quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês

A cabra do Gerês está em franca recuperação existindo já 450 indivíduos quando, em 2003, eram apenas 75 exemplares — revela um estudo publicado na revista National Geographic deste mês.
No terreno, a bióloga Gisela Moço descreveu, em 2003, 75 cabras na região entre Pitões das Júnias e o Gerês.
“Quatro anos mais tarde, a população já seria de 300 animais e os últimos dados obtidos no início de 2010 apontam para um total de perto de 450 indivíduos” da “Capra Pyrenaica victoriae” que esteve quase em extinção.
Em 1998, existiam apenas vinte animais em dois cercados espanhóis, muito perto da nossa fronteira, e a “fuga de três indivíduos n
um destes cercados e a libertação, entre 2000 e 2001, de mais 25 animais, terão constituído o núcleo da espécie em território português”.
O relevo do terreno e uma dieta generalista facilitaram o seu reaparecimento rápido e aumento da população — escreve o estudo da revista National Geographic que conclui: “a população está segura e o futuro parece garantido” para a cabra do Gerês no vale onde corre a ribeira dos Fornos e vai pastar ao Pitão da Carvalhosa.
O biólogo Armando Loureiro revela à revista a existência de três núcleos de cabras, um a poente com a Serra Amarela-Cabril, outro nos picos mais altos do Gerês e outro a nascente, em Pitões das Júnias.
Fonte: Correio do Minho, em 9-02-2011

Sem comentários: