-France, que é a que mais mais contribui para a criação de riqueza, em França, com um Produto Interno Bruto “per capita” próximo dos 48.000 euros. Situada a cerca de 14 quilómetros da simbólica cidade de Rambouillet, Saint Arnoult-en-Yvelines mantém uma economia com predomínio do setor primário.
Fonte: Diário do Minho, em 23-04-2013

Sem comentários: