Segundo Manuel de Sousa, "...as mimosas têm grande capacidade de se estenderem rapidamente num solo recém ardido, não dando qualquer hipótese a que outras plantas consigam germinar porque esta consegue germinar a partir do rebentamento da raiz e porque com a passagem de um incêndio num terreno a temperatura elevada quebra o estado de dormência das sementes." É assim urgente desenvolver-se um plano rápido de combate a estas invasoras nas áreas recentemente ardidas e a colaboração de todos terá um papel importante neste combate.
Durante estes dois dias, as equipas de voluntários irão colaborar no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêndios.
Esta acção está aberta à participação de todos que assim podem colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional. De notar que nesta acção participam também a comunidade «Gerês» do facebook e o Parque de Campismo de Cerdeira que oferece a estadia aos voluntários em regime de campismo.
Os voluntários que quiserem participar nesta acção deverão enviar um email para rmcsbarbosa@gmail.com indicando a sua disponibilidade para o trabalho voluntários nos dias 26 e (ou) 27 de Fevereiro. No email deverá referir se deseja pernoitar no Parque de Campismo de Cerdeira."
Fonte: ADERE, em 3-01-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário