terça-feira, 3 de abril de 2012

Edição de Abril do Jornal O Amarense já nas bancas

Já está nas bancas a edição de Abril do Jornal O Amarense com as últimas novidades dos concelhos de Amares e Terras de Bouro. Destaque para a vandalização do calvarinho em Rendufe durante a procissão dos passos, um acto que veio reavivar discórdias antigas na freguesia. Grande entrevista com o primeiro presidente da Câmara Municipal de Amares, Tomé Macedo, que admite a hipótese de voltar à política.
Outro dos principais destaques é o agravar das relações entre a Câmara de Amares e o comando da GNR da Póvoa de Lanhoso e de Braga, numa contenda que não parece ter fim para breve. No âmbito da cultura, o Mosteiro de Rendufe será alvo de obras de requalificação, um investimento que pretende reerguer um dos monumentos emblemáticos da região. O empreendedorismo é também nota dominante no concelho, como ficou comprovado pela vitória da stand de Amares na feira AGRO, que se realizou em Braga, arrecadando o prémio de melhor stand expositor. Ainda em Amares mas na vertente política, está neste momento em discussão o Plano Director Municipal.
O jornal vem desta feita com um suplemento sobre Bouro Santa Maria, onde pode ficar a conhecer melhor o passado, o presente e o futuro da freguesia, num trabalho que abarcou as personalidades, colectividades e estruturas emblemáticas da freguesia. Na rúbrica ‘Amarenses pelo mundo’ estivemos à conversa com Cláudia Oliveira, investigadora portuguesa a desenvolver trabalho na Holanda da área da imunologia e do cancro.
No Caderno de Terras de Bouro são abarcados temas como o trabalho desenvolvido no turismo pela Viver Gerês e a manifestação contra as taxas aplicadas aos visitantes do Parque Nacional Peneda Gerês. À medida que se aproxima o ‘dia do apagão’ televisivo, com a mudança do sinal analógico para digital, constatámos que o concelho de Terras de Bouro tem ainda pouca cobertura de Televisão Digital Terrestre. Destaque ainda para a grande entrevista realizada com Adelaide Soares, uma mulher de causas, que é a mentora de três instituições distintas.
No Desporto o realce vaia para a árdua luta que o FC Amares trava para não descer de divisão e conseguir-se manter-se nos nacionais de futebol. Por outro lado, o GD Caldelas está cada vez mais próximo de alcançar a subida para a I Divisão da AF Braga, numa altura em que o presidente João Abel foi reeleito, assumindo mais um mandato enquanto líder do clube. No Terras de Bouro o treinador Fernando Pires poderá estar de saída do clube, que vê cada vez mais longe a manutenção na divisão de Honra. Por sua vez, o GD Gerês está a um pequeno passo de garantir a manutenção e a deverá em breve estrear o novo piso sintético.
Fonte: Jornal Vilaverdense, em 3-04-2012

Sem comentários: