quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aluno agredido por cinco colegas

"Pensámos o pior, mas felizmente ele está bem e a recuperar. Foi só um susto." As palavras de alívio são de Maria de Lurdes, avó de Valter Coelho, o rapaz de 17 anos que ontem de manhã foi agredido com violência por cinco colegas, dentro da sala de aula, na EB 2/3 + S de Terras de Bouro.
O estudante, que sofre de síndrome de Asperger, foi assistido no Hospital de Braga e teve alta ao início da tarde. A escola identificou os agressores e abriu um inquérito de averiguação.
"Trata-se de uma turma de um curso profissionalizante, com alguns alunos problemáticos", referiu ao Correio da Manhã o diretor do agrupamento, Óscar Rodrigues. O dirigente explicou que os jovens se envolveram em confrontos dentro da sala de aula, ao que tudo indica devido a um empurrão antes do início da aula. "O professor estava a chegar à sala e viu o jovem a ser agredido. Mandou os rapazes pararem de imediato e foram chamados o bombeiros", adiantou o responsável escolar.
Tudo aconteceu pelas 10h30. Os jovens, alunos do 10º ano do curso de Pastelaria e Cozinha, esperavam dentro da sala pelo início da aula. Um dos colegas de Valter terá empurrado a cadeira onde estava sentado o rapaz, provocando uma reação violenta. "Devido ao problema de saúde que tem desde criança, fica muito alterado com pequenos ruídos", contou ao CM a avó de Valter. Os colegas não gostaram da reação do aluno e começaram a agredi-lo com socos e pontapés. O jovem foi assistido na escola pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, que o levaram ao centro de saúde local. Acabou por ser transferido para o Hospital de Braga, onde realizou diversos exames.
Na escola básica e secundária, o incidente rapidamente passou de boca em boca. "Estão sempre a arranjar confusão e metem-se muito com o rapaz", disse ao CM uma colega de Valter Coelho, que não se quis identificar (mais informação na página 47).
Fonte: Correio da Manhã, em 11-04-2013

Sem comentários: