terça-feira, 30 de abril de 2013

Centro Municipal de Valências de apoio à Comunidade Local de Terras De Bouro - aviso de abertura aas inscrições para as ATL’s (Atividades de Tempos Livres) do Verão de 2013

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro, irá proporcionar às crianças e jovens de todo o concelho Atividades de Tempos Livres – ATL, durante as férias do Verão de 2013 (de 17 de junho a 6 de setembro).
AVISO DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA AS ATL’S (ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES) DO VERÃO DE 2013 NO:
- VALE DO HOMEM (Centro Municipal de Valências)
- VALE DO CÁVADO (Escola Primária de Paredes – Rio Caldo)
Esta valência irá funcionar no Vale do Homem no edifício do Centro Municipal de Valências localizado nas antigas instalações da Escola Primária da sede do concelho (dirigido às crianças das freguesias da Balança, Brufe, Campo, Carvalheira, Chamoim, Chorense, Cibões, Covide, Gondoriz, Moimenta, Monte, Ribeira, Souto, Vilar) e no Vale do Cávado na Escola de Paredes – Rio Caldo (dirigido às crianças das freguesias de Rio Caldo, Valdosende e Vilar da Veiga).
As regras de funcionamento para a ATL de Rio Caldo serão as mesmas dos anos anteriores.
As regras de funcionamento da ATL do Centro Municipal de Valências, como se trata do primeiro ano de funcionamento, serão as seguintes:
A ATL funcionará de 17 de junho a 6 de setembro de 2013.
No período compreendido entre o dia 17 de Junho e 5 de Julho o Centro Municipal de Valências, por razões de logística, não assegura o fornecimento de refeições às crianças que frequentem a ATL.
De 8 de julho a 6 de setembro serão asseguradas as refeições pelo Centro Municipal de Valências para as crianças interessadas em usufruir das mesmas.
A frequência da ATL estará sujeita apenas ao pagamento do valor da refeição (2,50 euros/dia), para aqueles que pretendam almoçar no Centro Municipal de Valências, sendo gratuita para as crianças que não pretendam almoçar no Centro Municipal.
Os lanches da manhã e da tarde serão assegurados pelo Município de Terras de Bouro a todas as crianças (independentemente de almoçarem ou não no Centro Municipal de Valências e desde o dia 17 de Junho até ao dia 6 de setembro).
A frequência da ATL depende de prévia inscrição. Na ficha de inscrição deverão ser assinaladas as semanas em que a criança pretende frequentar a ATL.
Nos casos em que a criança opte por almoçar no Centro Municipal de Valências, será obrigatório o pagamento das refeições referentes às semanas em que se inscreveu independentemente de frequentar ou não a ATL.
As Atividades de Tempos Livres são atividades que permitem a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens de uma forma segura, lúdica, responsável e divertida.
Possibilitam que os pais possam ir trabalhar e cuidar dos seus afazeres do dia-a-dia sem estarem preocupados com os seus filhos.
As Atividades de Tempos Livres fomentam a relação interpessoal entre as crianças e crianças/adultos, de modo a que cresçam de uma forma saudável e equilibrada.
Com a presença de profissionais e condições adequadas, as atividades contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivo-emocionais das crianças e jovens (raciocínio lógico, expressão, comunicação, imaginação, criatividade, sentimentos).
Com a disponibilização das ATL’s de Verão o Município de Terras de Bouro pretende proporcionar às crianças e jovens deste concelho:
• Atividades lúdico-educativas nos domínios da expressão plástica, comunicação, multimédia e de convívio e tempos livres de crianças e jovens;
• Promoção de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeducativo, cultural e valorização pessoal de crianças e jovens, como resposta de integração social, viabilizadora do combate e prevenção de situações de exclusão.
Nas ATL’s serão promovidas as seguintes atividades:
• Ateliers de ocupação de tempos livres;
• Jogos sociais;
• Expressão plástica;
• Expressão motora;
• Artes visuais;
• Pintura;
• Desenho;
• Música;
• Dança;
• Atividades desportivas;
• Ginástica;
• Teatro;
• Jogos ao ar livre;
• A hora do conto;
• Passeios;
• Projetos educativos (contacto com a natureza);
• Animações variadas e convívios.
Notas: As fichas de inscrição nas ATL’s de Verão serão distribuídas aos alunos pelo Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, as quais devem ser entregues aos respetivos professores que as distribuíram, depois de devidamente preenchidas, até ao dia 20 de maio de 2013.
Não será permitida a frequência da ATL de Verão por quem não tenha entregue a ficha de inscrição.
As crianças que frequentem a ATL estarão cobertas por seguro, o qual é assegurado pelo Município.
Nos casos em que se verifique a falta de pagamento das refeições, quando as mesmas tenham sido solicitadas, o Município reserva-se no direito de suspender a frequência da ATL da criança em questão, exigindo de imediato o pagamento das quantias em divida.
Fonte: Município, em 30-04-2013

Sem comentários: