terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gerês: BE quer explicações da ministra do Ambiente sobre novo Plano de Ordenamento

O Bloco de Esquerda quer explicações da ministra do Ambiente sobre o novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional Peneda Gerês, que, a seu ver, se traduz num 'conjunto de restrições e condicionantes para as populações'.
Em declarações à agência Lusa, a deputada Rita Calvário apontou a 'inadequação' do plano de ordenamento e 'a falta de respostas às necessidades da população'.
Segundo a parlamentar, o plano, que entrou em vigor a 07 de Fevereiro, “traduz-se num conjunto de restrições e condicionantes para as populações do parque'.

A deputada destacou o “vasto conjunto” de autorizações impostas para as actividades dos residentes no parque: 'além se serem muitas, são cobradas taxas para obter estas autorizações”.
Estas taxas, de acordo com Rita Calvário, “são a forma encontrada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade para se financiar”.
A deputada considerou ainda que o Plano de Ordenamento da Peneda Gerês “é reflexo da insensibilidade do Governo quanto às áreas protegidas, ao não concretizar o objectivo de salvaguardar o parque nacional, quer a nível ambiental, quer populacional”.
Para Rita Calvário, é por isso “imprescindível” chamar ao Parlamento “os responsáveis” pelo documento.
Fonte: Lusa, em 22-02-2011

Sem comentários: