segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Centro de Saúde que (não) temos!

Quando nós, terrabourenses, recorremos ao nosso Centro de Saúde da Vila de Terras de Bouro, esperamos que todos os médicos, a quem nós reverenciamos chamando-lhes doutores, sejam fundamentais e imprescindíveis no nosso atendimento, curando as nossas maleitas, sofrimentos e dores.
Contudo, de há uns meses a esta parte tal não sucede no nosso Centro de Saúde! Faltam médicos e faltam cuidados de saúde! E falta horário de atendimento que responda às reais necessidades dos terrabourenses!
Nós, resignados aceitamos que tal suceda, apaticamente, falando pelos cantos, sem levantarmos a nossa voz, de modo a fazermos valer os nossos direitos!
Quantas reclamações foram registadas no Livro Amarelo?
Quantas denúncias foram levadas ao conhecimento da Comunicação Social?
Poucas! Certamente uma! Apenas, conheço a do «Bebé de quatro meses vê recusada assistência médica em Moimenta»! É a denúncia de um cidadão terrabourense consternado! A denúncia de um pai ofendido e maltratado!
É muito silêncio à afronta e humilhação de que estão a ser vítimas muitos terrabourenses anónimos! Muitos deles indefesos, humildes e velhos!

De facto, a recusa do atendimento a uma criança terrabourense, que precisava de auxílio por o seu estado de saúde inspirar cuidados, não será a gota de água para que nos juntemos e ponhamos cobro a esta falta de profissionalismo de uns médicos que refastelados em volta de uma mesa, em reunião, não a interromperam para atender uma criança indefesa e em risco!
O que aconteceu com este bebé ilustra que o relacionamento com o pessoal da Saúde nem sempre é o melhor e, inúmeras vezes, até chega a ser desumanizante.
Não será na consideração pelos valores humanos que deve fundamentar-se toda a conduta médica? Não deverá ser assim em Terras de Bouro e em qualquer parte do Mundo? Não será de exigir-se a dedicação ao doente ou ao enfermo, ultrapassando sempre atitudes formais ou técnicas, obviamente necessárias à qualidade do médico, que devem ser, não uma excepção, mas um modelo a seguir por todos os médicos.
Parece haver falta de formação cívica e ética no seio da classe médica, principalmente aqui em Terras de Bouro. A indiferença pelo desespero deste casal terrabourense mostra que a deontologia profissional exigida pela Ordem dos Médicos a todos os seus elementos, foi desprezada e o resultado está à vista: Vila Verde… e depois Hospital de Braga!
Casos como este são uma humilhação muito grande para todos nós terrabourenses!
É indubitável que o estado em que se encontra o serviço médico prestado pelo nosso Centro de Saúde é insatisfatório! Até deplorável! Por isso, é necessário encontrar, urgentemente, medidas adequadas de modo a satisfazer um serviço de saúde que nos satisfaça e dignifique!
Mesmo sem o apoio do nosso Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Ricardo Gonçalves, para quem o Centro de Saúde já foi uma bandeira, é tempo de nos unirmos e encetarmos uma luta em prol de um serviço de Saúde digno!
Nós terrabourenses bem o merecemos!
Blogue Terras de Bouro, em 21-02-2011

1 comentário:

O Primeiro disse...

Só precisamos do apoio dos que cá estão, os outros não fazem falta, o Presidente da Assembleia não está, é porque não faz falta!

Viva Terras de Bouro! viva os terrabourenses! Viva os cuidados de saúde dignos!