domingo, 15 de abril de 2012

Ares Serranos (Parte IV)

A rivalidade entre pessoas, entre grupos, entre localidades, entre regiões, entre países, deve ser tão velha como o homem. Todavia, neste momento e na sequência do desafio que há dias, ocorreu entre a ADR Terras de Bouro e o GD do Gerês. Efectivamente, é por demais evidente que se trata do derby concelhio e desta vez, saiu vencedor o GD Gerês.
Não obstante a maior dos atletas do GD Gerês não serem naturais e ou residentes na vila, é bem verdade que na Freguesia, sempre houve tendências futebolísticas, bem como atletas de fino recorte. Lembro-me de falarem no Quim do Dias, que esteve para ingressar no Sporting de Braga, nos 50. Aliás, eu recordo-me muito bem dele das viagens que fiz na viatura de carga e mais tarde na de passageiros da Empresa Hoteleira do Gerês, conduzidas por ele, no percurso Braga – Gerês e volta. Porém, além disso, conta a história que os cidadãos da freguesia de Vilar da Veiga, mesmo em tempos muito remotos já se preocupavam com a educação física, senão vejamos uma antiga descrição dos usos e costumes da região.
“ A educação física, com que crião os seus filhos he bem capaz de os fazer robustos, brigozos, ágeis e inclinados à agricultura, e a todo o trafego. Exercitam-se em atirar à espingarda (cada casa tem o seu armazém) (1) bem como subir às árvores e fragas, descer sem resvalar, fazer montarias, etc. Seus alimentos são simples, e o vestuário grosseiro. O luxo ainda não viu este paiz, nem o das Caldas o tem enfraquecido ou effemininado. Colhem muito centeio, milho, sazonadas de fructas, bom vinho, azeite, linho, etc. Trigo não, pois affirmão ser impróprio para aquela terra. Fazem muito carvão das urzes da serra, de que tirão grandes lucros, e feitorias quando a agricultura dá descanso; pescam a tralho, e plumas, bogas, e trutas no rio das Caldas, e à rede no Cavado, salmoens, lampeias, etc. – cação no monte viados, javalis, cervi-cabras,açores, perdizes, coelhos, etc.- tem muitas colmeias nos montes, de que extrahem abundancias de mel, e tem também muitos rebanhos de ovelhas, todas prestas. Não me disseram o motivo de rejeitarem as de outra cor. (1) Talvez deposito d`armas.”
Face a estes antecedentes, era bom que as autoridades administrativas continuassem a apoiar o fomento desportivo, nomeadamente, o desporto jovem quer ele seja no futebol ou noutra actividade desportiva. Realmente é de louvar os melhoramentos nas estruturas desportivas, Campo da Pereira. Contudo, a meu ver o mais interessante era colocar a juventude local a mexer-se, a fim de cumprir não só a tradição, mas também precaver o futuro.
Bibliografia: -“Diccionario – Geografhico, Estatístico, Chorographico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico.” De Augusto Soares d´Azevedo Barbosa de Pinho Leal. Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, Largo do Camões, 5 e 6, Lisboa.
Fonte: Facebook (Luís Guimarães)

Sem comentários: