quinta-feira, 22 de março de 2012

Miguel Leituga, capitão dos juvenis do Terras de Bouro, em entrevista ao «Desportivo Vale do Homem»

“Enquanto equipa somos imbatíveis, mas separados não somos nada!”
Miguel Ângelo Paulo Leituga é o capitão da equipa dos juvenis do Terras de Bouro. Com15 anos, este jovem terrabourense tem por ídolo Ricardo Carvalho. Aluno do 10.º ano de escolaridade, na Escola Padre Martins Capela, garante que tenta concentrar-se o máximo possível nos estudos, «para tirar boas notas», mas que «nem sempre a vontade de estudar é muita». No entanto, sublinha que o futebol funciona como incentivo para os estudos.
DVH – Como carateriza o seu treinador e a sua equipa?
Miguel Leituga: O nosso mister é muito bom treinador e um grande amigo. Está sempre disponível para nos ajudar, é bem-disposto e muito brincalhão, o que ajuda ao bom ambiente no balneário. Em meio ano ensinou-nos muita coisa do futebol e isso pode ser comprovado pelas nossas exibições. Por isso, queria em nome da equipa agradecer tudo que ele tem feito por nós. Temos um grande ambiente no balneário. O nosso lema é: “Enquanto equipa somos imbatíveis, mas separados não somos nada”.
- Qual acha que deve ser o papel do capitão dentro e fora do campo?
- O capitão de equipa é o elo de ligação entre o plantel e o treinador e tem um papel fundamental para o sucesso da equipa. Dentro do campo deve ser sempre o primeiro a incentivar um colega que falhou e a aplaudir quando as coisas correm mal. Para mim, um bom capitão tem de gostar do clube e dignifica-lo sempre.
- Consegue conciliar o futebol com os estudos?
- Quando se gosta muito de fazer uma coisa, organiza-se o tempo para se fazer tudo. Às vezes, não é fácil porque estudar depois de um treino é difícil, mas não se consegue nada sem sacrifícios.
- Quais são os seus objetivos no futebol?
- Gostaria muito de jogar na equipa principal do Terras de Bouro e se possível como capitão da equipa, mas sei para isso tenho de trabalhar muito. Todos os jovens sonham chegar a profissionais de futebol e jogarem no seu clube. Eu, pessoalmente, gostava muito de representar o Futebol Clube do Porto, o meu clube de coração. É um sonho que tenho desde pequenino e sonhar todos podemos e quem sabe uma dia possa ter a sorte de agradar a algum “olheiro”.
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes), em 22-03-2012

Sem comentários: