terça-feira, 23 de abril de 2013

Gerês - Construção e restauração de "Mariolas"

Com o apoio do Ecomuseu de Barroso, a junta de freguesia de Ferral em conjunto com os grupos "Amigos de Vila Nova" e "Caminheiros Montanha", organizaram um trilho ao Gerês que visou construir e restaurar "Mariolas". Estas «sinalizam os antigos trilhos das vezeiras, construídos pelos pastores sobrepondo pedras em forma de pirâmide».
Um grupo com mais de 20 elementos participou num trilho à serra do Gerês onde foi proposto aos participantes construir e restaurar as centenárias "Mariolas". Falamos numa sobreposição de pedras, em forma de pirâmide, construídas pelos pastores com o intuito de sinalizarem «trilhos de vezeiras». Atualmente, continuam em funções, orientando os caminheiros, tendo estes enorme contributo e responsabilidade pela sua manutenção.
Sublinhe-se que a vezeira era entregue a uma pessoa que se disponibilizava ser o vezeireiro do gado na serra do Gerês, nas épocas de pastagens com pertença centenária aos lugares das freguesias inseridas e circundantes.
O vezeireiro era pago por esses serviços, com géneros alimentares, como carne, milho, vinho e outros, sendo contabilizado por cabeça de gado a cada lavrador das aldeias.
Foi neste âmbito que a junta de freguesia de Ferral e os grupos "Amigos de Vila Nova" e "Caminheiros Montanha", com o apoio do Ecomuseu de Barroso, organizaram um trilho à serra do Gerês com o fim de procederem à (re)construção das "Mariolas", guias para os pastores em tempo de nevoeiro na serra. Além de manter os costumes centenários, esta iniciativa teve como objetivo «a melhor orientação para caminheiros, transmitir aos mais novos os usos e costumes antigos e incentivar toda a população em geral para a proteção da natureza».
Fonte: Montalegre M, em 23-04-2013

Sem comentários: