Postamos texto do terrabourense José Capela e foto do blogue Músicos de Carvalheira.
O Padre António José Correia, fundador da Banda Musical de Carvalheira, nasceu em 18 de Março de 1810. Em 2010, para assinalar os 200 anos do seu nascimento, a Banda e a Junta de Freguesia de Carvalheira organizaram uma homenagem, que contou com a presença do Sr. Presidente do Município de Terras de Bouro. Nesta homenagem foi atribuído o nome do fundador à rua onde este nasceu e foi, também, descerrada uma lápide na casa onde nasceu. O meu pai encomendou ao compositor Alexandre Fonseca uma marcha com o nome “Homenagem ao Padre António José Correia”, que ofereceu à Banda.
Em tributo ao nosso fundador e a todos que mantiveram esta colectividade viva, a actual Direcção instituiu o Dia da Banda, que dentro do possível se comemorará num fim-de-semana próximo do aniversário do seu nascimento.O Padre António José Correia, fundador da Banda Musical de Carvalheira, nasceu em 18 de Março de 1810. Em 2010, para assinalar os 200 anos do seu nascimento, a Banda e a Junta de Freguesia de Carvalheira organizaram uma homenagem, que contou com a presença do Sr. Presidente do Município de Terras de Bouro. Nesta homenagem foi atribuído o nome do fundador à rua onde este nasceu e foi, também, descerrada uma lápide na casa onde nasceu. O meu pai encomendou ao compositor Alexandre Fonseca uma marcha com o nome “Homenagem ao Padre António José Correia”, que ofereceu à Banda.
Este ano o Dia da Banda será assinalado a 27 de Março, com uma missa cantada, romagem ao cemitério para homenagear os músicos falecidos, almoço convívio com a homenagem dos ex-músicos que por força da idade ou saúde não podem integrar a filarmónica.
Fonte: blogue Músicos de Carvalheira
Sem comentários:
Enviar um comentário