sexta-feira, 13 de abril de 2012

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro: a GNR foi à escola dar-se a conhecer mais de perto

As regras para sair da sala de aula em caso de incêndio na escola ou como agir se ocorrer um sismo foram ‘matérias’ que mais de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro aprenderam ontem com a GNR.
A ‘aula’ foi dada pela Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso, na Escola Básica e Secundária da vila de Terras de Bouro e na EB1/Jardim de Infância de Rio Caldo.
Além da teoria, a GNR apresentou-se com vários meios, dando a conhecer diferentes valências que tem no terreno no dia-a-dia, desde a ‘Escola segura’ ao barco da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente que tem por missão patrulhar a zona do Gerês, sem esquecer o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS).
Mas foi na hora dos cães da Equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Braga mostrarem a s suas ‘habilidades’ que as crianças deliraram.
Com estas acções, direccionadas para os alunos do 1.º ciclo, o Agrupamento de Escolas pretendeu mostrar várias valências da GNR para que as crianças conheçam e compreendam melhor esta força de segurança, explicou o adjunto do director para o 1.º ciclo, Álvaro Carneiro.
A iniciativa esteve prevista para o Dia da Protecção Civil, em Março, mas os muitos incêndios que na altura fustigaram o concelho de Terras de Bouro levaram ao seu adiamento.
A demonstração de meios insere-se no programa ‘GNR & Kids’ que a Secção de Programas Especiais do DTER da Póvoa de Lanhoso está a implementar nos concelhos da sua área de intervenção em parceria com instituições locais. Ontem, em Terras de Bouro, além das escolas, as acções contaram com a parceria da câmara municipal e há já acções planeadas no concelho de Vieira do Minho.
Fonte: Correio do Minho, em13-04-2012

Sem comentários: