terça-feira, 30 de abril de 2013

Angariação de fundos para os bombeiros de Terras de Bouro

Os bombeiros de Terras de Bouro organizam, este fim-de-semana, uma angariação de fundos e uma campanha de angariação de sócios. A organização promete actividades para todos os gostos e idades, insufláveis e um serviço de bar e petiscos. Com um preço simbólico de dois euros, as crianças até 12 anos não pagam, haverá ainda a oferta de arroz com feijão. Em termos de animação musical foi pensado um programa que movimente os mais novos e os mais velhos.
No sábado a partir das 21h30, há um concerto com David Gonçalves & Banda e sets de Djs com RC, Marco Antunes e Peter Vallez. Domingo, com início às 14h, actuam os Ranchos de Balança, Carvalheira, Paradela (Valdozende) e Nogueira (Braga) e ainda do Orfeão de Terras de Bouro. O músico Anjinho prepara os participantes para o concerto solidário que o cantor Zé Amaro irá dar ao final da tarde de domingo.
Fonte: Amarense, em 30-04-2013

Segunda sessão ordinária de 2013 da Assembleia Municipal de Terras de Bouro: declaração de voto do Partido Socialista

Relativamente à apresentação do relatório e contas da Câmara Municipal de Terras de Bouro na última Assembleia Municipal, publicamos a Declaração de Voto do Partido Socialista.
Declaração de voto do PS
Os Deputados Socialistas da Assembleia Municipal de Terras de Bouro votam favoravelmente os Documentos de Prestação de Contas de 2012, apresentados pelo Executivo em permanência, pelos seguintes motivos:
1. É evidente o esforço do Executivo Socialista municipal para minimizar a falta de emprego e aumentar o rendimento económico das famílias;
2. São muito positivas e oportunas as medidas tomadas no âmbito da «Ação Social» para atenuar as dificuldades e o sofrimento de muitas pessoas e famílias carenciadas;
3. Sobressai o empenho na resolução de problemas básicos, como a melhoria do abastecimento domiciliário de água e a ampliação das redes de saneamento básico;
4. É assumido o turismo e a agricultura como oportunidades estratégicas para o desenvolvimento económico e criação de emprego;
5. Sobressaem a melhoria das acessibilidades, a requalificação de espaços públicos, a preservação e divulgação da nossa cultura, o apoio à educação, a valorização do ambiente, o fomento do desporto e o apoio às instituições sociais, culturais e desportivas do nosso concelho.
Os Deputados Socialistas da Assembleia Municipal de Terras de Bouro reconhecem e valorizam também a obra já concretizada pelo atual Executivo em permanência e enaltecem o rigor na gestão financeira do nosso município. Saliente-se a execução orçamental do ano de 2012 que foi a melhor dos últimos cinco anos. As dívidas do Município estão a ser reduzidas de forma muito significativa, apesar das restrições e reduções do orçamento municipal. Um esforço de gestão que possibilita manter em Terras de Bouro as tarifas de água mais baratas do país, as taxas de IMI nos níveis mínimos e um apoio constante à população mais desfavorecida.
Os Deputados Socialistas da Assembleia Municipal de Terras de Bouro congratulam-se ainda com a opção do Executivo Socialista municipal ter colocado as pessoas no centro das atenções e das decisões. “As pessoas em primeiro lugar” é a única forma de enfrentar os graves problemas sociais provocados pela crise que a todos nos esmaga.
Os Deputados Socialistas da Assembleia Municipal de Terras de Bouro

Projeto Bem Envelhecer II - Idosos participam em atividade promovida pelo Município de Terras de Bouro

As IPSS concelhias, juntamente com outras instituições do distrito, juntaram-se, no passado dia 24, à iniciativa, organizada pelo Município de Terras de Bouro, na Casa dos Bernardos - Santa Isabel do Monte e Covide – Terras de Bouro.
A atividade, inserida no projeto “Bem Envelhecer II”, promovido pelo Núcleo Distrital de Braga da EAPN, teve como principal objetivo, proporcionar aos participantes, o desenvolvimento do sentido crítico, promovendo simultaneamente o desenvolvimento e enriquecimento de qualidades grupais, coesão, partilha, trabalho em equipa, confiança, sensibilidade, relações interpessoais, iniciativa, expressão e autocontrolo.
O evento baseou-se na realização de diversos ateliers, desde a “Elaboração de cravos alusivos ao 25 de abril”, “Jogo da malha”, “Sementeira”, “Pasta de papel” e “caminhada pelos caminhos de Santa Isabel com visita ao Centro Interpretativo”. 
O almoço, que contou com a presença da Sr.ª Vereadora do Município, teve lugar no Cantinho do Antigamente e contou ainda com uma tocata de concertinas, para delícia destes jovens bastante ativos.
Participaram as seguintes instituições:
Centro Social de Chorense, Centro Social de Souto, Centro Social de Cervães, Centro Social de Cibões, Centro Social de Covide, Centro Social e Paroquial de Rio Caldo, Centro Social e Paroquial de Vilar, Centro de Solidariedade Social de Valdosende, ADCL, SCM Póvoa de Lanhoso, SCM Vieira do Minho, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga e Terras de Bouro, EAPN/ Universidade do Minho.
Fonte: Município de Terras de Bouro, em 30-04-2013

Turismo rural: Casa do Cavacadouro

Nas terras do Gerês, onde se ouve o silêncio, a 25 km de Braga com vistas magníficas, com ar puro e paisagens circundantes paradisíacas, encontra-se a “Casa do Cavacadouro”, local ideal para desfrutar de uma paisagem impressionante em família.
A casa em granito tipicamente minhota, construída segundo o declive do terreno, fecha-se depois sobre si própria. A localização deste complexo turístico situa-se a 150 m do Rio Homem, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os espaçosos quartos da “Casa do Cavacadouro” dispõem de aquecimento central, de televisão por satélite e de casa de banho privada. Cada quarto tem acesso direto aos pátios e jardins.
Todas as manhãs os hóspedes poderão desfrutar de um pequeno-almoço continental e poderão, ainda, apreciar a paisagem fazendo uma caminhada nas imediações ou realizando um passeio de bicicleta. Próximo existe um SPA Termal (Termas de Moimenta), situado a 5 minutos de carro da “ Casa Do Cavacadouro”. À noite, as duas salas comuns providenciam um local para relaxar e descontrair.
Esta casa de turismo rural está localizada a 25 km de Braga e a 25 km de Espanha. O Aeroporto Francisco de Sá Carneiro fica a 85 km.
Contactos da Casa do Cavacadouro
Morada:
Cavacadouro - Moimenta
Terras Bouro 4840-100 Terras Bouro
Telefone: 253 352 59
Fax: 253 352 590

Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou prestação de contas de 2012

No passado dia 25 de abril, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou, nos Paços do Concelho, a sua segunda sessão ordinária de 2013 e assinalou o 39º Aniversário da “Revolução dos Cravos”.
No período inicial da sessão, todos os grupos partidários usaram da palavra para aludir à importância do “25 de abril” e de como esse momento marcou definitiva e significativamente a vida de todos os portugueses em geral, e dos terrabourenses em particular, nas últimas quase quatro décadas.
Seguidamente e ainda antes do período da ordem do dia registaram-se, como é hábito, intervenções sobre variados assuntos da vida do concelho, nomeadamente: a operação e custos da requalificação do Campo de Futebol da Pereira, na Vila do Gerês; obras nas vias municipais; novos problemas com a TDT na zona do Gerês e ainda saneamento e águas foram outros dos assuntos abordados e que mereceram, também, o esclarecimento por parte do senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel Viana.
De seguida e já na Ordem de Trabalhos, além da apresentação usual da atividade das divisões municipais, foi aprovada, por unanimidade, uma proposta de adequação do Mapa de Pessoal à nova estrutura orgânica do município e, por maioria, com cinco abstenções, da bancada social-democrata e dos senhores presidentes das juntas de freguesia de Chamoim , de Souto e Carvalheira os Documentos de Prestação de Contas relativos a 2012.
Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento da senhora Dª. Clementina Rosa Antunes, mãe do senhor Avelino Soares, Primeiro- Secretário da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, respeitando-se, de seguida, um minuto de silêncio como forma de prestar a devida homenagem.
Fonte: Município de Terras de Bouro, em 30-04-2013

Centro Municipal de Valências de apoio à Comunidade Local de Terras De Bouro - aviso de abertura aas inscrições para as ATL’s (Atividades de Tempos Livres) do Verão de 2013

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro, irá proporcionar às crianças e jovens de todo o concelho Atividades de Tempos Livres – ATL, durante as férias do Verão de 2013 (de 17 de junho a 6 de setembro).
AVISO DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA AS ATL’S (ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES) DO VERÃO DE 2013 NO:
- VALE DO HOMEM (Centro Municipal de Valências)
- VALE DO CÁVADO (Escola Primária de Paredes – Rio Caldo)
Esta valência irá funcionar no Vale do Homem no edifício do Centro Municipal de Valências localizado nas antigas instalações da Escola Primária da sede do concelho (dirigido às crianças das freguesias da Balança, Brufe, Campo, Carvalheira, Chamoim, Chorense, Cibões, Covide, Gondoriz, Moimenta, Monte, Ribeira, Souto, Vilar) e no Vale do Cávado na Escola de Paredes – Rio Caldo (dirigido às crianças das freguesias de Rio Caldo, Valdosende e Vilar da Veiga).
As regras de funcionamento para a ATL de Rio Caldo serão as mesmas dos anos anteriores.
As regras de funcionamento da ATL do Centro Municipal de Valências, como se trata do primeiro ano de funcionamento, serão as seguintes:
A ATL funcionará de 17 de junho a 6 de setembro de 2013.
No período compreendido entre o dia 17 de Junho e 5 de Julho o Centro Municipal de Valências, por razões de logística, não assegura o fornecimento de refeições às crianças que frequentem a ATL.
De 8 de julho a 6 de setembro serão asseguradas as refeições pelo Centro Municipal de Valências para as crianças interessadas em usufruir das mesmas.
A frequência da ATL estará sujeita apenas ao pagamento do valor da refeição (2,50 euros/dia), para aqueles que pretendam almoçar no Centro Municipal de Valências, sendo gratuita para as crianças que não pretendam almoçar no Centro Municipal.
Os lanches da manhã e da tarde serão assegurados pelo Município de Terras de Bouro a todas as crianças (independentemente de almoçarem ou não no Centro Municipal de Valências e desde o dia 17 de Junho até ao dia 6 de setembro).
A frequência da ATL depende de prévia inscrição. Na ficha de inscrição deverão ser assinaladas as semanas em que a criança pretende frequentar a ATL.
Nos casos em que a criança opte por almoçar no Centro Municipal de Valências, será obrigatório o pagamento das refeições referentes às semanas em que se inscreveu independentemente de frequentar ou não a ATL.
As Atividades de Tempos Livres são atividades que permitem a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens de uma forma segura, lúdica, responsável e divertida.
Possibilitam que os pais possam ir trabalhar e cuidar dos seus afazeres do dia-a-dia sem estarem preocupados com os seus filhos.
As Atividades de Tempos Livres fomentam a relação interpessoal entre as crianças e crianças/adultos, de modo a que cresçam de uma forma saudável e equilibrada.
Com a presença de profissionais e condições adequadas, as atividades contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivo-emocionais das crianças e jovens (raciocínio lógico, expressão, comunicação, imaginação, criatividade, sentimentos).
Com a disponibilização das ATL’s de Verão o Município de Terras de Bouro pretende proporcionar às crianças e jovens deste concelho:
• Atividades lúdico-educativas nos domínios da expressão plástica, comunicação, multimédia e de convívio e tempos livres de crianças e jovens;
• Promoção de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeducativo, cultural e valorização pessoal de crianças e jovens, como resposta de integração social, viabilizadora do combate e prevenção de situações de exclusão.
Nas ATL’s serão promovidas as seguintes atividades:
• Ateliers de ocupação de tempos livres;
• Jogos sociais;
• Expressão plástica;
• Expressão motora;
• Artes visuais;
• Pintura;
• Desenho;
• Música;
• Dança;
• Atividades desportivas;
• Ginástica;
• Teatro;
• Jogos ao ar livre;
• A hora do conto;
• Passeios;
• Projetos educativos (contacto com a natureza);
• Animações variadas e convívios.
Notas: As fichas de inscrição nas ATL’s de Verão serão distribuídas aos alunos pelo Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, as quais devem ser entregues aos respetivos professores que as distribuíram, depois de devidamente preenchidas, até ao dia 20 de maio de 2013.
Não será permitida a frequência da ATL de Verão por quem não tenha entregue a ficha de inscrição.
As crianças que frequentem a ATL estarão cobertas por seguro, o qual é assegurado pelo Município.
Nos casos em que se verifique a falta de pagamento das refeições, quando as mesmas tenham sido solicitadas, o Município reserva-se no direito de suspender a frequência da ATL da criança em questão, exigindo de imediato o pagamento das quantias em divida.
Fonte: Município, em 30-04-2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras De Bouro - Espaço Sénior: aviso de abertura das inscrições para o Centro de Convívio Sénior

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro, informa todos os interessados em frequentar o Centro de Convívio Sénior que se encontram abertas as inscrições para a frequência do mesmo.
Este Centro de Convívio consiste numa resposta social de apoio sobretudo à população idosa do Município, potenciando a efetivação de um acompanhamento biopsicossocial, bem como o cumprimento de um envelhecimento ativo e construtivo.
A sua dinâmica institucional incide na colmatação das mais prementes necessidades e/ou problemas de cariz sociodemográfico.
Consideram-se objetivos gerais do Centro de Convívio:
• Promover a inclusão social e o bem-estar físico e mental dos residentes no concelho com idade igual ou superior a 60 anos;
• Fomentar as relações interpessoais dos idosos, a fim de evitar o isolamento;
• Proporcionar momentos de lazer, de forma a possibilitar a manutenção do bem-estar biopsicossocial;
• Estimular os idosos a sentir-se úteis na vida social e cultural da comunidade;
• Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
• Adaptar os serviços prestados às singularidades de cada utente.
Consideram-se objetivos específicos do Centro de Convívio:
• Promover o acesso à arte e a cultura;
• Diversificar situações e experiências de aprendizagem tais como a alfabetização e contacto com novas tecnologias;
• Prestar apoio psicossocial que consiste no acompanhamento psicológico e no encaminhamento e projetos alternativos de vida;
• Fomentar as relações inter e intra pessoais, bem como o encaminhamento para outros serviços existentes na Freguesia e/ou no concelho de Terras de Bouro;
• Encaminhamento dos casos devidamente identificados para instituições ou serviços que se revelem mais adequados às necessidades dos idosos.
Atividades a desenvolver pelo Centro de Convívio:
• Convívio diário;
• Ocupação de tempos livres;
• Animação física ou motora (ginástica, dança, caminhadas, motricidade fina e grossa);
• Animação cognitiva ou mental (jogos de atenção, memória, linguagem, compreensão);
• Animação através da expressão plástica (pintura, desenho, bordados, tecelagem);
• Animação através da expressão e da comunicação (teatro, música, expressão dramática);
• Animação promotora do desenvolvimento pessoal e social (autoconhecimento, histórias de vida, dinâmica de grupos);
• Animação lúdica (festas, passeios, rábulas);
• Contacto com as novas tecnologias da informação e da comunicação;
• Visitas e eventuais participações em feiras, festas, exposições;
• Outras atividades que se revelem importantes para o bem-estar dos utentes do Centro de Convívio.
Tabela de Preços:
• Frequência do Centro de Convívio SEM fornecimento de refeição/ lanches (GRATUITO)
• Frequência do Centro de Convívio COM fornecimento só de refeição (3,25€ DIA)
• Frequência do Centro de Convívio COM fornecimento de 2 lanches (O valor a pagar depende dos produtos consumidos, cujo preço consta da tabela de preços afixada nas instalações do Centro de Convívio)
Capacidade: 15 utentes
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 17:00 Horas
Ficha de Inscrição: clique AQUI!
Fonte: Município, em 29-04-2013

Francisco Nascimento: «Muito querer e pouco discernimento»

O treinador do Terras de Bouro, Francisco Nascimento, analisou assim a derrota: «os jogadores tiveram muito empenho, querer e atitude mas pouco discernimento.
O facto de jogarmos contra 10 parece que não ajudou. É verdade que tivemos posse de bola e remates e eles foram uma ou duas vezes à nossa baliza e ganharam. Mas uma coisa é certa: este não foi dos nossos melhores jogos.
Matematicamente estamos na Divisão de Honra e vamos ver o que nos espera nestes quatro jogos», rematou.
Fonte: Diário do Minho, em 29-04-2013

Faleceu a Irmã Conceição de Jesus Barbosa Borges

Hoje, em Rio Caldo, foi a sepultar a Irmã Conceição de Jesus Barbosa Borges, Religiosa do Sagrado Coração de Maria, em jazigo da família.
Fonte: Diário do Minho, em 29-04-2013

domingo, 28 de abril de 2013

Discurso do 25 Abril proferido pelo líder da bancada parlamentar da CDU de Terras de Bouro: “Abril de Novo, com a Força do Povo!”

Disponibilizamos discurso do líder da bancada parlamentar da CDU em Terras de Bouro, Senhor Alexandre Pereira.
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Presidente da Camara Municipal, Srs. Vereadores, Srs. Deputados Municipais, Srs. Presidentes de Junta e a todo o público presente, cumprimento-os a todos.
Comemora-se hoje os 39 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974. No passado 2 de Abril passaram 38 anos da Constituição da República Portuguesa.
Há quase quatro décadas, fruto da longa luta dos trabalhadores e do povo, pela mão dos valorosos militares do Movimento das Forças Armadas, renascia Portugal.
O Levantamento militar que foi seguido em todo o país e da ampla mobilização popular, punha fim a um longo período da ditadura dos monopólios associados aos latifundiários, a ditadura fascista que, para condenar o país à miséria, ao atraso, ao subdesenvolvimento, prendia, torturava, matava quem de forma persistente e coerente, resistia.
Porque o regime Fascista, apesar de usar de toda a brutalidade possível, conseguiu tirar muitos bens ao povo português, e, aos povos dos países africanos então colonizados, mas não lhes conseguiu tirar nem a coragem, nem a dignidade.
Abril foi alegria, foi esperança, foi luta, foram direitos, foi conquista, foi liberdade.
Abril foi Salário Mínimo Nacional, foi Serviço Nacional de Saúde, foi escola pública, gratuita e de qualidade para todos, foi Reforma Agrária com pão para toda a gente, foram nacionalizações dos sectores básicos da economia para Portugal produzir.
Abril foi Poder Local Democrático com o conjunto de avanços que Ele proporcionou, foi a Paz com todos os Povos, foram Povos e Países devolvidos a si próprios.
Abril foi dignidade para o nosso Povo, foi Independência e Soberania nacional.
Abril foi, na sua consolidação, a Constituição da República Portuguesa.
Hoje, quase quatro décadas depois, temos de novo e com mais ímpeto quem queira questionar Abril. PSD e CDS, juntos nos comandos da Política de Direita, mas a concretizar um projeto, contra Abril e os seus valores, que o PS negociou com a Troika, assumem com toda a clareza os seus objetivos: empobrecer o povo e o país, retirar direitos a quem trabalha, favorecer os grandes grupos económicos, por em causa a Soberania Nacional.
Bem podem hoje 25 de Abril de 2013 Ministros e Deputados, Presidentes de Câmara e outros Eleitos usar o cravo vermelho ao peito e jurar fidelidade a Abril.
A sua intervenção e o seu esforço, é todo no sentido de contrariar o que na Revolução se começou, cerrar as portas que Abril abriu.
Como a Constituição não se conforma aos seus projetos o Tribunal Constitucional pela luta popular, e, pela dimensão do protesto foi obrigado a afirmar que a sua politica está fora da lei fundamental do País.
Então levantam-se de novo as vozes do costume a dizer: Mude-se a Constituição!
Perseguindo o objetivo de pôr em causa o regime Democrático saído da Revolução de Abril, a Direita no poder tem em marcha uma Ofensiva dirigida contra os seus elementos mais avançados e Progressistas, numa linha de contínuo confronto e violação do texto Constitucional que Visa Desrespeitar, Empobrecer a Democracia e liquidar o Regime Democrático, de que é exemplo o ataque em curso às funções Sociais do Estado.
A Ofensiva que tem também expressão na vida concreta dos Trabalhadores e dos Povos, com as limitações ao direito de participação sindical, com os atropelos às Liberdades, com as tentativas de Limitar a participação Popular no Poder Local. Mas, “Tal como o processo contra-revolucionário não está concluído também o regime democrático não pode ser considerado extinto e a Constituição da República declarada letra morta, como pretendem os promotores da Política de Direita”.
Os trabalhadores e as populações em luta nos últimos meses têm declarado alto e bom som que Abril está vivo e que é necessário retomar os seus caminhos, condição essencial para por fim ao rumo de desastre da Vida Nacional.
Terras de Bouro em nada é diferente: Foi mais fácil à direita conquistar o Alentejo e a Grande Lisboa que a esquerda entrar em Terras de Bouro, é nessa Direita que existe o dinheiro e o poder.
Basta saber que em anos á esta parte só foi possível aprovar a comemoração do 25 de Abril tendo como em contrapartida no ano seguinte a comemoração do 25 de Novembro.
Quando há tempos neste espaço falei sobre as dificuldades que a CDU tem em formar listas quando se aproximam as Eleições Autárquicas, falei com conhecimento!
Estamos neste processo Eleitoral e todas as Pessoas estão comprometidas com os dois Partidos que disputam o Poder, e só aceitam promessas vindas dessa parte.
Apela-se contudo que neste ano Eleitoral Autárquico, aos Funcionários Municipais que dêem um sinal de maturidade Politica, e que não se deixem iludir por Promessas Eleitorais, que sejam contidos na Campanha Eleitoral, que não se envolvam como nos últimos anos nas gigantescas Caravanas Politicas.
Viva o 25 de Abril!
O Líder da bancada parlamentar da CDU em Terras de Bouro,
Alexandre Pereira

I divisão: Terras de Bouro mais longe do primeiro lugar

O Terras de Bouro perdeu com o Águias da Graça (0-1) e ficou mais longe do primeiro lugar. A equipa de Francisco Nascimento está agora a cinco pontos do líder Dumiense e trocou de lugar com o Águias da Graça que agora é segundo classificado.
Os terrabourenses, que jogaram desde o minuto 39 com mais um jogador, viram Flávio (60`) marcar o golo da vitória.
Fonte: Desportivo Vale do Homem, em 28-04-2013

sábado, 27 de abril de 2013

Hoje, no jornal Diário do Minho: Museu de Vilarinho das Furnas acolhe seminário sobre turismo de aldeia

A Associação do Turismo de Aldeia (ATA) e a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave promovem no próximo dia 3 de maio, em S. João do Campo, concelho de Terras de Bouro, o seminário “O Turismo de Aldeia como potencial de dinamização económica dos núcleos rurais”.
A iniciativa, a ter lugar no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas/Porta do Parque, pretende divulgar os resultados obtidos e as metodologias utilizadas no decorrer do processo de transferência de boas práticas e troca de experiência e promover a reflexão sobre o desenvolvimento de uma abordagem metodológica que constitua um referencial de intervenção em territórios rurais.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 2 de maio.
Fonte: Diário do Minho, em 27-04-2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Em Valdreu, aqui bem perto de nós: assaltante capturado em flagrante com cinco mil euros de ouro roubado

Um jovem vilaverdense de 22 anos foi detido, na passada sexta-feira, pelos militares da GNR, logo após ter assaltado uma residência, na freguesia de Valdreu, no norte do concelho. O assaltante, preparava-se para escapar com diversas peças de ouro, no valor de cinco mil euros, roubadas de uma habitação que se encontrava desocupada, naquele dia. No entanto, andou rico por pouco tempo, uma vez que rapidamente os militares da GNR de Vila Verde o capturaram.
De acordo com fonte próxima do processo, o jovem terá entrado na referida habitação utilizando o método de arrombamento. Foi presente a tribunal na passada segunda-feira, tendo o caso baixado a inquérito.
Nas últimas semanas, a zona norte do concelho tem sido palco de situações insólitas, como foi o caso do tiroteio registado em Portela do Vade, originado por um desentendimento entre dois grupos de jovens. Acidentalmente, a troca de tiros terá atingido dois ataenses.
(…)
Fonte: Terras do Homem, em 26-04-2013

Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras De Bouro - Espaço de Terapia Multidisciplinar: aviso de disponibilização de sessões de Quiromassagem (massagem terapêutica e de recuperação)

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro, informa todos os munícipes que a partir de maio serão disponibilizadas, gratuitamente, sessões de quiromassagem (massagem terapêutica e de recuperação) no Centro Municipal de Valências.
As sessões de quiromassagem (massagem terapêutica e de recuperação) são indicadas sobretudo para a população mais idosa, mas também para pessoas mais novas que por motivos de saúde necessitam do tratamento de patologias para as quais a quiromassagem está indicada.
O texto abaixo descreve de uma forma genérica em que consiste a quiromassagem, os seus benefícios e as patologias para as quais está indicado este tratamento. Qualquer esclarecimento adicional poderá ser obtido por telefone, e-mail ou presencialmente no Centro Municipal de Valências.
Quiromassagem (Massagem Terapêutica e de Recuperação)
A palavra quiromassagem provém do grego “Keiros” que significa “mãos” (massagem com as mãos).
A Quiromassagem é composta por um conjunto de técnicas tendo em vista o tratamento de patologias específicas e visa contribuir para a recuperação e bem-estar da pessoa, podendo ser aplicada em todas as faixas etárias, sendo perfeitamente indicada para os idosos e bebés.
A quiromassagem é uma técnica específica que consiste numa série de manobras manuais (massagens) dirigidas a eliminar ou diminuir as dores ou lesões musculares, sejam do tipo tensional, de bloqueio enérgico ou de falta de tonificação. Esta massagem usa-se também para melhorar a função circulatória, recuperar a mobilidade restringida entre os tecidos lesionados, aliviar e reduzir a dor e proporcionar relaxamento e bem-estar.
Além disso, é um complemento bastante eficaz combinado com outro tipo de terapias. Existem diversos métodos: massagem desportiva, relaxante, estimulante, terapêutica.
Esta técnica baseia-se em fricções, pressões, percussões ou esticamentos, dependendo do problema a tratar e da metodologia utilizada. Estas técnicas são acompanhadas pela utilização de cremes, óleos ou essências para melhorar a manipulação e melhorar o rendimento da quiromassagem.
Os benefícios são múltiplos:
• A massagem ativa a circulação em velocidade, pois atua sobre as veias e produz uma ação de desimpedimento ou de esvaziamento das paredes venosas.
• A massagem nos músculos faz com que desenvolvam a sua força e capacidade de movimento. Como também produz um aumento significativo da circulação venosa e linfática no seu interior, facilita e aumenta o metabolismo muscular.
• Na pele aumenta a temperatura de 2 a 3º C. Este aumento de temperatura provoca benefícios às pessoas que padecem de problemas circulatórios, neurovegetativos etc.
• Em caso de anemia, está indicada a quiromassagem (especialmente a nível abdominal) pois estimula a função produtora de hemoglobina no sangue.
• Melhora a circulação sanguínea e linfática através da massagem que favorece o funcionamento do sistema linfático, crucial para um funcionamento eficaz do sistema imunológico. Através de manobras manuais muito suaves consegue-se restabelecer e restaurar o sistema linfático, que por qualquer causa patológica, se encontra estancado. A massagem de drenagem linfática aplica-se sobretudo no campo da oncologia para tratar o linfedema. Da mesma forma, também se usa para tratar a celulite, edemas traumáticos ou as complicações linfáticas que se possam produzir após a prática de cirurgia estética.
• Acelera o metabolismo, diminuindo a acumulação de gordura;
• Estimula as funções viscerais;
• Estimula e reforçar os músculos;
• Prepara a pessoas para a manipulação osteopática;
• A quiromassagem age com grande eficácia nas pessoas mais velhas, pois alivia as dores musculares, o reumatismo, muito comum com a idade, relaxa e, ao mesmo tempo, exercita músculos, tecidos e ativa a circulação.
• A quiromassagem age, também, como coadjuvante no tratamento da obesidade, ativando a circulação, os músculos e tecidos. Não substitui, em caso algum, as atividades físicas, mas ajuda a minimizar a celulite e a pele frouxa, melhorando a circulação da pele e o tônus muscular.
• Como relaxante do sistema nervoso, a quiromassagem age com total eficácia. É uma das mais completas técnicas de relaxamento por agir em todo o corpo, trabalhando os músculos, provocando bem-estar e total tranquilidade. Após uma sessão de quiromassagem, todo o organismo relaxado estará equilibrado, sem tensões e stresse, pronto a desfrutar do merecido descanso.
• A quiromassagem é também muito importante enquanto massagem terapêutica e de recuperação pois é uma técnica que consiste numa série de manobras manuais dirigidas a tratar os incómodos ou lesões que previamente tenham sido diagnosticados por um médico. Esta massagem usa-se para melhorar a função circulatória, recuperar a mobilidade restringida entre os tecidos lesionados, aliviar e reduzir a dor e proporcionar relaxamento e bem-estar.
A quiromassagem está indicada para o tratamento de:
• Reabilitação;
• Contrações musculares;
• Reumático;
• Lombalgias;
• Artroses;
• Entorses;
• Distensões;
• Ciáticas;
• Torcicolos e tensões crónicas;
• Problemas na coluna vertebral;
• Problemas das articulações
• Defeitos posturais;
• Depressões;
• Stress;
• Insónias;
• Estimulação do sistema circulatório;
• Diminuição dos depósitos de gordura, acelerando o seu metabolismo;
Técnica - Lígia Ferreira
Estas sessões são gratuitas, mas, dependem de marcação prévia, a qual pode ser efetuada:
• Presencialmente no Centro Municipal de Valências
• Telefone: 253 356 068
• E-mail: centromunicipalvalencias@cm-terrasdebouro.pt
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira
Manhã: 9:00 às 13:00 hora
Tarde: 14:00 às 17:00 horas
Fonte: Município, em 26-04-2013

Circo Alves na Vila de Terras de Bouro

Hoje, no final da tarde, o Circo Alves instalou-se na Vila de Terras de Bouro e prevê a realização de espectáculos para os dias 27 e 28 de abril.
Este circo, instalado no Largo da Feira, promete animação principalmente para a nossa pequenada que sente sempre um enorme fascínio.

I Divisão: jogo grande em Terras de Bouro com a visita do Águias da Graça

Na primeira divisão e na série A, o destaque da jornada vai para o Terras de Bouro-Águias da Graça ou não estivesse frente a frente o segundo e o terceiro classificados, separados apenas por um ponto.
No próximo domingo, às 16:00 horas, no Campo Municipal de Terras de Bouro, o Terras de Bouro, com 52 pontos, poderá aumentar a vantagem sobre o Águias da Graça. Desejamos bom jogo à equipa terrabourense e também uma boa arbitragem a António Ribeiro.
Entretanto, o Dumiense lidera com 54 pontos e deve manter a liderança porque joga com o FC Roriz, o lanterna vermelha da série A.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Luxemburgo: Vídeógrafo terrabourense faz vídeos inesquecíveis

O terrabourense Nelson Coelho continua a fazer o maior sucesso no Luxemburgo. Parabéns!

Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprova contas de 2012

A Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou, com a abstenção dos representantes do PSD, as contas do Município referentes a 2012. No decorrer da sessão foi também assinado o 39º aniversário da revolução dos cravos, com os diversos grupos parlamentares a evocarem a data.
Em destaque estiveram também alguns temas que têm dominado a actualidade política em Terras de Bouro, nomeadamente, as obras das piscinas municipais em Moimenta, o Parque da Vila e o arrelvamento do Campo da Pereira, no Gerês.
Fonte: Amarense, em 25-04-2013

Ricardo Silva, responsável pelo projecto “A Geira na Serra do Gerês”, é o cabeça de lista da coligação em S. Victor

(…) Na maior e freguesia vizinha da cidade – São Victor – a coligação “Juntos por Braga” prepara-se para apresentar Ricardo Silva, um nome também resgatado para a política a partir do movimento associativo e da intervenção cívica.
Ricardo Silva é ainda mais jovem (32 anos) e dirige a JovemCoop, tendo-se notabilizado no apoio ao autarca Firmino Marques e à Aspa na defesa do mais recente monumento nacional na cidade: as Sete Fontes.
A escolha de Ricardo Silva, já prevista há vários meses, surpreendeu alguns militantes partidários, mas reforça a mesma linha de atuação: a política precisa de ir à sociedade buscar novos rostos “independentes”, para credibilizar a missão de administração da causa pública, que nunca esteve tanto em descrédito. O dirigente juvenil é, assim, a solução para a saída, por limitação de mandatos, do social democrata Firmino Marques, que agora é candidato a vice-presidente da Câmara, no caso de outro Ricardo – Ricardo Rio – ganhar a Câmara Municipal contra o atual vice-presidente Vítor Sousa.
Arqueólogo de formação e profissão, Ricardo Silva é responsável pelo projecto “A Geira na Serra do Gerês”, do Município de Terras de Bouro (INTERREG III). A primeira licenciatura que fez foi em História – ramo variante em Arqueologia, pela Universidade do Minho, no ano 2002/03, tendo concluído depois a licenciatura de Arqueologia em 2004/05.
Fonte: Diário do Minho, em 25-04-2013

«Terras de Bouro é boa equipa e com jogadores experientes»

O próximo adversário do Águias da Graça é o Terras de Bouro, que ocupa a segunda posição da série A da I Divisão da AF Braga. Isto é, está à frente da equipa de Padim da Graça. Trata-se, por isso, de uma equipa com legítimas aspirações à liderança.
Estes são alguns dos argumentos que levam Miguel Magalhães a acreditar que vai enfrentar uma equipa muito difícil. «O Terras de Bouro é uma boa equipa, muito bem orientada e com jogadores experientes, com alguns jogadores que já andaram pelos campeonatos nacionais. Conheço bem a equipa, sei como jogam, mas nem por isso vai ser fácil. Aliás, diria que temos uma tarefa bem complicada pela frente, mas temos que lutar para ganhar e continuar a lutar pelo objetivo, a Pró-Nacional», explicou.
O treinador do Águias da Graça refere que, apesar de saber que o líder Dumiense vai enfrentar uma equipa mais fraca, existe uma secreta esperança de chegar à liderança já esta semana.
Fonte: Diário do Minho, em 25-04-2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Braval troca resíduos por alimentos a carenciados - Dra. Liliana Machado congratulou-se com esta iniciativa

Braval troca resíduos por alimentos a carenciados
A preocupação da Braval e dos municípios que a integram vai mais além da questão ambiental. No Natal, a Braval aliou a problemática ambiental às questões de ordem social. ‘Durante o mês de Dezembro, recicle e estará a alimentar quem precisa. Contribua: o que para si é lixo, tem muito valor!’, foi mote da iniciativa realizada no último mês de 2012. Por cada tonelada de resíduos recicláveis recolhidos nos ecopontos, a Braval ofereceria um quilo de alimentos.
Na manhã de ontem, nas instalações do EcoParque Braval, e num momento que contou com a presença de responsáveis das Câmaras Municipais de Braga, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro, foram entregues 1030 quilos de alimentos (massa e arroz) resultantes da campanha realizada pelo Natal.
Os bens alimentares foram distribuídos pelos vários municípios de uma forma equitativa: Braga (380 kg), Amares e Póvoa de Lanhoso (125 kg, cada), Vila Verde (200 kg) e Vieira do Minho e Terras de Bouro (100 kg, cada).
Apontando a conjuntura extremamente adversa, Pedro Machado, director executivo da Braval, revelou que ”a Braval tem uma missão, que é a de melhorar a qualidade de vida dos municípios. O objectivo é este, melhorar a qualidade de vida ambiental e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. “É nossa missão fazer com que os nossos accionistas consigam chegar aos munícipes mais carenciados”, disse o responsável.
“Uma acção bem conseguida”
Deixando uma nota de grande reconhecimento pela iniciativa da Braval, Vítor de Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal da Braga, destacou a preocupação da Braval com as questões sociais, para além da sua dinâmica no que diz respeito à problemática ambiental. “Uma acção bem conseguida e que num período que todos nós sabemos extremamente sensível e de grandes carências”, revelou o vice-presidente da câmara de Braga.
Também Liliana Machado, vereadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro, congratulou-se com a iniciativa, dando conta que a acção desenvolvida para a Braval conseguiu dois grandes objectivos: alimentar e sensibilizar mais a população para a separação dos resíduos, para a recolha selectiva.
Fonte: Correio do Minho, em 24-04-2013

Terras de Bouro acolhe debate sobre potencialidades do Turismo de Aldeia

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) e a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) promovem, no próximo dia 3 de maio, a partir das 14h30, um seminário sobre 'O turismo de aldeia como potencial de dinamização económica dos núcleos rurais'. O debate terá lugar no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas/Porta do Parque de S. João do Campo, em Terras de Bouro.
A iniciativa pretende "divulgar os resultados obtidos e as metodologias utilizadas no decorrer do processo de transferência de boas práticas e troca de experiências", assim como "promover a reflexão sobre o desenvolvimento de uma abordagem metodológica que constitua um referencial de intervenção em territórios rurais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email ata@ata.pt, até 2 de maio.
Todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do número 258931770.
Fonte: Terras do Homem, em 24-04-2013

Sensores óticos vão detetar incêndios no parque Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai receber a partir deste verão um sistema de vigilância através de sensores óticos que distinguem fumo orgânico de fogos florestais a 15 quilómetros de distância.
A implementação deste sistema, que segundo a Proteção Civil tem a "capacidade única" de reconhecer fumo orgânico através de uma análise química da atmosfera, tinha sido anunciada para o verão de 2012 mas só agora será concretizada.
O projeto consiste em 13 câmaras com sensores distribuídas pela área do parque que, admitiu esta quarta-feira à Lusa fonte oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), poderá entrar em funcionamento até ao início da fase Charlie de incêndios, a 01 de julho.
Envolve a instalação de sete destes equipamentos na área do PNPG no distrito de Viana do Castelo, quatro no distrito de Braga e dois no distrito de Vila Real, sendo este um projeto-piloto para apoiar a decisão de primeira intervenção em caso de incêndio florestal.
A escolha do PNPG é justificada pela ANPC com a "importância desta área e da necessidade de uma pronta e rápida deteção e decisão sobre o nível de intervenção de meios".
Este sistema explicou à Lusa, em 2012, fonte da ANPC, consegue distinguir o fumo dos incêndios "de outras fontes", como por exemplo o proveniente de indústrias, decidindo "de forma completamente autónoma, até uma distância de 15 quilómetros, se há motivo para enviar um alerta de incêndio".
Conta com um sensor ótico remoto de grande alcance e uma câmara ótica de elevada resolução, a qual realizará um varrimento horizontal de 360 graus e vertical entre 45 a 90 graus. Inclui ainda sensores atmosféricos que monitorizam as condições atmosféricas do local, como de temperatura, humidade, direção e velocidade do vento, e pluviosidade.
Em caso de alarme, o sistema fornece "informações adicionais" aos centros de comando, como a "localização exata do fogo, fotografia da deteção e dados meteorológicos, que envia para um servidor central a partir do qual se possam emitir alertas para outros dispositivos".
Garantindo, por isso, "uma resposta pronta e o mais adequada a cada situação", sublinhou a ANPC.
Fonte: Diário de Notícias, em 24-04-2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Braval entrega mil quilos de alimentos a instituições sociais da região

A empresa multimunicipal Braval entrega hoje, nas suas instalações, aos municípios acionistas, os mil quilos de alimentos resultantes da campanha de solidariedade de Natal. A cerimónia de entrega é hoje, pelas 11h30, na presença dos representantes pela ação social das Câmaras de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro.
Em dezembro de 2012, a Braval lançou uma campanha de solidariedade, através da qual, por cada tonelada de resíduos recicláveis recolhidas nos ecopontos, a Braval ofereceria um quilo de alimentos para apoiar famílias carenciadas. Durante esse mês, a Braval recolheu mil toneladas de resíduos, resultando em mil quilos de alimentos, a distribuir hoje pelos seis municípios.
Fonte: Diário do Minho, em 23-04-2013

Hoje, no Diário do Minho “Terras de Bouro recebe delegação de cidade francesa geminada”

A Câmara Municipal de Terras de Bouro vai acolher no próximo fim de semana uma delegação de duas dezenas e meia de cidadãos da cidade francesa de Saint Arnoult-en-Yvelines.
A deslocação da comitiva inscreve-se no âmbito da geminação do município de Bouro com a cidade francesa situada nos arredores de Paris, e que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses.
Segundo a autarquia de Terras de Bouro, «a representação francófona realizará, em conjunto com as respetivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de aatividades de carácter turístico e cultural». A reedição do intercâmbio vem na linha das realizações dos anos anteriores e tem por objectivo «o aprofundamento das relações entre as duas comunidades», acrescenta a edilidade terrabourense, salientando «a aposta na projeção turística que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de intercâmbios».
No centro da geminação está ainda «a sempre importante criação de laços entre as duas identidades envolvidas, nomeadamente, nos aspetos de natureza cultural, social, desportiva e gastronómica», acrescenta fonte municipal, fazendo saber que a delegação francesa será chefiada pelo autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Jean-Claude Husson, e pela presidente da Comissão de Geminação Francesa, Collette Bumillier.
A cidade Saint Arnoult-en-Yvelines integra a região Île-de-France, que é a que mais mais contribui para a criação de riqueza, em França, com um Produto Interno Bruto “per capita” próximo dos 48.000 euros. Situada a cerca de 14 quilómetros da simbólica cidade de Rambouillet, Saint Arnoult-en-Yvelines mantém uma economia com predomínio do setor primário.
Fonte: Diário do Minho, em 23-04-2013

Gerês - Construção e restauração de "Mariolas"

Com o apoio do Ecomuseu de Barroso, a junta de freguesia de Ferral em conjunto com os grupos "Amigos de Vila Nova" e "Caminheiros Montanha", organizaram um trilho ao Gerês que visou construir e restaurar "Mariolas". Estas «sinalizam os antigos trilhos das vezeiras, construídos pelos pastores sobrepondo pedras em forma de pirâmide».
Um grupo com mais de 20 elementos participou num trilho à serra do Gerês onde foi proposto aos participantes construir e restaurar as centenárias "Mariolas". Falamos numa sobreposição de pedras, em forma de pirâmide, construídas pelos pastores com o intuito de sinalizarem «trilhos de vezeiras». Atualmente, continuam em funções, orientando os caminheiros, tendo estes enorme contributo e responsabilidade pela sua manutenção.
Sublinhe-se que a vezeira era entregue a uma pessoa que se disponibilizava ser o vezeireiro do gado na serra do Gerês, nas épocas de pastagens com pertença centenária aos lugares das freguesias inseridas e circundantes.
O vezeireiro era pago por esses serviços, com géneros alimentares, como carne, milho, vinho e outros, sendo contabilizado por cabeça de gado a cada lavrador das aldeias.
Foi neste âmbito que a junta de freguesia de Ferral e os grupos "Amigos de Vila Nova" e "Caminheiros Montanha", com o apoio do Ecomuseu de Barroso, organizaram um trilho à serra do Gerês com o fim de procederem à (re)construção das "Mariolas", guias para os pastores em tempo de nevoeiro na serra. Além de manter os costumes centenários, esta iniciativa teve como objetivo «a melhor orientação para caminheiros, transmitir aos mais novos os usos e costumes antigos e incentivar toda a população em geral para a proteção da natureza».
Fonte: Montalegre M, em 23-04-2013