segunda-feira, 2 de abril de 2012

ADERE-Peneda Gerês candidata-se ao Prémio Bes Biodiversidade

A ADERE-Peneda Gerês candidatou-se ao Prémio BES Biodiversidade, com o projeto “A Conservação dos Urzais e o Desenvolvimento Sustentável no Planalto da Mourela”.
Este prémio surgiu de uma parceria entre o Banco Espírito Santo (BES) e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).
O objetivo do prémio é distinguir projetos inovadores de investigação, conservação, gestão e uso sustentável da diversidade biológica em Portugal. O prémio é atribuído anualmente, de forma alternada, em duas secções:
secção I – Biodiversidade: Investigação e Conservação
Secção II – Biodiversidade e empresas
Este ano o prémio será atribuído à secção I, que pretende distinguir projetos de investigação ou conservação aplicada com importantes repercussões e aplicabilidade no conhecimento, divulgação e gestão da biodiversidade. A candidatura a este prémio decorreu até ao dia 31 de Março de 2012 e compreende um prémio monetário de 75.000 € para a prossecução do projeto e um reconhecimento nacional, com uma elevada visibilidade.
O projeto candidatado pela ADERE-PG foi um projeto financiado pelo EEA Grants e que decorreu de Fevereiro de 2009 a Abril de 2011, no Concelho de Montalegre, mais especificamente, no planalto da Mourela.
Este projeto enquadra-se perfeitamente nos objetivos definidos por este prémio uma vez que foi um projeto que pretendeu aplicar o conceito “conservação em prática”, através da estimulação da população local a desenvolver práticas de conservação, limpeza de matos e manutenção das vezeiras como forma de reduzir os riscos de incêndios, com a colocação no terreno de práticas que começaram a cair em desuso apoiadas na investigação. Além disso, este projeto tem uma vertente inovadora, ao desenvolver um Centro de Interpretação, percursos pedestres e materiais pedagógicos para dar a conhecer às pessoas de fora, turistas e população estudantil, a importância destas atividades na gestão sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais.
Resta-nos agora, aguardar pelos resultados, que devem ser divulgados dentro de 3 meses.
Fonte: ADERE-Peneda Gerês, em 2-04-2012

Sem comentários: