segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vilar da Veiga: Jovens da Ermida criam a Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida (ATACE)

Visando essencialmente apoiar os moradores da aldeia para o desenvolvimento do turismo nas suas várias vertentes, bem como a defesa dos seus interesses específicos e a garantia da genuidade do produto turístico, foi recentemente criada a Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida (ATACE), nesta freguesia.
A nova associação, já legalmente constituída, propõe-se promover a realização de jornadas de estudo, seminários, congressos, acções de promoção e comercialização 40 produto turísticos dos seus associados, tanto no país como no estrangeiro, participar em reuniões oficiais e feiras, elaborar meios de divulgação, especificar condições, preço, serviços a prestar e manter e fazer funcionar uma sede e os serviços convenientes são, para já, os projectos que animam a ATACE.

Os seus órgãos sociais têm a seguinte constituição:
Direcção:
Presidente, Daniel Ribeiro Rocha;
Vice-Presidente, Lázaro Landeira Carvalho;
Secretário, Pedro Landeira Carvalho;
Tesoureira, Elsa Gonçalves Landeira;
Vogais, Luís Martins Landeira e Sérgio Landeira Gonçalves.
Assembleia Geral:
Presidente, Manuel Mendes Silva;
Vice-Presidente, Gabriel Pereira Landeira;
Secretária, Cláudia Gonçalves Alves.
Conselho Fiscal:
Presidente, Elsa Gonçalves Landeira;
Vogais, André Martins Príncipe e Marco Martins Landeira.
Como suplentes, há um grupo de Jovens de Apoio, a quem estão atribuídas importantes tarefas para a dinamização da ATACE, do qual fazem parte os seguintes elementos: Duarte Dias Alves, Carina Martins Príncipe, Vítor Landeira Alves, Cristiana Pereira Landeira, Daniela Gonçalves Martins, Carlos Gonçalves Alves, Lara Silva Landeira, Diana Silva Landeira, Marina Gonçalves Landeira, Sara Machado Martins, Joana Gonçalves Oliveira, Ester Landeira Pereira e Sara Pereira Martins.
Em declarações prestadas ao "Geresão", o presidente da direcção da ATACE, Daniel Rocha, deu-nos conta dos grandes objectivos da jovem associação que se focaliza no desenvolvimento turístico da aldeia, dadas as potencialidades de que ela dispõe para esse efeito. Mais pretende recuperar O seu património arquitectónico, cultural e histórico, nomeadamente os seus usos e costumes, como o "chamado do povo" e o "infarnado" do lagar do azeite. A dinamização da exploração da área florestal, da festa da padroeira, S.ta Marinha, a limpeza dos caminhos e aquedutos da aldeia no dia de Consoada fazem parte também dos projectos da ATACE para combater a desertificação e a emigração, fixando a juventude no seu torrão natal, a última povoação do concelho de Terras de Douro a fazer limites com o distrito de Vila Real e a província de Trás-os-Montes.
Animada deste espírito, a ATACE confia na boa vontade e colaboração dos seus associados, tal como dos órgãos autárquicos para que possa levar para a frente todos os seus projectos em benefício da Ermida.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-02-2011

Sem comentários: