quarta-feira, 18 de abril de 2012

Plano Distrital de Combate a Incêndios apresentado no Governo Civil

Foi hoje oficialmente apresentado o Plano Operacional Distrital do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de Braga. Na sessão de apresentação, que teve lugar no salão nobre do Edifício do Governo Civil, o Comandante Operacional Distrital, Hercílio Campos, deu a conhecer os meios humanos e materiais que vão estar no terreno nas diversas fases de incêndios florestais, principalmente no período de 15 de Maio a 30 de Outubro.

Relativamente à fase mais crítica, o dispositivo contará com cerca de 441 homens, distribuídos por 88 equipas dos diversos agentes e entidades, nomeadamente Bombeiros, GNR e Sapadores Florestais da AFN, ICNB, Câmaras Municipais e AFOCELCA. Sempre que necessário, será ainda possível reforçar o dispositivo com meios das Forças Armadas, máquinas de rastos e meios de reforço nacional, bem como com equipas especializadas na análise e utilização do fogo (EGAUF). 
O distrito de Braga irá manter, em 2012, os meios aéreos ligeiros de Fafe e Braga, bem como o pesado (Kamov) em Braga, além de contar com a cobertura de outros meios aéreos localizados nos limites do distrito. 
O Parque Nacional da Peneda-Gerês voltará a contar com um plano operacional nacional específico, face aos bons resultados verificados em 2011, estando ainda prevista a instalação de um projecto-piloto de monitorização e apoio à decisão operacional, recorrendo ao uso da tecnologia de espectrometria óptica. 
O Comandante garantiu que está tudo a postos para fazer face à ‘época de incêndios’ que se aproxima e apelou à ajuda de todos os cidadãos na prevenção de incêndios, até porque ‘a floresta portuguesa sem fogos, depende de cada um de nós’. 
Fonte: Vilaverdense, em 18-04-2012

Sem comentários: