segunda-feira, 2 de abril de 2012

ADERE Peneda-Gerês integra a parceria do projecto Bio-Reserves 2.0 - Programa de Cooperação Territorial do Espaço SUDOE (INTERREG IV B)

A ADERE Peneda-Gerês integra como parceiro o projeto BIO-Reserves 2.0, uma candidatura apresentada pela Diputación de León, passado mês de Fevereiro, à 3.ª convocatória Programa de Cooperação Territorial do espaço SUDOE (INTERREG IV B), dentro da prioridade do Programa Operacional “Melhorar a sustentabilidade para a proteção e conservação do ambiente e meio natural do SUDOE” e do tema prioritário da Biodiversidade.
O projeto BIO-Reserves conta com vários parceiros do espaço SUDOE, entre espanhóis, portugueses e franceses.
O objetivo principal do projeto centra-se na criação da primeira Rede Europeia de Reservas da Biosfera Europeia (Zona SUDOE) para o estabelecimento de relações de cooperação em matéria de proteção e conservação do ambiente, promoção e desenvolvimento turístico, proteção da paisagem, ordenamento do território e conservação do património etnográfico e cultural.
Comparar os diferentes níveis de desenvolvimento das Reservas da Biosfera SUDOE com o objetivo de implementar novas estratégias de proteção e desenvolvimento mais eficazes e adaptadas às necessidades do século XXI, de acordo com a estratégia de biodiversidade da Europa 2020. Pretende-se que as Reservas da Biosfera do SUDOE superem a sua situação atual e passem a um nível de desenvolvimento superior (2.0) através da aplicação de um conjunto de instrumentos que propiciem o desenvolvimento sustentável e dinamizem socioeconomicamente os territórios em que se encontram.
Para alcançar os objetivos pretendidos, o projeto ensaiou dois grupos de tarefas principais, a saber:
Instrumentos para a conservação, proteção e valorização das Reservas da Biosfera do Sudoeste Europeu
Neste grupo de tarefas a ADERE-PG participará de uma forma ativa, em articulação com o PNPG e o PNBLSX, pretendendo levar a cabo a implementação de parte das ações propostas do Plano de Ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, concretamente no que respeita à realização de um documentário (filme) da Reserva, elaboração e edição de material divulgativo e colocação de painéis informativos nas principais entradas e pontos de concentração de visitantes da Reserva. É ainda intenção proceder à revisão/ atualização do Plano de Ação, adequando melhor a estratégia de atuação e as ações a realizar à realidade atual da Reserva da Biosfera.
Integra-se também neste grupo de tarefas o trabalho de renovação da certificação “Carta Europeia de Turismo Sustentável” para toda a região do PNPG (totalidade do território dos municípios). Prevê-se a realização dos procedimentos exigidos pelo EUROPARC: realização de fóruns de participação dos atores locais; avaliação do último Plano de Ação; renovação da estratégia de desenvolvimento e dos objetivos e elaboração de um novo Plano de Ação quinquenal).
Cooperação e intercâmbio de experiências entre as Reservas da Biosfera do Sudoeste Europeu
No âmbito dos objetivos de cooperação e troca de experiências, a ADERE-PG comprometeu-se a constituir-se como estrutura de apoio técnico aos restantes sócios do projeto para implementação da Carta Europeia de Turismo Sustentável e para elaboração do Plano de Ação das Reservas da Biosfera, uma vez que conta no seu quadro de pessoal com técnicos especializados e com experiência nas áreas.
Estão também incluídas neste grupo de tarefas a organização de umas jornadas técnicas sobre as Reservas da Biosfera, dirigidas em especial aos sócios do projeto.
Conta-se ainda a participação no Congresso Anual sobre as Reservas da Biosfera do Sudoeste Europeu, cuja organização está prevista no projeto e a cargo do chefe de fila (Diputación de León).
O montante global de investimento do projeto BIO-Reserves ronda os 1.400.000 euros, a executar num prazo de 2 anos, pelo conjunto dos parceiros. O início do projeto está programado para o próximo mês de Junho, muito embora a decisão de aprovação do projeto deva ocorrer apenas em Dezembro de 2012.
Fonte: ADERE-Peneda Gerês, em 2-04-2012

Sem comentários: