terça-feira, 3 de agosto de 2010

Belarmino Paulo

Belarmino Paulo nasceu a 3 de Junho de 1925, na freguesia de Covide, concelho de Terras de Bouro. Aos cinco anos já guardava os rebanhos na Serra do Gerês. Passou a infância e a juventude a trabalhar. Com vinte anos foi para Lisboa e ingressou na indústria hoteleira, primeiro como ajudante de cozinha e mais tarde como chefe de cozinha.
O seu grande sonho era ser fadista e poeta, mas a vida nunca lhe deu grandes possibilidades. Mesmo assim, nunca desistiu e, sempre que podia, cantava o fado nas tabernas da Mouraria, em Lisboa.
Como chefe de cozinha foi trabalhar para o Algarve e mais tarde remou até Moçambique. Voltou anos depois ao Algarve, mas por pouco tempo, pois voltaria a sair do país, agora para Angola. Homem de luta e determinação, voltou ao Algarve, onde trabalhou até se aposentar.
Como bom filho de Covide, regressou ao berço onde nasceu. Aqui, cercado pelas montanhas da Serra do Gerês e da Serra Amarela, encontrou finalmente o tempo e a paz de espírito para compor os poemas que formam este livro.

Sem comentários: