A ADERE Peneda-Gerês aguarda a aprovação da candidatura NaturMinho – Projeto-âncora do Produto Turismo de Natureza, candidatado ao Eixo II do Novo Norte (ON.2), Regulamento específico “Valorização Económica de Recursos Específicos - Recursos Endógenos”, no âmbito do Aviso 01-02-05-69-04 da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE- MinhoIN -PA/1/2011.
O projeto NaturMinho surge de uma parceria entre a ADERE Peneda-Gerês e as três Comunidades Intermunicipais da região minhota – CIM do Alto Minho, CIM do Cávado e CIM do Ave – abrangendo o território do Minho de baixa densidade, num total de 24 concelhos.
A visão ambicionada por este projeto é afirmar e promover o Minho como O Destino de Turismo de Natureza em Portugal, impulsionando a segmentação estratégica dos produtos de turismo de natureza (em função da diversidade e qualidade dos recursos existentes) de modo a criar uma certa especialização e distinção dos produtos oferecidos, para que se tornem competitivos face a outras ofertas similares ou alternativas e adequados às exigências da procura.
O projeto NaturMinho surge de uma parceria entre a ADERE Peneda-Gerês e as três Comunidades Intermunicipais da região minhota – CIM do Alto Minho, CIM do Cávado e CIM do Ave – abrangendo o território do Minho de baixa densidade, num total de 24 concelhos.
A visão ambicionada por este projeto é afirmar e promover o Minho como O Destino de Turismo de Natureza em Portugal, impulsionando a segmentação estratégica dos produtos de turismo de natureza (em função da diversidade e qualidade dos recursos existentes) de modo a criar uma certa especialização e distinção dos produtos oferecidos, para que se tornem competitivos face a outras ofertas similares ou alternativas e adequados às exigências da procura.
Para o efeito, definiram-se os seguintes objetivos globais:
- Que o Minho se afirme como um destino de Turismo de Natureza, no contexto nacional e gradualmente a nível internacional;
- Que o produto Turismo de Natureza no Minho ganhe uma nova dinâmica, que seja mais conhecido, atrativo e coadunado com uma oferta de qualidade, especializada e devidamente organizada.
Esta perspetiva global deve ser materializada por um conjunto de ações que respondem aos seguintes objetivos específicos:
(RE)ESTRUTURAR O PRODUTO TURISMO DE NATUREZA E ORIENTAR O SEU DESENVOLVIMENTO
(…atribuir uma dinâmica e estratégia de desenvolvimento mais orientadas para os recursos e oportunidades existentes na região Minho IN, tendo por base as necessidades e prioridades identificadas para a valorização do produto Turismo de Natureza.)
(…destacar e consolidar, como prioridade, os subprodutos do TN: montanhismo, turismo equestre, atividades náuticas e a observação da natureza.)
QUALIFICAR, ESPECIALIZAR E ORGANIZAR A OFERTA DE TURISMO DE NATUREZA
(… com ênfase na valorização dos recursos e atrações existentes, na qualificação e distinção da oferta de serviços, atividades e das empresas de TN, na criação ou requalificação de infraestruturas e equipamentos de suporte e na formação e valorização dos recursos humanos.)
(… através da criação de uma plataforma de gestão e promoção da rede “certificada” de Turismo de Natureza (esta plataforma deve potenciar a criação de uma rede de cooperação empresarial, melhorar a gestão dos recursos disponíveis, otimizar a relação cliente-fornecedor e facilitar os canais de promoção do Turismo de Natureza no Minho.)
PROMOVER A REGIÃO E O TURISMO DE NATUREZA
(…plano de comunicação e marketing para o Turismo de Natureza no Minho, direcionado ao interior da própria região (trabalhando com população local, empresários, instituições públicas) e ao exterior (turistas, clientes, operadores turísticos, investidores externos, imprensa, etc.)
O projeto, com um período de execução de 2 anos, teve início em Junho de 2010, com o desenvolvimento de um dossier técnico de orientação estratégica para o Turismo de Natureza e a aplicação de inquéritos aos agentes de animação turística, e entrará agora numa fase mais dinâmica, com a participação, através de fóruns, das empresas de turismo de natureza e instituições direta ou indiretamente ligadas ao setor do Turismo de Natureza.
Entretanto, e no âmbito do dossier técnico supra referido, a ADERE-PG encontra-se a preparar um Plano de Ação quinquenal e uma bolsa de potenciais projetos de investimento no setor do Turismo de Natureza, cuja perspetiva é a de contribuir para o desenvolvimento mais harmonioso e competitivo deste segmento turístico.
Fonte: ADERE-Peneda Gerês, em 2-04-2012
- Que o Minho se afirme como um destino de Turismo de Natureza, no contexto nacional e gradualmente a nível internacional;
- Que o produto Turismo de Natureza no Minho ganhe uma nova dinâmica, que seja mais conhecido, atrativo e coadunado com uma oferta de qualidade, especializada e devidamente organizada.
Esta perspetiva global deve ser materializada por um conjunto de ações que respondem aos seguintes objetivos específicos:
(RE)ESTRUTURAR O PRODUTO TURISMO DE NATUREZA E ORIENTAR O SEU DESENVOLVIMENTO
(…atribuir uma dinâmica e estratégia de desenvolvimento mais orientadas para os recursos e oportunidades existentes na região Minho IN, tendo por base as necessidades e prioridades identificadas para a valorização do produto Turismo de Natureza.)
(…destacar e consolidar, como prioridade, os subprodutos do TN: montanhismo, turismo equestre, atividades náuticas e a observação da natureza.)
QUALIFICAR, ESPECIALIZAR E ORGANIZAR A OFERTA DE TURISMO DE NATUREZA
(… com ênfase na valorização dos recursos e atrações existentes, na qualificação e distinção da oferta de serviços, atividades e das empresas de TN, na criação ou requalificação de infraestruturas e equipamentos de suporte e na formação e valorização dos recursos humanos.)
(… através da criação de uma plataforma de gestão e promoção da rede “certificada” de Turismo de Natureza (esta plataforma deve potenciar a criação de uma rede de cooperação empresarial, melhorar a gestão dos recursos disponíveis, otimizar a relação cliente-fornecedor e facilitar os canais de promoção do Turismo de Natureza no Minho.)
PROMOVER A REGIÃO E O TURISMO DE NATUREZA
(…plano de comunicação e marketing para o Turismo de Natureza no Minho, direcionado ao interior da própria região (trabalhando com população local, empresários, instituições públicas) e ao exterior (turistas, clientes, operadores turísticos, investidores externos, imprensa, etc.)
O projeto, com um período de execução de 2 anos, teve início em Junho de 2010, com o desenvolvimento de um dossier técnico de orientação estratégica para o Turismo de Natureza e a aplicação de inquéritos aos agentes de animação turística, e entrará agora numa fase mais dinâmica, com a participação, através de fóruns, das empresas de turismo de natureza e instituições direta ou indiretamente ligadas ao setor do Turismo de Natureza.
Entretanto, e no âmbito do dossier técnico supra referido, a ADERE-PG encontra-se a preparar um Plano de Ação quinquenal e uma bolsa de potenciais projetos de investimento no setor do Turismo de Natureza, cuja perspetiva é a de contribuir para o desenvolvimento mais harmonioso e competitivo deste segmento turístico.
Fonte: ADERE-Peneda Gerês, em 2-04-2012
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