quinta-feira, 1 de março de 2012

“Todos a remar para o mesmo lado” no Gerês

A Associação ‘Gerês Viver Turismo’ quer “todos a remar para o mesmo lado” no Gerês e em Terras de Bouro, por isso organizou uma conferência que visava “juntar empresas, forças vivas e entidades públicas do concelho”, de forma a darem a conhecer os recursos que cada um possui e que pode partilhar, lançando, dessa forma, “bases de entendimento e cooperação”. Esta ação realizou-se no passado sábado, no Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, e “teve boa participação” no entender do presidente da Associação, José Carlos Pires.
No entender dos mentores desta iniciativa, “o trabalho em rede e em parceria pode potenciar novos recursos e ajudar a desenvolver o concelho” de Terras de Bouro. Dirigida a associados ligados ao setor do turismo, marcaram também presença associações e organismos concelhios, num confronto de ideias sobre os recursos à disposição de todos. “O objetivo passa por, no futuro, trabalharmos em conjunto para desenvolver o turismo do concelho. Não queremos apresentar cada oferta isoladamente, mas antes num plano integrado”, começou por apontar o responsável da ‘Gerês Viver Turismo’.
Por exemplo, em breve realizar-se-á a Maratona BTT 'Cabra do Gerês', “que procurará também difundir as ofertas de alojamento existentes no concelho”. “Entretanto, tentaremos encontrar pontos de equilíbrio para que ambas as partes acabem beneficiadas”, acrescentou.
No fundo, o objetivo passa por “colocar todos estes organismos a interagirem e a mostrarem os produtos e serviços de outras entidades e associações”.
De assinalar também a presença do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, que “tomou notas e acolheu sugestões”. “Identificámos, por exemplo, como necessário um levantamento concelhio dos recursos existentes e da calendarização de eventos municipais, numa espécie de agenda cultural. Além disso, achamos por bem começarmos a planear esses mesmos eventos com mais antecedência, contribuindo todos nós para a sua divulgação atempada”, referiu José Carlos Pires.
Numa reunião que procurou apontar soluções, tanto a agentes económicos, como aos próprios serviços municipais, foi também levantada a ideia da criação de um Gabinete de Promoção Turística, na Câmara Municipal de Terras de Bouro, que permita “um trabalho mais eficientemente articulado”.
Para que todas estas ideias sejam postas em prática, deverão acontecer “reuniões mais frequentes” e criadas “equipas de trabalho pensadas para cada evento” que se realize no concelho de Terras de Bouro.
Fonte: Terras do Homem, em 1-03-2012

Sem comentários: