domingo, 18 de março de 2012

ATAHCA realiza seminário «Pequenos frutos - uma alternativa para a região»

A ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem Cávado e Ave, conjuntamente com a Rede de Produtores de Pequenos Frutos da Região Norte vão realizar no dia 24 de Março, durante todo o dia, o 1º SEMINÁRIO subordinado ao tema PEQUENOS FRUTOS - UMA ALTERNATIVA PARA A REGIÃO, que decorrerá na sede da ATAHCA.A região tem excelentes condições para a produção de pequenos frutos, que poderão ser uma alternativa ao modo de exploração agrícola tradicional. A aposta na inovação e no empreendedorismo agrícola poderá fixar jovens, e entre estes alguns com estudos superiores, às Terras do Alto Cávado, cumprindo-se assim um dos objectivos da Estratégia Local de Desenvolvimento que está a ser implementada neste território pela ATAHCA. A actividade agrícola poderá ser complementada com outras actividades rurais, integrada no conceito geral do desenvolvimento rural integrado.
Nos pequenos frutos que a região tem potencialidades para a sua produção salientam-se os mirtilos, a framboesa, as amoras, os morangos e a groselha. Estas produção exigem o domínio de técnicas de exploração que serão mais facilmente dominadas pelos jovens, não podendo excluir-se agricultores não jovens que têm poder de inovação e adaptação, que poderão ser invejados pelos mais novos.
A região no passado foi território de inovação agrícola, referência a nível nacional, competindo aos actuais e futuros agricultores fazer jus aos poderes de iniciativa que outros outrora se orgulharam desenvolver.
A agricultura não poderá ser vista como actividade menor, deverá pelo contrário ser considerada uma actividade nobre, rentável e dignificante de quem a ela se dedica. Produzir em moldes tradicionais, está ultrapassado, tem que se apostar em novos produtos, em novas formas de produção, com técnicas de produção iguais ou superiores às adoptadas noutros territórios europeus.
Pretende-se com a realização deste Seminário que os agricultores tenham contacto com técnicos ligados à produção, à comercialização e com responsáveis pelos apoios financeiros, sejam eles através do Proder, Eixo 1, sejam através de apoios bancários, contando-se como parceiro para o fomento agrícola a Caixa Agrícola de Vila Verde e Terras de Bouro.
Pretende-se que este território possua uma área de produção de pequenos frutos, que seja referência a nível nacional, pela qualidade, pelas técnicas de produção, pela fixação de jovens ao meio rural e pela recuperação das terras abandonadas.
As inscrições para participação no Seminário poderão ser efectuadas até ao dia 21 de Março na sede da ATAHCA ou para o sítio institucional do seminário “seminario.atahca.pt”.
Fonte: Correio do Minho, em 18-03-2012

Sem comentários: